Jessica Rebelo
Mensagens: 38
Registado: domingo, 18/jan/2015, 18:11

Caturra com 54 dias ainda não come sozinha [ajuda]

Boas,

A minha caturra está agora com mais ou menos 54 dias e ainda não come sozinha ! Fui com ela á vet e ela disse-me para lhe dar aquela ração para caturras e dar 3x ao dia papa, que ela estava bem de saúde... Não sei o que fazer mais, já meti ração, já meti sementes, já reduzi a dose de papa para apenas 2 vezes por dia 10 ml cada vez e ela não pega em nada, ela so espalha as sementes pelo fundo da gaiola ! Alguem tem alguma dica ?
Ela ultimamente anda mais arisca pq desde pequenina que a habituei a andar sola, quando era bebe tinha-a numa caixinha e agora quando vai dormir ou quando não estou em casa meto-a na gaiola... e cada vez que a tiro ela começa a cantar de uma maneira estranha, como se estivesse a refilar com algo ! É normal ela piar dessa maneira estranha ? É que ela só o faz quando está na gaiola e me vê ou quando a tiro na gaiola, não sei se é por pensar que a vou meter lá outra vez...

Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Caturra com 54 dias ainda não come sozinha [ajuda]

Boas
A única solução é mesmo reduzir a papa, a fome apertando ela tem de comer. Experimente dar as sementes na mão, espalhe as sementes pela gaiola, ás vezes os comedouros não são de fácil acesso e as crias não vão lá comer. Pode também experimentar dar fruta... Se tiver outra caturra encoste as 2 gaiolas que assim ela aprende com a outra.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Jessica Rebelo
Mensagens: 38
Registado: domingo, 18/jan/2015, 18:11

Re: Caturra com 54 dias ainda não come sozinha [ajuda]

bom dia,

Eu acho que irei passar a papa apenas para a noite ! o comedouro é de facil acesso, está no fundo da gaiola e ela vai lá buscaras sementes mas não as come ! Já pensei em comprar-lhe uma companhia para que ele não fique tão stressado quando não estou em casa, mas tenho receio que não reaja bem a outra caturra no seu espaço... vou só dar-lhe papa 1x por dia e ver se ele começa a comer...
Avatar do Utilizador
mafa_loureiro
***
Mensagens: 218
Registado: quinta, 25/out/2007, 23:18
Localização: Lisboa

Re: Caturra com 54 dias ainda não come sozinha [ajuda]

Boa tarde,

No seu caso, não faria isso de todo. Cada ave é um caso e quando criadas à mão umas tornam-se independentes mais tarde e outras mais cedo. O retirar da papa é e deve ser gradual, as 3 tomas por dia, sim, claro. Dar uma toma apenas,na minha modesta opinião, não, e pode efectivamente trazer-lhe dissabores. Já criei caturras à mão e verifiquei que podem ser aves bem teimosas relativamente à alimentação. Acho que todos os psitacídeos, mais ou menos consoante a espécie, são teimosos relativamente a mudanças ou novos alimentos(sementes para granulado, por exemplo). Mas é perfeitamente normal que uma ave criada à mão com 54 dias ainda não esteja independente e que ainda fique a papa mais uns tempos. Que me recorde, nenhuma das espécies que criei à mão o estava nessa idade. Eu retiraria as sementes e começaria com painço (espigas) e bolacha maria, quando verificar que ela pega no painço e/ou na bolacha, e quase que apostava que o painço vai fazer sucesso, começa a diminuir a quantidade de papa em cada toma e gradualmente vai fazendo o "desmame". Criar à mão não é fácil e, sobretudo, não é linear.

Mas esta é a minha opinião e a forma como eu o faço....
Cumprimentos
Mafalda
Imagem
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Caturra com 54 dias ainda não come sozinha [ajuda]

Boas,

Na minha opinião a melhor coisa para fazer o desmame a psitacideos de pequeno porte é alpista simples.

Eu não daria bolacha maria, é em 80% composta por gorduras processadas e açucares, e não faz, na minha opinião, bem absolutamente nenhum às aves, pelo contrário. Aliás segundo vários estudos, nem os humanos deviam comer bolachas maria. :wink:

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
mafa_loureiro
***
Mensagens: 218
Registado: quinta, 25/out/2007, 23:18
Localização: Lisboa

Re: Caturra com 54 dias ainda não come sozinha [ajuda]

Bem, baseei-me na minha experiência e na dos criadores que conheço e a bolacha é utilizada apenas como transição e até mais como brinquedo e treino do bico porque esfarelam muito mais do que comem. Os cá de casa, neste momento nem sequer provam sementes até se habituarem ao granulado, a não ser o painço no caso dos pequenotes que, sempre li, ser o mais indicado para qualquer ave de pequeno porte e mais fácil de comer quando numa transição de uma ave criada à mão. Mas, se conselhos fossem bons vendiam-se :). Boa sorte e que tudo corra bem...
Cumprimentos
Mafalda
Imagem
Jessica Rebelo
Mensagens: 38
Registado: domingo, 18/jan/2015, 18:11

Re: Caturra com 54 dias ainda não come sozinha [ajuda]

Boas,

Entao o melhor é ao reduzir a dose ? A dona da loja dos animais perto de minha casa disse-me para misturar sementes de aveia descascada na alpista, assim o fiz e ela essas sementes desfase-as todas ! So nao toca no resto ! Se bem que ontem fui ver o fundo da gaiola e vi umas 2 ou 3 cascas de sementes... A partir de quando e que posso começar a dar-lhe frutas e legumes ?
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Caturra com 54 dias ainda não come sozinha [ajuda]

Já lhe podes dar frutas e legumes, duvido que pegue, mas não custa tentar.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Jessica Rebelo
Mensagens: 38
Registado: domingo, 18/jan/2015, 18:11

Re: Caturra com 54 dias ainda não come sozinha [ajuda]

Ela finalmente começou a pegar nas sementes...
Tentei dar-lhe cenoura, espinafres e maçã e ela nao pega em nada ! Ela abana a cabeça e manda fora :roll:
Jessica Rebelo
Mensagens: 38
Registado: domingo, 18/jan/2015, 18:11

Re: Caturra com 54 dias ainda não come sozinha [ajuda]

Mais uma duvida, quando lhe fui dar a papa agora á noite reparei que ela tinha algo no papo, mas que estava mais duro que o normal... Ela esteve a depenicar as sementes, entao quer dizer que as está a comer, é normal ficar mais duro (nao rijo) do que quando se dá papa certo ? Só para ficar descansada...
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Caturra com 54 dias ainda não come sozinha [ajuda]

Sim, as sementes no papo ficam com uma consistência mais dura que a papa. Não te preocupes e não insistas muito a dar a papa, se já come sementes podes diminuir bastante a quantidade de papa por dia.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Jessica Rebelo
Mensagens: 38
Registado: domingo, 18/jan/2015, 18:11

Re: Caturra com 54 dias ainda não come sozinha [ajuda]

Ela está quase sempre com o papo cheio de sementes, hoje cheguei para lhe dar a papa e nem dei pq ela tinha estado a comer sementes e tinha o papo cheio... tambem ja aprendeu a beber agua e a ir ao bebedouro !
Uma duvida, eu devia de começar a pôr na gaiola grit certo ?
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Caturra com 54 dias ainda não come sozinha [ajuda]

Sim, GRIT, osso de choco/bloco de cálcio, verduras e fruta.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Jessica Rebelo
Mensagens: 38
Registado: domingo, 18/jan/2015, 18:11

Re: Caturra com 54 dias ainda não come sozinha [ajuda]

Já fui comprar o GRIT, tem osso de choco e hoje começou a pegar tambem nas verduras :D :D
Comeu broculos e espinafres !
Hoje estava a lavar o comedouro dela, ela veio a voar para a minha mão e pôs a cabeça debaixo da torneira ! Pelos vistos gosta de água ! Vai ao bebedouro e começa a tentar mandar água para a cabeça com o bico ! Nestes ultimos dia a evoluçao dela tem-me surpreendido bastante ! Estava a começar a ficar preocupada ! Obrigada pelas dicas ! :wink:

Voltar para “Psitacídeos Australianos e Oceânicos”