Avatar do Utilizador
sportcv
Mensagens: 47
Registado: sexta, 12/jan/2007, 12:50

Canário devorado...

Boas,
moro num 6º andar em Lisboa numa zona residencial e completamente urbanizada, sem mato, nem jardins na redondeza. Possuo três gaiolas de 1M comprimento numa varanda, que estão montadas uma em cima da outra, todas com portas de guilhotina. Na gaiola mais alta, tinha um canário bronze vermelho macho, mas hoje quando cheguei a casa, a gaiola estava com penas, sangue, e sem canário... A gaiola não apresentava marcas de destruição e até os comedouros e bebedouros estavam no sitio... A gaiola só tem acesso pelo painel da frente, ou por cima, já que todas as outras laterais estão protegidas e sem acesso.
É impossível o acesso a gatos, uma vez que a varanda possui painéis de acrílico com mais de 1,5m de altura (faz uma espécie de muralha), e seria suicido já que para os lados, são mais de 3 ou 4m de distância e de frente a mais de 10m, estão arvores. Subir do andar de baixo, é impossível em virtude dos painéis de acrilico, e descer do andar de cima, tb é impossível porque não tem acesso. De todos os vizinhos, que eu saiba, só do andar de baixo tem efectivamente gatos, mas como disse é impossível o acesso.
As opções que coloco, ratos (mas dificilmente, por causa do acesso), cobra (numa zona residencial muito difícil), aves de rapina ou gaivotas ?
De salientar que a gaiola tinhas as portas (de guilhotina) fechadas, por isso, o que quer que tenha apanhado o canário, ou passou entre as grades (não há grades soltas ou partidas), ou abriu a porta, entrou apanhou o canario, saiu e comeu-o no cimo da gaiola. Pelas evidências, esta opção parece ser a mais credível... Mas que tipo de animal pode ter feito isto ??
Ideias ??
Na gaiola de baixo, esta um outro canario, que não sofreu (aparentemente) nenhum ataque...

Obrigado
Sportcv
Lcrespo
***
Mensagens: 133
Registado: domingo, 19/dez/2010, 19:14
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Re: Canário devorado...

Boas, Foi alguma ave de rapina ou outra ave, tive o mesmo problema mas neste caso eram pegas as patas passam bem no meio das grandes só sobra penas. A solução era por um revestimento de toda a gaiola com rede aos quadrados ou vedar tudo. Normalmente o criminoso volta ao local do crime
Cumps,
Luis
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Canário devorado...

O mais provável é mesmo ter sido uma ave de rapina. As aves de rapina apanham as aves através das grades, basta o canário se assustar e ir contra a grade que a ave de rapina agarra e puxa-o. Não tem nenhum sitio na grade com sangue/penas?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
sportcv
Mensagens: 47
Registado: sexta, 12/jan/2007, 12:50

Re: Canário devorado...

Boas,

obrigado pelos comentarios. Vão ao encontro do que eu penso que pode ter acontecido, ou seja terá sido um ataque de uma ave de rapina, agora resta identificar qual. Pensei num falcão (peregrino) mas seria a 1ª vez que veria um na zona, já as pegas que estão a proliferar, é uma ave que vejo com alguma assiduidade na Parque das Conchas, na zona do Lumiar.
Pelas "provas" que ficaram, julgo que terá sido apanhado pelo cimo da gaiola, mas a questão é como é o "desfez" só com as patas... será possível, é que para além de algumas penas e sangue, não há ossos, asas, bico, o que quer que seja do infeliz canário.

**Editado**
Estive a ver fotos de pegas, e a Pega Azul é um dos passaros que já vi a voar nas arvores que ficam em frente á varanda, na altura confundi com um Gaio. Poderá ter sido esta ave ?
**Editado**

Preventivamente, vou colocar rede por cima da gaiola, já que na lateral frontal não me parece possível que apanhem o canario aí... Existe um outro canario na gaiola de baixo que como disse, não parece ter sido atacado.

Obrigado
Avatar do Utilizador
R_JOKER
***
Mensagens: 171
Registado: sábado, 19/abr/2014, 15:12
Localização: Barcelos
Contacto: Sítio web

Re: Canário devorado...

Pegas ou gaios nao são aves de rapina..

podem ter sido milhafres, ou então os nocturnos, corujas mochos..
Cumprimentos
Rui Filipe


http://filipeexoticos.wordpress.com/
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Canário devorado...

Viva,

Quanto à pega azul, duvido que seja ela a culpada, essa alimenta-se sobretudo de sementes, insetos e bagas, podendo no máximo alimentar-se de ovos de ninhos de outras aves.. Já a sua "prima" pega rabuda era mais possível contudo também não me parece..

A minha aposta recairia numa ave de rapina, que cada vez são mais em portugal.

Já me aconteceu uma situação semelhante mas em campo aberto, primeira vez, chego à gaiola, só penas e sangue.. Pensei em gatos ou cobras, então limpei cuidadosamente toda a terra em volta da gaiola, para ver se via lá pegadas de gatos ou rastos de cobra, resultado: 2º dia, pássaro nem velo, rastos e pegadas idem aspas, até que à terceira conseguir ver "em direto" um milhafre a atacar a gaiola a uma velocidade estonteante, tão rápido que mesmo estando a 20 metros da gaiola e a tentar afugentar o milhafre, não consegui e ele já fugiu com mais um nas patas..

Fica a história :)

Voltar para “CANÁRIOS”