SZJoanaaAlmeidaSZ
***
Mensagens: 107
Registado: terça, 15/dez/2020, 18:42

Mistura de sementes para Pintassilgo (Carduelis carduelis parva)

Olá a todos os membros do fórum, como sou novata neste assunto de alimentação e cuidado de pintassilgos, venho pedir a informação aos expert's sobre qual a melhor opção de alimentação para o meu pintassilgo o Ícaro para o verão, por agora tenho lhe dado a mistura manitoba cardelino 3000 junto com alpista.
Pesquisei e encontrei estas duas opções:

1° opção:
Deli Nature carduelis light
Deli Nature carduelis light
Deli-Nature-Aves-Cultura-Carduelis-Light.png (32.35 KiB) Visto 13152 vezes
2° opção:
Versele laga prestige premium
Versele laga prestige premium
5410340211915pack.png (201.9 KiB) Visto 13152 vezes
Não conheço estas marcas gostaria de saber se são boas e qual a melhor. Muito obrigada desde já :)

Aqui fica uma fotografia do pequeno Ícaro a comer:
Anexos
20210215_115511-min.jpg
SZJoanaaAlmeidaSZ
***
Mensagens: 107
Registado: terça, 15/dez/2020, 18:42

Re: Mistura de sementes para Pintassilgo (Carduelis carduelis parva)

Boa noite a todos os membros do fórum, amantes e criadores de aves! 💛🐤💚🐦

Realmente não há professor melhor que a senhora experiência! 😅

Abri este tópico com esta questão, já lá vai algum tempo, mas como não obtive resposta, expus a mesma no site espanhol e houve quem me aconselha-se pela 1° opção a da mistura da Deli-Nature Carduelis-Light.
Deli-Nature Carduelis-Light
Deli-Nature Carduelis-Light

Assim o fiz e depois de testar esta marca deixo aqui a minha opinião, de modo a ajudar outras pessoas que não tenham ainda muito conhecimento acerca da matéria.
Pois bem, pensei em comprar estas sementes para o tempo quente, com o objectivo de deixar a comida dos passarinhos mais light.

Mas depois de abrir o saco e observar o seu conteúdo, não gostei muito, devido a três factores, são eles:

carvão;
variedade de sementes;
qualidade das mesma;
20211016_195817.jpg


Realmente mesmo com a imagem do site, para quem não está familiarizado com a diversidade de sementes e outros conteúdos destas misturas, não consegue entender claramente o que vem neles. Assim, fiquei supreendida com o carvão e aquantidade de carvão que aqui foi adcionado.

Sei que o carvão é usualmente usado em grit, com a finalidade de absorver toxinas entre outos, mas caso seja administrando em excesso e diariamente provocará anemias e outras carências nutritivas.
Pelo que achei má a idéia juntar carvão ao alimento diário e ainda por cima em certa "quantidade", fiquei assim sem perceber qual a intenção.


Uma coisa é a propaganda outra é o produto de facto, realmente ao nível da variedade de sementes não posso afirmar que foi, exatamente, esta imagem que vi quando olhei para dentro da embalagem, porque dentro da embalagem existe um teor de sementes oleaginosas muito maior.


Mas este foi sem dúvida aquele, que mais me decepcionou, pois se nos outros houve forma de remendar, o problema deste não tinha solução. E não foi porque ao fim de 2 messes as sementes começaram a criar bichinhos, mas porque estas eram diminutas, muitas estavam vazias ou secas e toda a mistura continha bastante sujidade, pelo menos a comparar com as da manitoba.
Pacote com as sementes
Pacote com as sementes

O engraçado é que o Ícaro, gostou muito do puleiro de pacote, fartou-se de brincar, não sei se era pelo barulho do pacote, se pela graça de ser um modelito ao vivo!
O Ícaro divertido a fazer de modelito
O Ícaro divertido a fazer de modelito


E para concluir, com a experiência ganha, depois de todo este tempo, percebi que é bem fácil fazer a nossa própria mistura de verão, uma opção simples seria:


40% alpista
30% perilha
5% tomate
5% alface branca
3% chia
3% camelina
3% bella noite
1% anís
Avatar do Utilizador
Alberto Peixoto
Site Admin
Mensagens: 164
Registado: quarta, 29/out/2014, 07:13
Localização: Braga - PORTUGAL

Re: Mistura de sementes para Pintassilgo (Carduelis carduelis parva)

Olá Joana,

Realmente as coisas aqui pelo fórum andam delevagarinho, ainda assim respondendo ao teu tópico...


Embora não tenha mínimo conhecimento sobre a criação de Pintassilgos, sobre canários já li algumas coisas.
Um criador brasileiro utilizava alguns alimentos específicos para manter a boa saúde das aves, quando li a tua "ementa" para a mistura de sementes lembrei me disso e por isso partilho agora com quem esteja a ler:

ANIS ESTRELADO
Inibidor vírico, não mata, mas impede o crescimento dos vírus.
Aves infetadas assim o continuarão, mas inibe o aumento de casos.

GENGIBRE/ GINSENG
Anti fungos, bactérias e protozoários
Ótimo para sistema respiratório (Pulmões e sacos de ar)

ALHO
Limpador intestinal, estomacal
Articulações, Pele, crescimento penas
Antibacteriano


Desde que li sobre isto tenho posto estes três ingredientes na papa que dou, embora não tenha visto grandes resultados, o meu casal de canários certamente não se queixou... :mrgreen:

O recomendado pelo criador é 4/5 gr de cada ingrediente por Kg de papa.
O Anis deixa um cheirinho espetacular :lol:
Cumprimentos,
Alberto Peixoto
SZJoanaaAlmeidaSZ
***
Mensagens: 107
Registado: terça, 15/dez/2020, 18:42

Re: Mistura de sementes para Pintassilgo (Carduelis carduelis parva)

Olá Alberto, muito obrigada por estas sugestões, fui pesquisar e há realmente muitos criadores a usar estes ingredientes nas papas das suas aves. Também vou ainda experimentar o anis e o gengibre, mas será que sendo o gengibre picante eles irão gostar. 🤔
Também ouvi falar de amêndoas doces sem pele picadas na papa, será que estas apresentam realmente alguma vantagem?

Muito obrigada

Voltar para “Alimentação e Nutrição”