Marcio1991
Mensagens: 21
Registado: segunda, 18/fev/2019, 19:34

Morte das fêmeas - ovo encravado, o que fazer?

Muitas femeas estao a morrer por ovo encravado.. nao sei o que fazer
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Morte das femeas

Bom dia .Por acaso reparou ,se nas fêmeas que morreram com o suposto ovo encravado ,se o ovo estava com a casca dura , ou se estava num tipo de membrana mole. A maioria das vezes , elas morrem devido á falta de cálcio, para poder formar a casca nos ovos . Nota: Muito importante que tenham sempre á disposição fontes de cálcio , por exemplo osso de choco ,grite e há também cálcio em pó, que pode ser usado na papa ou dissolvido na água.(Eu uso o calxi-lux da versele laga mas há outras marcas). Cumprimentos.
Marcio1991
Mensagens: 21
Registado: segunda, 18/fev/2019, 19:34

Re: Morte das femeas

Tinha a casca dura.. forneço calci lux.. ja me morreram 4, ate da vontade de desistir dessas raças que crio
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Morte das femeas

Qual a dimensão das gaiolas?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Morte das femeas

Muito estranho , se tivesse morrido só uma , agora morrer várias com o mesmo problema não é normal ,independentemente da raça. Não sei o que lhe diga, nunca me aconteceu tal coisa. As que morreram, ficaram com o ovo encravado logo no primeiro ovo?
Marcio1991
Mensagens: 21
Registado: segunda, 18/fev/2019, 19:34

Re: Morte das femeas

Meterem 1/2 ovos e ao 3 morreram.. ja perei duas femeas satine e duas agata topazio.. e receio que nao fique por aí.. ja tentei tirar o proprio ovo e nao resultou porque vi que estavam a tentar e nao conseguiam, ja nem comiam
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Morte das femeas

Quando tentou tirar os ovos, eles saíram inteiros ou partiram na cloaca? Caso tenham partido é morte certa. Já agora, as canárias são novas ou já têm alguns anos?
Marcio1991
Mensagens: 21
Registado: segunda, 18/fev/2019, 19:34

Re: Morte das femeas

Sao todas novas
Marcio1991
Mensagens: 21
Registado: segunda, 18/fev/2019, 19:34

Re: Morte das femeas

É uma grande tristeza para mim ver femeas de tao boa qualidade morrerem assim
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Morte das femeas

Esqueci de mencionar, que é importante antes da postura , dar-lhes papa para elas ficarem mais fortes e adicionar um multi-vitaminico , por exemplo o Omni -Vit da versele laga ou na água ou na papa. Muitas vezes elas ficarem com os ovos encravados , deve-se a carências nutricionais e vitaminicas .
Marcio1991
Mensagens: 21
Registado: segunda, 18/fev/2019, 19:34

Re: Morte das femeas

Dou de tudo do bom e do melhor.. bom germinado, papas da pineta, calci lux e breedmax white
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Morte das femeas

Da minha parte, não sei mais o que lhe diga. Aguarde mais opiniões . Boa sorte com os restantes canários.Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Morte das femeas

Parece que ignorou a minha pergunta, mas um dos motivos de as fêmeas poderem ficar com o ovo preso é por não fazerem exercício e/ou estarem gordas. Gaiolas pequenas e alimentação muito rica em gordura é motivo para acontecer isso.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Marcio1991
Mensagens: 21
Registado: segunda, 18/fev/2019, 19:34

Re: Morte das femeas

As gaiolas sao de 50cm.. o suficiente, antes estavam em voadeiras

Voltar para “CANÁRIOS”