Facra
Mensagens: 5
Registado: quarta, 04/ago/2021, 15:32

Aratingas sol: Legalização; Apreensão pela GNR; Fiel depositário - estou ilegal?

Antes de mais os meus parabéns pelo magnífico fórum englobando todos os participantes.
A minha pergunta é a seguinte:
Adquiri duas aves aratinga sol a um criador registado que me passou a declaração de cedência e me facultou cópia do CITES dos progenitores informando-me k não precisava de fazer mais nada.
Por motivos de saúde tive que pôr as mesmas aves para cedencia.
Entretanto por denúncia tive a visita da GNR que me apreendeu as aves e me nomeou fiel depositário.
A minha pergunta é :
Estou ilegal?
Se sim o que preciso fazer?
Fazem parte estas aves do CITES b?
Obrigado a quem possa ajudar.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Aratingas sol e sua legalização

Olá,
Mas a GNR apreendeu as aves por qual motivo?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Facra
Mensagens: 5
Registado: quarta, 04/ago/2021, 15:32

Re: Aratingas sol: Legalização; Apreensão pela GNR; Fiel depositário - estou ilegal?

Olá bom dia
Pois... Não disseram é daí a minha dúvida.
Creio k quem fez a denúncia é um gnr reformado k é meu vizinho.
Daí querer saber se as aratingas tb têm k ter CITES por cada ave ou basta o cites dos pais e declaração de cedência para resolver a situação.
Obrigado.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Aratingas sol: Legalização; Apreensão pela GNR; Fiel depositário - estou ilegal?

Mas como é que ficou com as aves apreendidas sem saber o motivo? Não lhe deram nenhum papel em que diga lá o motivo? Isso é muito estranho.
Sobre a sua duvida, já houve aqui no fórum e foi respondida neste tópico que pode ler: viewtopic.php?f=102&t=14772
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Facra
Mensagens: 5
Registado: quarta, 04/ago/2021, 15:32

Re: Aratingas sol: Legalização; Apreensão pela GNR; Fiel depositário - estou ilegal?

Obrigado mas a dúvida persiste.
Há CITES a e cites b pelo k pesquisei os papagaios, araras e cacatuas pertencem ao cites a. A minha dúvida perante a apreensão é se as aratingas pertencem tb ao cites a e neste caso é necessário cites para cada ave o k não acontece para aves englobadas no CITES b.
Obrigado.
Avatar do Utilizador
cblampreia
****
Mensagens: 494
Registado: domingo, 15/out/2006, 23:12
Localização: Loulé
Contacto: Sítio web

Re: Aratingas sol: Legalização; Apreensão pela GNR; Fiel depositário - estou ilegal?

Bom dia

Não percebi uma coisa. Se ficou fiel depositário, então continua com as aves?

Na verdade, o processo de legalização das aves estava incompleto, daí a GNR ter implicado consigo. O criador fez quase tudo correto, passou a cedência e cópia dos CITES dos progenitores, como deve ser feito. Mas depois informou-o mal, porque com esses documentos tinha que registar as aves em seu nome, tinha que pedir ao ICNF o certificado em seu nome.

O meu conselho é ligar para o ICNF e explicar a situação, certamente conseguirá ainda terminar de legalizar as aves.
As aratingas sol pertencem ao anexo B. A grande diferença é que as aves do anexo A têm de ter um certificado por ave e não podem deslocar-se sem terem certificado. E sempre que mudem de proprietário o certificado tem de ser alterado. Em aves do Anexo B cada certificado pode conter 5 aves (desde que tenham os mesmos progenitores) e as aves podem deslocar-se acompanhadas da cedência ou fatura.
Facra
Mensagens: 5
Registado: quarta, 04/ago/2021, 15:32

Re: Aratingas sol: Legalização; Apreensão pela GNR; Fiel depositário - estou ilegal?

Bom dia.
Obrigado pela informação e procedi segunda a informação prestada.
Em Agosto do ano panssado juntei declaração de cedência e cites dos pais junto com o meu C. C. e pedi o registo no Icnf ficando com o número de registo 42037 indo o mesmo para análise técnica e que diriam depois alguma coisa.
É normal demorarem um ano a responder?
As aves estão apreendidas e eu fiquei fiel depositário.
Queria cedê-las porque sou alérgico às penas.
Obrigado


unteinn
pituca96
Mensagens: 13
Registado: terça, 04/jun/2019, 10:32

Re: Aratingas sol: Legalização; Apreensão pela GNR; Fiel depositário - estou ilegal?

Bom dia,
Antes de mais lamento a situação pela qual está a passar, e espero que seja mais uma a servir de exemplo para que as pessoas peçam os cites mesmo dos animais que adquirem para pets.
Se tem o cites pedido com esse código que informa, não podem ser apreendidas as aves, porque ninguém é obrigado a pedir cites com taxa de urgência, nem tem culpa que os serviços estejam a demorar um ano e meio a responderem aos pedidos normais.
Se pretender a minha ajuda para resolver o seu caso, estou ao dispor!

Voltar para “Clubes e Exposições / Notícias / Legislação e CITES / Ornitologia, Avicultura, Ornitofilia”