SZJoanaaAlmeidaSZ
***
Mensagens: 107
Registado: terça, 15/dez/2020, 18:42

Minha querida mandarim Tica partiu...

Tinha dois irmãos mandarins órfãos criados à mão por mim no ano passado. E na semana passada aconteceu a pior desgraça que nunca imaginei vir a vivênciar.
No dia 3 de Maio, a Tica de manhã estava no chão da gaiola, com uma maneira de estar estranha, não estava embolada, mas quando se movia era em círculo, e as pálpebras pareciam repuchadas para cima.
Um dos olhos parecia estar a fechar
Um dos olhos parecia estar a fechar
Tica por volta das 9 da manhã
Tica por volta das 9 da manhã

Fui com ela ao veterinário mas a médica dos exóticos não se encontrava lá, pois só havia consulta de exoticos nas sextas-feiras, ainda chamaram um enfermeiro mas não conseguiu preceber o que se passava com a Tica.
Tica às 11 da manhã no hospital
Tica às 11 da manhã no hospital

Depois ao falar com outro criador de aves fui à procura de um medicamento chamado zoozerine que esse criador recomendou, mas que não consegui encontrar.
Pelo que na aflição recuri ao facebook onde postei as imagens da Tica numa página de criadores de aves. Entretando disseram tratar-se de tricosomas e indicaram o medicamento Flagyl 250 em 250ml de água.

Tica às 5 horas da tarde
Tica às 5 horas da tarde

À tarde por volta das 16h ela começou com espamos, onde virava a cabeça e batia as assas e movia o rabinho.
Pensamos que não ia sobreviver, mas no dia seguinte, dia 4 de Maio, ela ainda resistia mas com os olhos muito inchados e vermelhos, começamos a dar-lhe a medicação por volta do meio dia.
Tica por volta do meio dia do dia 4 de Maio
Tica por volta do meio dia do dia 4 de Maio

Ao longo do dia não notamos diferença, mas no dia seguinte dia 5 de Maio, notamos que os olhos estavam menos inchados mas ainda vermelhos, mas ela começou a saltar e parecia estar a reagir, pois até veio quando chamei e saltou para cima da minha mão e não queria mais sair, pensamos que estava melhor, embora estivesse mais magra, e não tivesse aptite.

20220505_154534.jpg
Tica dia 5 de Maio de manhã
Tica dia 5 de Maio de manhã

No dia 6 de Maio, voltamos a alimentar mas desta vez ela esforçava-se para não ser alimentada, só queria estar na minha mão. Às 3 horas da tarde, fomos arrajar a papinha com o remédio para ela e enquanto lhe davamos ela perdeu os sentidos e não voltou a reagir... Os olhos dela estavam menos inchados mas a língua continuava inchada e branca.

Tica no dia 6 de Maio
Tica no dia 6 de Maio

Foi um grande choque, pois nunca pensei que estes pequeninos podesse apanhar uma doença tão má, nunca tinha acontecido com nenhum aqui em casa. Todos os outros passarinhos estão bem, só ela é que ficou doente.
No mês de Fevereiro a Tica ia morrendo com um ovo sem casca que não conseguia por, a sorte foi que me explicaram o que fazer e eu consegui ajuda-la.
Desde à um tempo que ela sempre punha um ovo e como não parava a postura dizeram para eu separa-la do Teco. O Teco não gostava dela, haviam bastantes problemas entre eles, pois muitas vezes de manhã ela chamava-me para lhe dar a comida fora da gaiola, porque o Teco não a deixava comer de qualquer comedouro.
Ela por outro lado gostava do Teco e onde ele ia ela queria ir. Não sei se foi por eu a ter separado, mas sei que ela estava a comer e a tomar banho como de costume, mas chamava pelo Teco sempre que o ouvia.
Outra coisa que aconteceu foi, que, como ela estava ao pé dos pintassilgos, uma vez o Teco entrou para cantar para eles e a Tica quando o viu ficou toda contente, mas ele tratou logo de a afastar e brigou com ela... Não sei se foi a tristeza de se ver sozinha, ou de ter ficado com depressão pela reação do Teco.
Só sei que ela ficou duas semanas com os pintassilgos, saiam todos das gaiolas, e muitas vezes vi a Tica a tentar picar o Ícaro ( pois antes de estar numa gaiola sozinha a Tica ficou na gaiola do Ícaro, mas ela andou para depena-lo, e então tive que a colocar sozinha). Não sei como ela apanhou esta doença, se veio no ar, mas é estranho só ter antigio ela... Foi do dia para a noite que isto aconteceu...
Estou muito triste, porque só a queria proteger e tudo o que tentei foi para envitar que se desgasta-se a colocar ovos....
Agora tenho o Teco sozinho, mas procuro uma nova companhia, pois ele está mais triste... Se alguém já viu uma coisa destas, como podemos evitar que as nossas aves adquiram estas doenças horríveis?

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”