lfcosta
***
Mensagens: 102
Registado: sábado, 30/abr/2011, 14:29

Ajuda - Acasalamento periquitos com poupa

viva ...pretendia que alguém me esclarecesse em relação á forma de como deve ser feito o acasalamento de periquitos com poupa...por exemplo deve se formar um casal onde tanto macho como fêmea tenham poupa? ou o indicado será por exemplo macho com poupa e fêmea normal ou vice versa?ou por exemplo macho com poupa e fêmea portadora de poupa ( se possível) e o que originaria uma ave portadora de poupa e uma normal?
" funciona" como nos canários :
ave com poupa x ave sem poupa: 50% com poupa
50% sem poupa


ave com poupa x ave com poupa : 50 % com poupa
(nao estou certo deste) 25% sem poupa
25% embriões mortos
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Ajuda - Acasalamento periquitos com poupa

Boa tarde , segundo estudos genéticos a espécie cristada está associada a um factor letal , por isso nunca se deve acasalar piriquitos de crista uns com os outros e , em vez disso , acasale - os com pássaros normais sem crista. É como nos canários , a situação é a mesma . Quanto á percentagem , de nascerem com e sem poupa é incerto . Cumprimentos.
lfcosta
***
Mensagens: 102
Registado: sábado, 30/abr/2011, 14:29

Re: Ajuda - Acasalamento periquitos com poupa

Ok confirme só uma coisa nos periquitos ao invés dos canarios há a possoblidade de serem portadores de poupa?
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Ajuda - Acasalamento periquitos com poupa

Peço desculpa, mas isso já é um assunto , ao qual não lhe sei responder. Aguarde respostas , de alguém com mais conhecimentos que eu. Cumprimentos.
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Ajuda - Acasalamento periquitos com poupa

A partida será como em todas as espécies, deverás acasalar poupa x normal, sendo que o numero de crias com e sem poupas será aleatório.
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com

Voltar para “Psitacídeos Australianos e Oceânicos”