Hvieira
***
Mensagens: 151
Registado: terça, 10/fev/2015, 13:22

Acasalamento entre irmãos

Boas pessoal! ,
Preciso que me esclarecessem sobre uma duvida , tenho dois casais de caturras e um fez criação e as crias já têm 1,5 meses , será possivel os irmãos fazer criação?
Abraço
Henrique

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk
mandarins.fp
Mensagens: 39
Registado: terça, 02/mai/2017, 18:01

Re: Acasalamento entre irmãos

Possível é. Também é possível você casar-se com a sua irmã. Agora, as crias têm muito mais possibilidades de terem deficiências. Não percebo qual o interesse de juntar irmãos.

Enviado do meu SM-G360F através de Tapatalk
Hvieira
***
Mensagens: 151
Registado: terça, 10/fev/2015, 13:22

Re: Acasalamento entre irmãos

Obrigado pela resposta, é claro k não quero filhotes deficientes , pensava que com os pássaros fosse diferente já que com as ovelhas , cães, gatos , etc é possível, sobre acasalar com a minha irmã peço desculpa mas não tenho os mesmos gostos que o amigo .
Abraço

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk
imlovinit
***
Mensagens: 120
Registado: domingo, 21/set/2014, 23:04

Re: Acasalamento entre irmãos

Olá, segundo Giorgio de Baseggio, o interesse em juntar irmãos ou outro tipo de consanguinidade, não tem somente o lado negativo, pois também amplifica os aspectos positivos que os criadores querem melhorar nas suas linhagens.

Se um criador quer manter uma linhagem pura, tem sempre de fazer cruzamentos seleccionados das suas crias e nunca ou quase nunca usar o exocruzamento, pois vai juntar genes que desconhece à sua linhagem, o que, numa linhagem de crias com genes que as fazem ser robustas, bonitas, com bicos e patas perfeitas, vai adicionar genes de crias fracas, com bicos ou patas mais feios, etc. e esses genes podem vir ocultos.

Muitos criadores experientes evitam o exocruzamento, pois vão estragar a sua linhagem que foi seleccionada de forma a ser aperfeiçoada ao longo de muitos anos, evitando assim os genes prejudiciais às próximas crias.
Hvieira
***
Mensagens: 151
Registado: terça, 10/fev/2015, 13:22

Re: Acasalamento entre irmãos

Olá caro amigo,
Obrigado pela dica elucidativa ,
Abraço
Henrique

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk
Hvieira
***
Mensagens: 151
Registado: terça, 10/fev/2015, 13:22

Re: Acasalamento entre irmãos

Outra coisa no caso de viveiros grandes como se controla os irmãos? Colocando anilhas ou controlando postura?

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk
mandarins.fp
Mensagens: 39
Registado: terça, 02/mai/2017, 18:01

Re: Acasalamento entre irmãos

Boas,
Ou põem anilhas, o que é uma boa opção. Ou decora quem é quem e quem é filho de quem. Mas num viveiro grande são os pássaros que escolhem o seu parceiro e não você.
Cumprs

Enviado do meu SM-G360F através de Tapatalk
Hvieira
***
Mensagens: 151
Registado: terça, 10/fev/2015, 13:22

Re: Acasalamento entre irmãos

mandarins.fp Escreveu:Boas,
Ou põem anilhas, o que é uma boa opção. Ou decora quem é quem e quem é filho de quem. Mas num viveiro grande são os pássaros que escolhem o seu parceiro e não você.
Cumprs

Enviado do meu SM-G360F através de Tapatalk
Ok obrigado pela dica

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Acasalamento entre irmãos

Só uma pequena nota, nos cães, gatos, ovelhas, etc, também não se deve cruzar animais que sejam da mesma família, a não ser, como já disseram atrás exista uma razão muito forte, como selecionar determinadas características que consideramos importantes. Cruzar animais da mesma família origina sempre animais com uma diversidade genética menor o que pode levar a animais mais débeis, mesmo que visualmente não o consigamos visualizar.
Exemplo: nos cães há algumas raças que têm problemas de saúde devido à consanguinidade que os seus antepassados tiveram para chegar àquelas características, daí que, por norma, um rafeiro costuma ter mais saúde do que um cão de raça.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Hvieira
***
Mensagens: 151
Registado: terça, 10/fev/2015, 13:22

Re: Acasalamento entre irmãos

borllock Escreveu:Só uma pequena nota, nos cães, gatos, ovelhas, etc, também não se deve cruzar animais que sejam da mesma família, a não ser, como já disseram atrás exista uma razão muito forte, como selecionar determinadas características que consideramos importantes. Cruzar animais da mesma família origina sempre animais com uma diversidade genética menor o que pode levar a animais mais débeis, mesmo que visualmente não o consigamos visualizar.
Exemplo: nos cães há algumas raças que têm problemas de saúde devido à consanguinidade que os seus antepassados tiveram para chegar àquelas características, daí que, por norma, um rafeiro costuma ter mais saúde do que um cão de raça.
Boas amigo,
Obrigado estava à espera da tua resposta, vou seguir a tua dica e não deixar os irmãos acasalar, talvez colocando anilhas? Não sei se é possível, estou a pensar fazer um viveiro de 4mx4mx2,2m no quintal, terei de fazer divisórias? .
Grande abraço
Henrique

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk
mandarins.fp
Mensagens: 39
Registado: terça, 02/mai/2017, 18:01

Re: Acasalamento entre irmãos

Boas.
Acho que não é preciso fazer divisórias se houver mais parceiros, normalmente eles não escolhem os irmaos. Acho que apenas é preciso um parceiro com quem possam acasalar.
Cumprs.

Enviado do meu SM-G360F através de Tapatalk
Hvieira
***
Mensagens: 151
Registado: terça, 10/fev/2015, 13:22

Re: Acasalamento entre irmãos

mandarins.fp Escreveu:Boas.
Acho que não é preciso fazer divisórias se houver mais parceiros, normalmente eles não escolhem os irmaos. Acho que apenas é preciso um parceiro com quem possam acasalar.
Cumprs.

Enviado do meu SM-G360F através de Tapatalk
Boas ,
Ok assim fico mais descansado obrigado pela ajuda.
Abraço
Henrique

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk
Hvieira
***
Mensagens: 151
Registado: terça, 10/fev/2015, 13:22

Re: Acasalamento entre irmãos

Boas,
Alguém conhece criadores no Algarve?

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Acasalamento entre irmãos

mandarins.fp Escreveu:Boas.
Acho que não é preciso fazer divisórias se houver mais parceiros, normalmente eles não escolhem os irmaos. Acho que apenas é preciso um parceiro com quem possam acasalar.
Cumprs.

Enviado do meu SM-G360F através de Tapatalk
De onde retirou essa informação?
Pela minha experiência isso não é verdade.
O que pode fazer é anilhar as aves e colocar numa gaiola à parte até formarem casal e depois soltar no viveiro quando o casal estiver "feito". Eu crio caturras em viveiro e é assim que faço, tem resultado.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Hvieira
***
Mensagens: 151
Registado: terça, 10/fev/2015, 13:22

Re: Acasalamento entre irmãos

Boas amigo borllock,

Pois eu não tenho experiência e vou aceitando ajudas , essa informação foi do mandarins.fp .

Obrigado amigo vou fazer como disseste!
Grande abraço
Henrique

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Voltar para “Psitacídeos Australianos e Oceânicos”