Reyes
Mensagens: 9
Registado: segunda, 25/mar/2019, 21:13

Casal de Canários: lutam bastante - o que posso fazer?

Boa Tarde,
Antes de mais peço desculpa se este post é repetido, mas não encontrei nada de conclusivo...
Tenho um casal de canários desde o ano passado, os mesmos foram 2 filhotes dos canários do avô da minha mulher.
Sempre estiveram os 2 juntos desde então e decidi fazer criação dos mesmos.
Neste momento já tenho 3 filhotes com cerca de 11-12 dias, aparentemente tudo normal, ela fica no ninho, dorme no ninho, alimenta-os, penso eu que na normalidade e também o macho o faz.
Problema é que desde à 2 dias para cá o casal luta muito, e muitas das vezes quando ela vai tentar alimenta-los(penso eu) o macho abre as asas e parece que a enfrenta.
O que vi em vários posts aqui, é que o macho quer acasalar novamente e chateia a fêmea, a questão e que muitas das vezes é ela a iniciar a briga.
Quando chega a casa, já ao escurecer ela está no ninho e ele no poleiro tudo normal.
Alguma coisa que posso fazer?, é normal ? :oops:

Obrigado a quem perdeu tempo a ler

João Reis
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Casal Luta bastante.

Boa tarde,se a agressividade deles continuar, e começar a interferir com a normal alimentação das crias , faça o seguinte ,separe o macho da fêmea mas de forma que ela o veja ,pois ela pode abandonar as crias. Normalmente,e quando necessário as fêmeas criam os filhotes sozinhas sem qualquer problema ,o único inconveniente é o desenvolvimento delas ser um pouco mais lento,mas é um mal menor .Visto que já têm 12 dias,já estão numa fase avançada no seu desenvolvimento . Cumprimentos.
Reyes
Mensagens: 9
Registado: segunda, 25/mar/2019, 21:13

Re: Casal Luta bastante.

Eu vejo que algumas vezes ela consegue alimentar as crias, mas não é com a mesma frequencia de antigamente.
Será que as crias tendo em conta os dias que ja tem nao necessitem tambem de alimento constante ?
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Casal Luta bastante.

Nesta fase do seu desenvolvimento , o seu apetite para comer está no máximo. Às vezes até parece impossível como têm espaço no papo ,pois nunca estão satisfeitas.Se lhe parece que a frequência com que as alimentam diminuiu , não é bom pois atrasa o seu crescimento. Vá controlando, em último caso separe o macho da fêmea. Já se nota o aparecimento das primeiras penas, na ponta das asas?
Reyes
Mensagens: 9
Registado: segunda, 25/mar/2019, 21:13

Re: Casal Luta bastante.

Sim! umas assim meio grossas até e já abrem os olhitos também
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Casal Luta bastante.

Para os dias que têm o seu desenvolvimento é o normal. Vá controlando,mais alguma dúvida e que eu saiba responder esteja á vontade. Sou criador amador de canários,entre outras espécies á vários anos .
Reyes
Mensagens: 9
Registado: segunda, 25/mar/2019, 21:13

Re: Casal Luta bastante.

Vou ficar de olho!
Qualquer coisa actualizo com novidades.
Obrigado pela resposta! Abraço :D :D :D :D
Reyes
Mensagens: 9
Registado: segunda, 25/mar/2019, 21:13

Re: Casal Luta bastante.

Boas
Apenas para actualizar que dos 3 morreu um deles penso que durante esta noite... :( :( .
No entanto, os 2 que estão aparentam estar de "saude", e as brigas penso terem terminado, pois as crias estavam a ser alimentadas e estavam os 2 no mesmo poleiro em harmonia...
Na verdade já preparei outra gaiola para separação do casal caso a briga recomece, não pretendo perder os outros 2...
Obrigado mais uma vez!


PS-Ela não permanece no ninho com a mesma frequência de antigamente, apenas de noite onde ela dorme no mesmo.
Antigamente ela passava quase o dia todo no ninho, agora nem tanto, será normal ?

EDIT :arrow: :arrow: Para não estar a criar outro post....tive mesmo de os separar pois recomeçou...
Coloquei as 2 gaiolas juntas de forma a poderem ver-se como recomendou..
Tenho receio que ela rejeite as oturas 2 crias...no caso de ela deixar de alimentar os filhotes, há forma de os alimentar manualmente com uma seringa ? se sim, como preparo e que tipo de cuidados tenho de ter no processo de alimentação ?

Obrigado
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Casal Luta bastante.

Bom dia, quanto a permanecer menos tempo no ninho é normal, conforme as crias se vão desenvolvendo ,vai diminuindo a necessidade de ela permanecer no ninho .Ter morrido uma cria é normal acontecer, provavelmente não nasceram todas ao mesmo tempo, e terá morrido a cria mais pequena. Há um método para evitar essa situação, é conforme ela vai pondo os ovos ir substituindo-os por ovos falsos. Quando ela puser o último ,coloca os restantes e retira os falsos , assim nascerão todos ao mesmo tempo. Se já faz este procedimento ignore esta recomendação. Só por curiosidade , sabe se os pais dos filhotes têm ligações de sangue entre eles? Quanto a alimenta-los com uma seringa é possível,mas eu nunca o fiz , portanto não vou dar opinião sobre aquilo que não sei. Peço desculpa pela extensão do texto ,mas não é fácil explicar em poucas palavras. Mais qualquer questão , esteja á vontade. Cumprimentos.
Reyes
Mensagens: 9
Registado: segunda, 25/mar/2019, 21:13

Re: Casal Luta bastante.

Não tem problema, o que interessa é aprender!
Sim, o casal tem ligação de sangue mas de ninhadas diferentes.
Havia uma cria mais pequena de facto, eles nasceram os 3 no mesmo dia, 2 ao mesmo tempo diferença de poucos minutos e o que morreu 1 hora depois se também não estou errado...
Sim, eu tenho ovos falsos...desta vez não fiz este processo pela razão de que o meu ninho é interior, e quando voltei a colocar os ovos verdadeiros ela não foi para o choco então pensei ter feito algo de mal, e desta vez deixei tudo naturalmente...
Tenho de ver vários vídeos para tentar perceber como poderei alimentá-los como PLANO B, morrer por morrer...vou tentar de tudo.

Obrigado novamente.
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Casal Luta bastante.

O ideal era não terem ligações de sangue,mas se não são irmãos , já não é mau de todo . Quanto ao que morreu ,ter nascido uma hora depois dos outros não é por aí ,se tivesse nascido com um dia de diferença era pior .Pode ter morrido por várias razões , problemas genéticos , alimentação insuficiente ,etc. Eu nos meus, troco sempre os ovos verdadeiros por falsos , nunca tive problemas de rejeição (Os meus ninhos também são interiores). Se os canários fossem meus,pelo sim,pelo não quando tivesse oportunidade adquiria outro casal, e cruzava com o que já tem para não haver nenhuma ligação de sangue. Animais com ligações de sangue são normalmente mais fracos e mais propensos a doenças,ou seja a morrer. Como não são meus , faça como entender , não mando na casa dos outros. Vá dando notícias, ver os pássaros morrer é uma situação que me deixa furioso .Mas o mais certo é a canária agora que separou o macho, alimenta-los em condições e vinga-los .Boa sorte com eles.
Reyes
Mensagens: 9
Registado: segunda, 25/mar/2019, 21:13

Re: Casal de Canários: lutam bastante - o que posso fazer?

Bons dias!
Pensei em passar aqui em dar um feedback.
Depois da separação está tudo na conformidade!
Hoje de manha antes de vir trabalhar fui dar uma olhada, ainda estão mais espevitados do que ontem :D .
Cada vez abrem mais os olhos e parecem-me bem de saúde, ela estava no ninho inclusivé,e presenciei o seu pequeno almoço :).
Se tudo correr bem, esperem umas fotos dos pequenotes!

Cumprimentos.

Voltar para “CANÁRIOS”