LovesMeNot
Mensagens: 14
Registado: segunda, 21/jan/2013, 01:59

Juntar Caturras que não se dão bem (iniciação à criação)

Boa tarde a todos,

Tenho uma caturra pérola fêmea à cerca de 5 meses e este fim-de-semana fui buscar a sua nova companhia, um macho WF com cerca de 2 meses. Neste momento cada um está em sua gaiola e as gaiolas foram postas uma ao lado da outra. A intenção é viverem os 2 na mesma gaiola como é claro, até para daqui a 1 ou 2 anos iniciarem criação. Ainda não os coloquei na mesma gaiola, mas deixo as minhas aves passarem bastante tempo fora da gaiola e nos breves momentos que se encontraram andaram as bicadas, principalmente por parte do macho, o que chegou à menos tempo.

Costuma haver dificuldade nas caturras de se darem bem?
Há alguma coisa que eu possa fazer para se habituarem um ao outro mais depressa?
Conselhos!! xD

Muito obrigada!
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Juntar Caturras que não se dão bem (iniciação à criação)

Boas,

Elas foram criadas á mão?
Pedro Ramalho
LovesMeNot
Mensagens: 14
Registado: segunda, 21/jan/2013, 01:59

Re: Juntar Caturras que não se dão bem (iniciação à criação)

Pedro121 Escreveu:Boas,

Elas foram criadas á mão?
Foram ambas criadas à mão mas não ao mesmo tempo, se é que me faço entender.

Cumprimentos
serradeep
***
Mensagens: 133
Registado: quarta, 13/jun/2007, 00:10
Localização: Coimbra

Re: Juntar Caturras que não se dão bem (iniciação à criação)

É casal certo? Podem ser dois machos, ou duas fêmeas.
Nuno Serra
Stam: 275-F
http://nunoaves.blogspot.com
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Juntar Caturras que não se dão bem (iniciação à criação)

LovesMeNot Escreveu: Foram ambas criadas à mão mas não ao mesmo tempo, se é que me faço entender.
Bom, nesse caso irá sempre haver alguns problemas e será necessário tempo...
Pedro Ramalho
LovesMeNot
Mensagens: 14
Registado: segunda, 21/jan/2013, 01:59

Re: Juntar Caturras que não se dão bem (iniciação à criação)

serradeep Escreveu:É casal certo? Podem ser dois machos, ou duas fêmeas.
Sim, é um casal. A pérola é fêmea e o WF macho. A questão é que são ambos muito novos e penso que o macho ainda não tem a tendencia para agradar a fêmea... será que pode ser isso que se passa? Eles não entram em confronto propositadamente mas de vez em quando dão a sua bicadinha..

Cumprimentos!
Avatar do Utilizador
bluehawk
***
Mensagens: 59
Registado: domingo, 10/ago/2008, 10:09
Localização: Rogel/Mafra
Contacto: Sítio web

Re: Juntar Caturras que não se dão bem (iniciação à criação)

LovesMeNot Escreveu:Boa tarde a todos,

Tenho uma caturra pérola fêmea à cerca de 5 meses e este fim-de-semana fui buscar a sua nova companhia, um macho WF com cerca de 2 meses. Neste momento cada um está em sua gaiola e as gaiolas foram postas uma ao lado da outra. A intenção é viverem os 2 na mesma gaiola como é claro, até para daqui a 1 ou 2 anos iniciarem criação. Ainda não os coloquei na mesma gaiola, mas deixo as minhas aves passarem bastante tempo fora da gaiola e nos breves momentos que se encontraram andaram as bicadas, principalmente por parte do macho, o que chegou à menos tempo.

Costuma haver dificuldade nas caturras de se darem bem?
Há alguma coisa que eu possa fazer para se habituarem um ao outro mais depressa?
Conselhos!! xD

Muito obrigada!

Bom dia, se conseguir coloque fotos das aves.
Como sabe que uma ave com 2 meses é macho?! Fez teste de ADN? é autosexada?
As caturras começam a ter a plumagem de adulto aquando da 1ª muda, (aos 6 meses mais ou menos).
António Barata
Bluehawk
http://bluecavies.blogs.sapo.pt/
LovesMeNot
Mensagens: 14
Registado: segunda, 21/jan/2013, 01:59

Re: Juntar Caturras que não se dão bem (iniciação à criação)

bluehawk Escreveu:
LovesMeNot Escreveu:Boa tarde a todos,

Tenho uma caturra pérola fêmea à cerca de 5 meses e este fim-de-semana fui buscar a sua nova companhia, um macho WF com cerca de 2 meses. Neste momento cada um está em sua gaiola e as gaiolas foram postas uma ao lado da outra. A intenção é viverem os 2 na mesma gaiola como é claro, até para daqui a 1 ou 2 anos iniciarem criação. Ainda não os coloquei na mesma gaiola, mas deixo as minhas aves passarem bastante tempo fora da gaiola e nos breves momentos que se encontraram andaram as bicadas, principalmente por parte do macho, o que chegou à menos tempo.

Costuma haver dificuldade nas caturras de se darem bem?
Há alguma coisa que eu possa fazer para se habituarem um ao outro mais depressa?
Conselhos!! xD

Muito obrigada!

Bom dia, se conseguir coloque fotos das aves.
Como sabe que uma ave com 2 meses é macho?! Fez teste de ADN? é autosexada?
As caturras começam a ter a plumagem de adulto aquando da 1ª muda, (aos 6 meses mais ou menos).
Boa tarde,

Sei pelo cruzamento dos pais, no caso concreto (macho albino x fêmea pérola) uma cria cinza white face apenas poderia ser macho.

Mas a minha pergunta não era essa :)
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Juntar Caturras que não se dão bem (iniciação à criação)

LovesMeNot Escreveu: Costuma haver dificuldade nas caturras de se darem bem?
Sim, se tiverem sido criadas a mão.
LovesMeNot Escreveu: Há alguma coisa que eu possa fazer para se habituarem um ao outro mais depressa?
Conselhos!! xD
Não, vai ser preciso tempo e paciência.
Pedro Ramalho
LovesMeNot
Mensagens: 14
Registado: segunda, 21/jan/2013, 01:59

Re: Juntar Caturras que não se dão bem (iniciação à criação)

Obrigada pelas respostas.

Entendo que a habituação vá ser dificil, mas não impossivel correcto? Vai ter que haver uma altura em que eles consigam conviver normalmente um com o outro certo?

Cumprimentos
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Juntar Caturras que não se dão bem (iniciação à criação)

LovesMeNot Escreveu:Entendo que a habituação vá ser dificil, mas não impossivel correcto? Vai ter que haver uma altura em que eles consigam conviver normalmente um com o outro certo?

Sim, mas só dentro de certos limites, mas sim, elas ficaram progressivamente mais sociaveis, mas a bicada ocasional irá sempre acontecer.
Pedro Ramalho
LovesMeNot
Mensagens: 14
Registado: segunda, 21/jan/2013, 01:59

Re: Juntar Caturras que não se dão bem (iniciação à criação)

Pedro121 Escreveu:
LovesMeNot Escreveu:Entendo que a habituação vá ser dificil, mas não impossivel correcto? Vai ter que haver uma altura em que eles consigam conviver normalmente um com o outro certo?

Sim, mas só dentro de certos limites, mas sim, elas ficaram progressivamente mais sociaveis, mas a bicada ocasional irá sempre acontecer.
Percebo... mas diga me uma coisa, um casal que se junte (sem ser criado à mão) também por vezes andam às bicadas?

Voltar para “Psitacídeos Australianos e Oceânicos”