imlovinit
***
Mensagens: 120
Registado: domingo, 21/set/2014, 23:04

Ajuda na identificação do sexo de caturras

Boa noite,

Sou novato nisto, mas já me andei a informar das mutações de caturras para começar a fazer uma coisa com pés e cabeça.
O meu pai tem 2 caturras silvestres antigas. Metem ovos, mas nunca sai nada. Isto acontece aos anos. Não consigo perceber se é o macho que não gala, ou se é a fêmea que não deixa galar.

Então, decidi comprar duas caturras para começar a fazer criação e tirar algumas mutações.
O problema é que quando comprei as caturras, era um zero à esquerda. Confiei nos vendedores, que até foram muito simpáticos comigo.

É o seguinte: primeiro, comprei um macho. Pérola canela. Cujo pai é pérola e a mãe canela. Ora, agora que interiorizei mais isto das mutações, parece-me que é impossível que seja realmente um macho. Corrijam-me se estiver enganado: tanto o pérola como o canela são mutações ligadas ao sexo, logo, deste casal, todas as caturras pérolas sairiam fêmeas, certo?

Depois desta caturra, comprei uma fêmea albina. Cujo pai é um lutino portador de face branca, e a mãe albina. O vendedor disse que era autosexada. Mas pensando melhor, visto que tanto o pai como a mãe da cria portam lutino, as crias podem ser fêmeas e machos...

Ora, sei que sou novato, mas qualquer ajuda seria boa para me ajudar a identidicar o sexo das caturras. A pérola, já a tenho à mais tempo, reage como um macho. Tem bochechas muito avermelhadas e pia bastante. Mas sei que isso não quer dizer nada.

Quanto às caturras silvestres, comprei à cerca de 2 meses vitamina E para meter na água, tenho esperança que ainda tirem uma cria, o que me deixava contente.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Ajuda identificação do sexo de caturras

Se puder coloque fotos, tb ajuda.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
imlovinit
***
Mensagens: 120
Registado: domingo, 21/set/2014, 23:04

Re: Ajuda identificação do sexo de caturras

Boas, assim que chegar a casa, pelo almoço, vou ver se tiro umas fotos!
imlovinit
***
Mensagens: 120
Registado: domingo, 21/set/2014, 23:04

Re: Ajuda identificação do sexo de caturras

Ora aqui estão elas!
Será possível que a Pérola seja macho e a Albina fêmea?

Pérola canela:
IMG_20140923_130641.jpg
Albina:
IMG_20140923_131219.jpg
Pérola Canela + Casal de Silvestres
IMG_20140923_131201.jpg
Pérola Canela + Albina
IMG_20140923_131247.jpg
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Ajuda identificação do sexo de caturras

As cinzas são mesmo um casal.
A pérola se tiver mais de 1 ano é fêmea, os machos pérola perdem as pérolas quase todas.
A branca penso que não seja auto-sexada, eu acho que se a mãe é branca e o pai é lutino e nasce uma branca é porque o pai porta branco e sendo assim nascem brancas que podem ser machos ou fêmeas. Mas não tenho a certeza se é assim que funciona o albino nas caturras.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
imlovinit
***
Mensagens: 120
Registado: domingo, 21/set/2014, 23:04

Re: Ajuda identificação do sexo de caturras

O pérola é de 2014, o vendedor não soube dizer ao certo quanto tempo tinha, mas disse que devia de ter nascido prai em Março, a albina deve de ter quase a mesma idade, porque o vendedor disse que ela estava pronta a criar daqui a 4 meses... Acho que vou esperar mais um tempo, o pérola realmente parece que está a perder as pérolas e a ficar mais canela, mas agora a albina vai ser mais complicado.

Caso não consiga, vou mandar sexar. Estive a ver na net e só achei o Stab-Vida, mas os procedimentos pareceram-me fáceis de fazer.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Ajuda identificação do sexo de caturras

Os machos são muito fáceis de identificar se os observarmos atentamente durante um tempo, os machos têm um cantar/assobiar diferente das fêmeas, por isso quando andam com o cio andam sempre a cantarolar.
Mas claro que se sexar sabe de imediato o que são.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
imlovinit
***
Mensagens: 120
Registado: domingo, 21/set/2014, 23:04

Re: Ajuda identificação do sexo de caturras

Agora com o tempo, e com muita observação, vou ver se descubro qual é que é o sexo de cada uma... obrigado! ;)
pedro376h
*****
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

Re: Ajuda na identificação do sexo de caturras

boas,
imlovinit Escreveu:
É o seguinte: primeiro, comprei um macho. Pérola canela. Cujo pai é pérola e a mãe canela. Ora, agora que interiorizei mais isto das mutações, parece-me que é impossível que seja realmente um macho. Corrijam-me se estiver enganado: tanto o pérola como o canela são mutações ligadas ao sexo, logo, deste casal, todas as caturras pérolas sairiam fêmeas, certo?
certíssimo!!
só há aí uma coisa estranha.... as caturras machos pérola ( = opalino) perdem quase todas as marcas quando são adultas, e ficam com um aspecto quase ancestral. não estará a fazer confusão em relação ao sexo dos pais?
imlovinit Escreveu: Depois desta caturra, comprei uma fêmea albina. Cujo pai é um lutino portador de face branca, e a mãe albina. O vendedor disse que era autosexada. Mas pensando melhor, visto que tanto o pai como a mãe da cria portam lutino, as crias podem ser fêmeas e machos...
outra vez certo o raciocinio (excepto a parte do ..."portam lutino" no sentido em que as aves já o são.... e além disso o lutino e o albino são fenótipos. o correcto, seria dizer portam ino.)
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
imlovinit
***
Mensagens: 120
Registado: domingo, 21/set/2014, 23:04

Re: Ajuda na identificação do sexo de caturras

Quanto ao Pérola, não tenho 100% a certeza porque foi o que o vendedor me disse, mas se calhar ele tá enganado e às tantas a fêmea é que é Pérola e não o macho...

Mais uma coisa, o cinzento desta caturra pérola parece mesmo que é mais o tom do canela. Mas nas caturras pérola é possível se manifestar tanto o pérola como o canela, sendo as duas mutações sexo-ligadas?
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Ajuda na identificação do sexo de caturras

Sim, são ambas mutações ligadas ao sexo.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

Voltar para “Psitacídeos Australianos e Oceânicos”