Benji
Mensagens: 4
Registado: sexta, 03/abr/2020, 15:43

Encontrei um periquito australiano - cuidados e dúvidas

Boa noite,
Há uma semana atrás entrou um periquito pela minha janela e eu tenho estado a cuidar dele, batizei-o de Benji. Nos primeiros dias não comia, agora já come bem e até à minha frente, dorme à minha frente também, parece ter ganho confiança rápido.
Não parece ser criado à mão, não voa quando meto a mão na gaiola, mas olha para o lado ou afasta-se devagar, não parece ter interesse.
Hoje reparei que a cauda dele está a abanar um pouco para cima e para baixo, li que isso poderia ser sintoma de algum problema. Geralmente está alegre e passa muito tempo perto do espelho a bicar, e fala muito, sozinho ou comigo (tenho passado um bom tempo todos os dias a falar com ele).
Pelo que vi online, parece ser um macho adulto, certo? Não tem anilha, não sei a idade nem nada sobre ele.
Apesar de gostar de periquitos, não gosto de o ver sempre na gaiola, mas não sei se ainda o consigo treinar para sair. Tecnicamente é possível mesmo sendo adulto, certo?

Tenho pensado nas minhas hipóteses se continuar sem encontrar o antigo dono. Se ele ficar comigo, e acho que vai, vou comprar-lhe uma gaiola maior (C 76 x L 45,5 x A 46 cm). Pensei também que seria boa ideia arranjar-lhe um companheiro, e tive dúvidas sobre isso.
Será que se lhe arranjar outro periquito que seja criado à mão vai ajudar este a ganhar confiança ou vão os dois dar atenção apenas um ao outro?
Será que deveria comprar um novo, ou um mais adulto?
E quanto posso esperar gastar em visitas ao veterinário? Tenho pensado em levá-lo para ver se realmente está tudo bem com ele.

Ando meio perdido a ver o que é melhor para o bichano e como o conseguiria encaixar cá em casa de forma a ser feliz, obrigado desde já a quem puder ajudar!

Fotos dele :)
Imagem
Imagem
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Encontrei um periquito australiano

Boas.

Realmente é um macho, quanto a companheiro o melhor seria arranjar uma femea, mas mesmo que seja criada a mão estando com outra ave vão acabar por ficar mais selvagens se estiverem juntos.
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Encontrei um periquito australiano

Tenho a mesma opinião que o Sr. Carlos S. Cumprimentos , José Marques.
Benji
Mensagens: 4
Registado: sexta, 03/abr/2020, 15:43

Re: Encontrei um periquito australiano

Obrigado pelas respostas. Porque razão seria melhor arranjar uma fêmea?
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Encontrei um periquito australiano - cuidados e dúvidas

Porque ninguém gosta de estar sempre sozinho, aves igual. :D
Periquitos são aves sociais e de bando, colocar um macho sempre sozinho não é o melhor para uma vida feliz e duradoura.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Benji
Mensagens: 4
Registado: sexta, 03/abr/2020, 15:43

Re: Encontrei um periquito australiano - cuidados e dúvidas

borllock Escreveu: domingo, 05/abr/2020, 20:45 Porque ninguém gosta de estar sempre sozinho, aves igual. :D
Periquitos são aves sociais e de bando, colocar um macho sempre sozinho não é o melhor para uma vida feliz e duradoura.
Claro, com isso eu concordo, estava a perguntar entre arranjar um macho ou fêmea como companheiro/a, visto que não vão procrear :)
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Encontrei um periquito australiano - cuidados e dúvidas

Arranje uma fêmea.
Para não criarem basta não colocar ninho. No entanto a fêmea pode colocar ovos na mesma, se for o caso deite fora.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

Voltar para “Psitacídeos Australianos e Oceânicos”