josé paiva
Mensagens: 32
Registado: domingo, 11/ago/2013, 18:40

Vinagre de Sidra - que quantidade colocar na água?

Boas, tenho lido por aqui que para um litro de água deitar uma colher de sopa de vinagre de sidra mas tenho uma duvida é que a minha água da rede é acida assim que quantidade posso dar?
Mika
****
Mensagens: 364
Registado: domingo, 24/mai/2015, 21:40
Localização: Amarante

Re: vinagre de sidra

Boa tarde. Para um litro de água é cerca de uma colher de sopa de vinagre de cidra sim, mais coisa menos coisa.
Quando diz que a água é ácida, sabe indicar o valor do pH?
A meu ver não influencia em nada, pois com toda a certeza o pH do vinagre sera mais baixo, mais ácido, portanto não interfere a água ser um pouco ácida.
Mas dê e veja se nota alguma diferença nas aves, na cor das fezes, etc. Caso note, não utilize mais com essa água.
Espero ter ajudado. Cumprimentos
Avatar do Utilizador
Romaalmeida
***
Mensagens: 199
Registado: segunda, 13/jun/2016, 11:02

Re: vinagre de sidra

Boa tarde
Este tópico despertou a minha curiosidade.
Para que serve esta agua com uma colher de vinagre de cidra?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
josé paiva
Mensagens: 32
Registado: domingo, 11/ago/2013, 18:40

Re: Vinagre de Sidra - que quantidade colocar na água?

Boa tarde.O ph da minha água da rede é de 8,5
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Re: Vinagre de Sidra - que quantidade colocar na água?

Se o Ph é 8.5 a Água é muito Alcalina e não ácida ;)
Cumprimentos
Jaime Simões
Mika
****
Mensagens: 364
Registado: domingo, 24/mai/2015, 21:40
Localização: Amarante

Re: Vinagre de Sidra - que quantidade colocar na água?

pintas1977 Escreveu:Se o Ph é 8.5 a Água é muito Alcalina e não ácida ;)
Exactamente como o sr. Jaime disse. 8.5 é considerado uma base e não acido. Acido é quando é inferior a 7.
Portanto, pode usar à vomtadel
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Vinagre de Sidra - que quantidade colocar na água?

Segundo deduzo do que tenho lido, uma água ácida inibe certas doenças nas aves, daí se procurar acidificar a água adicionando vinagre (dizem que de cidra, mas porque não de vinho ou outro qualquer?); bem, o ph da agua que temos à nossa disposição varia, às vezes muito) de zona para zona. Por exemplo a agua da "cova" da serra de Mira D´Aire é calcaria, chega aos 38 ppm. Os municípios abastecidos pela albufeira do Castelo de Bode, têm água mais acida que os municípios que fazem a captação de agua local (solos calcários, da serra D´Aire). Por exemplo a agua da Cova da Beira, com solos graniticos e de xisto, terá será mais ácida, etc, etc.
Bem, a questão que coloco é esta....qual o ph ideal para as nossas aves? Ph ligeiramente acida (quanto?), água com ph neutro (7,8?). Gostaria de saber qual o ph ideal. Afinal ha medidores do PH que nem são caros e medindo uma vez, podemos fazer a correção facilmente.
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: Vinagre de Sidra - que quantidade colocar na água?

Existem estudos para galinhas, que, se nao me falha a memoria, colocam o pH optimo para frangos de engorda nos 5.8.
No entanto galinhas nao sao psitacideos e creio terem o sistema digestivo bastante diferente.

O vinagre de cidra inteiro tem a ver com as bacterias que produzem o vinagre, a chamada mae do vinagre.
Utilizar vinagre de cidra com sulfitos é de facto o mesmo que utilizar vinagre de vinho.
No entanto o vinagre de cidra recomendado é o vinagre inteiro, com a tal maae do vinagre.
A Paladim lançou ha pouco, ou pelo menos so ha pouco eu vi disponivel, um vinagre de cidra com mae incluido, sem sulfitos. Custa a volta do 1.5 euro por meio litro.
Distingue-se dos outros por ter deposito no fundo e se agitado fica completamente turvo. Ao contrario do vinagre tratado que é perfeitamente transparente, amarelado mas transparente.

Posto isto, as minhas aves TODAS bebem 25ml de vinagre por cada 5 litros de agua. Misturo um copo medidor em cada garrafao de agua. Como tenho so 1 deposito para todas as aves, todas bebem a mesma mistura.
O pH da agua da rede na parte de Tomar onde vivo anda a roda dos 8, por isso é uma boa ajuda o vinagre.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Vinagre de Sidra - que quantidade colocar na água?

Comprei através da internet um medidor de PH, que nem foi muito caro. A agua aqui da nossa rede pública, fornecida pela conduta que abastece Lisboa, a partir do Castelo de Bode, tem um ph de 6,7.......portanto, ligeiramente acida. Fui adicionando vinagre, até obter um PH de 5,8, que segundo li em vários locais na internet, será a acidez recomendada para aves, e dou-lhe esta agua uma vez por mês.
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: Vinagre de Sidra - que quantidade colocar na água?

porque uma vez por mes?
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Vinagre de Sidra - que quantidade colocar na água?

Porque se trata de uma ação preventiva e parece-me que mais que isso poderá não ser muito saudável, nem recomendado. Uma agua demasiado acida, no dia a dia, não é exatamente uma agua muito saudável para qualquer animal, incluindo nos, seres humanos.
Não é por acaso que a água das redes publicas é em geral próxima de um PH 7, ligeiramente acida.
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: Vinagre de Sidra - que quantidade colocar na água?

Duas situaçoes dfiferentes.

O pH das redes publicas depende da captaçao da agua.
Por exemplo em Tomar temos aguas de duas fontes diferentes, uma tem pH a roda dos 8, a outra tem pH a roda dos 6.5.
Tambem ha municipios onde o pH é artificialmente mantido num valor elevado por causa de preservar as canalizaçoes mais antigas.

Em relaçao as aves, e falo so das galinhas, o pH ideal para ajudar na digestao do alimento (para terem o maximo aproveitamento do alimento consumido) é o que referi anteriormente 5.8.
Isto implica que TODA a agua fornecida as aves tem este pH, nao é so em dias esporadicos, porque todos os dias as aves comem e todos os dias digerem a comida consumida.

Existe um pH ideal para todas as aves.
Pode ou nao compensar (em termos economicos e em termos de saude da ave) manter esse pH porque podem ter uma tolerancia muito grande a varios nives de pH da agua consumida.
Agora, sendo esse pH conhecido deve ser mantido sempre e nao esporadicamente.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Vinagre de Sidra - que quantidade colocar na água?

Boas,

A constante de ionização do vinagre é bastante baixa portanto fazer estas contas assim não faz grande sentido. Basta a água ter maior ou menos concentração de sais para poder neutralizar ou não o efeito de "acidez" do vinagre.
A ionização do vinagre numa água de pH 8 ou de pH6 também não é, forçosamente, a mesma.
Penso que há tempos (anos) coloquei por qualquer coisa sobre isso.

Tal como o efeito é relativo, a dosagem é (também) bastante relativa.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Voltar para “PSITACÍDEOS”