pedro376h
Site Admin
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Contacto: Sítio web

rosela sem 1 pata

sábado, 01/ago/2009, 00:36

boas,
recentemente aconteceu um acidente a uma das minhas roselas. ficou presa pela anilha, no arame do bloco de cálcio. quando me dei conta disso, ela já tinha a pata completamente destruída. a ferida acabou por sarar, mas como é evidente, a pata já era. Pelo menos até ao "joelho".
ora esta ave é uma fêmea, e uma vez que vendê-la está fora de questão, aquilo que eu gostaria de perguntar é se alguém já teve criação de uma ave nestas condições?
acham possível que o macho a consiga futuramente galar?
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com

mcamedjay
Registado: sexta, 20/jun/2008, 14:18
Contacto: Sítio web

Re: rosela sem 1 pata

sábado, 01/ago/2009, 01:39

Olá, pois isso é triste quando acontece, o que eu te sei dizer é k quando o coto é ao nível dos metatarso e as falanges (onde saem os dedos), ela consegue apoiar-se coma outra pata, e consegue equilibrar-se mais ou menos, conheço um caso assim de um casal de senegais, em que a fêmea apresenta-se com esse coto, juntaram-na com um macho este ano à prova e tiraram um bebé. No teu caso é mais bicudo, e o coto é mais acima, já não é tão fácil ela se apoiar, só se por acaso ela se agachar e tentar equilibrar, o que podes fazer eventualmente para facilitar metes um ninho interior, assim terá mais "apoio" ao ficar em cima do ninho, por ter uma maior área de suporte.
É uma questão de se experimentar, pode ser que se consiga adaptar.
Boa sorte e cumprimentos.
Cumprimentos
Endoscopias e medicina preventiva
C.P. 5220

Leonel Calção
Registado: domingo, 03/ago/2008, 14:55

Re: rosela sem 1 pata

sábado, 01/ago/2009, 10:53

Bom dia,

Fica descansado que o macho não precisa da pata para nada. :mrgreen:

Até os humanos têm o cuidado de as afastarem! :P

Um abraço