Fernandofm
***
Mensagens: 128
Registado: sexta, 18/dez/2015, 01:43

Dúvidas sobre colocação de ninho após postura branca

Boa noite
Tenho um casal de canários, que após sete dias de choco, os ovos estavam brancos ou seja, não estavam galados. A dúvida que tenho, é quanto tempo após tirar os ovos e o ninho se deve voltar a colocar de novo o ninho.
Obrigado
Fernando
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Dúvidas sobre colocação de ninho após postura branca

Viva. Eu como tenho muitos casais, nunca me dou ao trabalho de ver se estão brancos ou não.Deixo sempre a canária estar nos ovos até ao fim ,quer estejam galados ,ou brancos.A postura dos ovos, é um processo muito desgastante para as aves, quanto mais cedo tirar os ovos mais depressa ela irá pôr mais. O que muitas vezes , provoca a postura de ovos sem casca, ou até a sua morte . Eu nos meus normalmente só tiro os ovos , normalmente passados mais ou menos 18 dias após o início do choco. É uma forma, de ela recuperar para uma próxima postura. Quanto aos ninhos,eu nunca os tiro ,a única coisa que faço é destruir a construção anterior,e volto a por material de construção . Quando eles entenderem, voltam a construi-lo .Eu nos meus, é assim que faço,e não tenho tido grandes problemas .Mas cada criador tem os seus métodos.Nota : Muito importante fornecer-lhes fontes de cálcio, por exemplo osso de choco ou cálcio em pó, que é solúvel em água ou misturado na papa. Espero ter ajudado em alguma coisa. Cumprimentos.
Fernandofm
***
Mensagens: 128
Registado: sexta, 18/dez/2015, 01:43

Re: Dúvidas sobre colocação de ninho após postura branca

Boas
Obrigado pela sua resposta, mas gostava que mais alguém partilhasse como fazem. Sei que a postura desgasta as fêmeas, mas o choco também, pois elas ficam febris e se os ovos estiverem brancos, não faz sentido manter o choco por mais sete ou oito dias. Compreendo que tenha muitos casais e que não verifique se os ovos estão ou não galados. Já agora, costuma ir substituindo os ovos que elas põem, por ovos de plástico até terminarem a postura?
Cps
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Dúvidas sobre colocação de ninho após postura branca

Afirmativo , conforme vão pondo vou substituindo por ovos falsos. Depois de terminarem a postura , coloco os ovos verdadeiros. Faz muito bem em aguardar mais opiniões,eu dei a minha , outros membros do fórum darão a sua, se assim o entenderem. Cumprimentos.
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Dúvidas sobre colocação de ninho após postura branca

Boas.
Actualmente crio exóticos, e depois do ultimo ovo, passados 4\5 verifico os ovos com uma lanterna e vejo se estão galados. Por vezes nem preciso verificar, só pelo aspecto dos ovos vejo logo se estão galados ou não. Caso não estejam retiro-os e deito fora. Deixo o ninho se quiser continuar a criar, eles passados poucos dias voltam a por.

Conforme referiram em cima, a postura é bastante desgastante para as aves, mas o choco também, por isso nada custa ver se os ovos estão brancos ao fim de uns dias e caso estejam, e retira-los para a fêmea não estar a chocar em vão e a perder tempo.

Não sou contra quem tira os ovos e substitui por plástico e volta a colocar os ovos no fim da postura, mas não o faço.

Na natureza as aves conseguem que os ovos ecludam todos ao mesmo tempo na maior parte das espécies, durante o choco as fêmeas fazem a rotação dos ovos, do centro para fora e vice versa, alterando diariamente a posição dos mesmos para que os filhotes nasçam todos juntos. Claro que na gaiola isso e mais difícil, a maioria das aves que criamos já perdeu o seu instinto natural de criação à muito. No entanto ainda tenho sempre tive algumas fêmeas que faziam isso, não muitas mas algumas.

Espero ter ajudado
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com

Voltar para “CANÁRIOS”