Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Standards para caturras, quais as características avaliadas?

Eu sei que não existem standards oficiais COM/OMJ para psitacideos, mas gostava de saber o que se pretende numa caturra de esposição, quais as caracteriticas avaliadas?
Alguem já participou em exposições com caturras?
Avatar do Utilizador
boavida
***
Mensagens: 224
Registado: domingo, 26/nov/2006, 01:16
Localização: Lisboa
Contacto: Sítio web

Boas noites
Tiago http://www.fob.org.br/html2/downloads.htm
não sei se isto pode ajudar,
http://www.fob.org.br/html2/pagina_principal.htm[url]
Cumprimentos
Boavida
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Standards para caturras...

Tiago Neves Escreveu:Eu sei que não existem standards oficiais COM/OMJ para psitacideos, mas gostava de saber o que se pretende numa caturra de esposição, quais as caracteriticas avaliadas?
Alguem já participou em exposições com caturras?
Para alem dos pontos normais para todas as aves, que são o estado da plumagem, a posição e porte, e o comportamento da ave.

Os pontos cruciais nas caturas são a poupa em que o macho deve apresentar uma poupa maior i com as penas centrais mais finas e compridas e a curvarem para a frente a da fêmea deve ser mais direita, as penas não podem ser completamente amarelas ou brancas, as rosetas se a mutação a tiver são outro ponto importante devem ser circulares e uniformes na cor sem infiltrações de amarelo ou cinzento, a mancha facial nos machos deve ser bem marcada com bordos regulares e sem infiltrações de cinzento, e as penas da cauda devem estar impecáveis de apresentar as características diferenças entre os sexos.

Para alem disso como a caturra tem uma mutação malhado recessivo mas com portadores visuais os portadores são fortemente penalizados dependendo do grau podendo até ser considerados não julgáveis, atenção que isto só é valido para o CJO, o CPJO não o faz e penso que o CNJ também não mas o Arlindo pode esclarecer melhor este ponto
Pedro Ramalho
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Ola pedro!
Muito obrigado pela resposta, assim ja vou tendo umas noções.
Mas eu quero me dedicar a caturras de face branca e albinas.
Alguns promenores relevantes nestas mutações?
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Tiago Neves Escreveu:Ola pedro!
Muito obrigado pela resposta, assim ja vou tendo umas noções.
Mas eu quero me dedicar a caturras de face branca e albinas.
Alguns promenores relevantes nestas mutações?
Boas

O mais importante nas Albinas é o seu estado de limpeza, se queres expor a serio aconselho-te a pesquisares tecnicas de lavagem de canarios para poderes lavares as tuas albinas na altura das expos
Pedro Ramalho
pedro376h
*****
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

se calhar depois as principais dificuldades acabam por ser o transporte e mesmo as gaiolas de exposicao, muitas das vezes inadequadas, nao?
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

pedro376h Escreveu:se calhar depois as principais dificuldades acabam por ser o transporte e mesmo as gaiolas de exposicao, muitas das vezes inadequadas, nao?
Eu ja tinha pensado nisso do transporte.
É que ja procurei em lojas e sites na net e não encontro caixas trasportadoras para psitacideos.
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

pedro376h Escreveu:se calhar depois as principais dificuldades acabam por ser o transporte e mesmo as gaiolas de exposicao, muitas das vezes inadequadas, nao?
As gaiolas de exposição são um grande problema porque muitas vezes são gaiolas todas abertas e elas partem-se todas, mas isso é um problema para todos os psitacideos de medio porte, são poucos os clubes que investem em gaiolas adequadas para psitacideos, o clube do Cartaxo é uma excepção.

O transporte é mais fácil porque depende de nos, ou fazemos transportadoras adequadas ou arranjamos alguém que as faça, mas é possível de resolvermos nos mesmos a questão.
Pedro Ramalho
santosaraujo
***
Mensagens: 56
Registado: segunda, 26/mar/2012, 00:33

Re: Standards para caturras...

No caso das lutinas a falha de penas atrás da poupa é motivo para ser desqualificada?

Voltar para “Psitacídeos Australianos e Oceânicos”