laranas
Mensagens: 9
Registado: domingo, 22/jan/2023, 09:23

Mandarins [dúvidas]

Boas tardes,

Ha cerca de 2 meses comecei a dedicar me a este hobby, uma velha paixão de infância começada com canários...
Portanto sou novo no tema e agradeço dicas.

Tenho um casal de mandarins e tenho noutra gaiola uma fêmea com uma jovem branca, que me parece ser uma mutação ou híbrido,Que poderá ter cerca de 2 meses, Pois recentemente começou a mudar a cor do bico de escuro para mais claro, Mas ainda nao atingiu o tamanho adulto, por isso assumo que poderá ser uma fêmea, Gostaria de enviar fotos..........

Embora a reprodução seja a partir da Primavera ate julho, tenho um ninho colocado numa gaiola, e nada....Foram todos comprados separadamente, a nao ser que algum seja estéril, como nao vejo ainda interesse em reproduzirem...e normal...? Como se podem reproduzir varias vezes o ano todo?
Terei des ser paciente .....mas poderá haver algo, Os pássaros encontram se bem alimentados, com a típica agitação e bom aspecto em geral, salvo o jovem ou a jovem , que e um pouco ainda tímida ?

As Gaiolas sao ambas de boas dimensões, Poderei juntar eventualmente as 2 fêmeas com o macho e ver como reagem, Mas nao queria deixar a jovencita sozinha......a nao ser que faca uma passagem entre as gaiolas?

Estou a tentar enviar os ficheiros mas sao muitos grandes...tenho de reduzi los

O meu agradecimento pelas experiencias
Anexos
1674405730665.jpg
laranas
Mensagens: 9
Registado: domingo, 22/jan/2023, 09:23

Re: Mandarins [dúvidas]

Bom dia

Agradecia que me pudessem esclarecer sobre a fêmea que se encontra com o mandarin branco, se de facto sera outra fêmea.....embora jovem no porte ?Obrigado
Anexos
cerca de 6 a 8 semanas sera femea?
cerca de 6 a 8 semanas sera femea?
2 fêmeas ???
2 fêmeas ???
Casal
Casal
SZJoanaaAlmeidaSZ
***
Mensagens: 107
Registado: terça, 15/dez/2020, 18:42

Re: Mandarins [dúvidas]

Olá, muito bonitos os seus pequenotes!😍Então na primeira imagem parece uma fêmea e uma jovenzinha e na segunda um belo casal!
Também tenho uma família de mandarins que se tornou uma paixão para mim! São incríveis estes pássaros, fico feliz por optar por esta bela espécie!
Bem a época de criação do mandarim começa no final do outono até ao princípio do verão, pelo que sei os criadores deixam criar 3 vezes, com pausa e mais outras 3 vezes para não desgastar as aves.
Não sei a idade do seu casal, mas convém deixa-los criar após os 6 meses no mínimo para evitar problemas de abandono ou morte das crias.
Deve também colocar um ninho de caixa, preferível que fique na parte exterior da gaiola, para poder ser vigiado, disponibilizar material de construção pode ser palha, fibra de coco ou sisal cortado em pedaços de 5 cm.
A papa também deverá estar sempre disponível quando os filhotes nascerem.
Tenho um canal novo no youtube, onde falo sobre os diamantes mandarins, e ensino tudo o que vou aprendendo, se quiser dar uma vista de olhos, chama-se O Mundo dos Mandocas, pode também acessar a minha pagina do facebook com o mesmo nome para qualquer dúvida que tenha!
Boas criações!❤🐦
laranas
Mensagens: 9
Registado: domingo, 22/jan/2023, 09:23

Re: Mandarins [dúvidas]

Muito Obrigado pela sua resposta,Agora nos meus 50 e picos comecei a dedicar me a esta antiga paixao e Hobby,nao sou criador.Irei consultar a sua pagina nos canais. Estou bastante curioso pois o casal tem ovos....o ninho e em Tipo bambu com 2 aberturas colocado por dentro, e ambos passam juntos a chocar....vamos ver o que da,como deveria ser do n'a Primavera,se sairem pequenotes, retiro o ninho, estava a pensar posteriormente por o macho com a outra femea... A jovencita vou deixa la crescer...e ja vou ter de arranjar uma 3 gaiola para as crias pequenas,porque senao tenho um problemas....como e mais para ocupacao e oferecer,Nao sao 8 a 10 Francos que me irao enriquecer,pelo menos para a alimentacao,Fico orgulhoso que o macho portugues cumpre o seu papel, a femea faleceu3 semanas depois da viagem,Mas sao muito divertidos e gostam muito de se reproduzir?n'a minha infancia tive 4 ou 5 canarios,agora estou mais virado para os exoticos,MC Miguel Nascimento
SZJoanaaAlmeidaSZ
***
Mensagens: 107
Registado: terça, 15/dez/2020, 18:42

Re: Mandarins [dúvidas]

A idade não importa em nada, faz muito bem dedicar-se a estes seres tão alegres e engraçados, vai amar ver como são bons pais! Espero também que encontre no canal material interessante e útil, ainda têm pouco conteúdo pois não tenho muito tempo para criar vídeos, todos os dias, com o tempo vou enriquecendo-o!
Lá para os 13/14 dias os filhotes já deven começar a nascer.
Agora com o frio convém manter eles abrigados, este pássaro exótico e forte, mas o frio é muito duro para eles! As espigas são fonte de energia extra para eles! Se quiser também pode oferecer arroz, cozido só com água 1 vez por semana, é muito calórico e ajuda a passar melhor este frio, é normal eles não tocarem no arroz nas primeiras vezes e nem todos gostam.
Qualquer dúvida que tenha disponha!❤🐦
laranas
Mensagens: 9
Registado: domingo, 22/jan/2023, 09:23

Re: Mandarins [dúvidas]

Estou bastante entousiasmado,so tenha pena ter me morrido uma femea que veio de Portugal. A température na cozinhar sao nos 20 a 22 graus,do tenho duvidas ne jovencita que devra ser mesmo femea com cerca de 2 meses....como tenho duas gaiolas com boas dimensoes,ja vou ter de arranjar outra para os filhotes ,irei ver aonde encontro espiga seca e ver isso com o Arroz....no entanto tento dar les a alpista correcte e papa de ovo com insectos,e macas....Mas Continuo a descobrir coisas novas, Obrigado mesmo
laranas
Mensagens: 9
Registado: domingo, 22/jan/2023, 09:23

Re: Mandarins [dúvidas]

Como tenho um casal com fecundar os ovos, que ainda nao consegui ver quantos, pois o ninho e de tipo Bambu interior com 2 orificios, e como nao tenho assim tanto espaco interior, seria imprudente depois desta ninhada retirar o ninho, juntar a femea jovem branca com a esta, e juntar o macho com a outra femea adulta?

A partir de quantas semanas posso separar os filhotes dos pais e retirar o ninho, Pois a Primavera esta quase a chegar....e como se reproduzem com frequência, queria retirar o ninho, e juntar o macho com a outra fêmea adulta para mais uma reprodução.

Ou arranjar um macho para juntar as 2 femeas, sendo uma bastante jovem 2 meses por ai.....nao haveria conflictos....Obrigado

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”