Boa tarde a todos,
Já criei há alguns anos atrás varias espécies de aves, fui tendo um pouco de variedade e depois acabei por me "especializar" em mandarins. Na altura tinha intenções de fazer exposições e por isso dediquei me em maioria a uma espécie, mas por circunstancias da vida acabei por ter de abandonar o hobbie e deixar por completo.
Neste momento faço intenções de voltar a criar e pensei em dedicar-me em maior parte a exóticos, sem intenção de competição pretendo apenas ter alguns casais variados por diversão, como por exemplo; Mandarins, Goulds, bavetes, Sparrow, Sidney e mais alguns assim, tendo também em mente as amas ditas necessárias.
Visto já terem passado alguns anos e estar um pouco esquecido (mas ao mesmo tempo recordado de algumas parte negativas do hobbie) ando na minha cabeça e tentar forma uma boa ideia para as instalações de modo a minimizar as partes mais chatas da limpeza etc.
Por isso vou deixar a ideia que tenho na minha cabeça e ouvir as vossas opiniões sobre as diferentes partes e ver se concordam ou não!
- Começando pelas gaiolas:
A minha ideia seria ter uma bateria de gaiolas para os casais de criação, cada gaiola com aproximadamente 40cm de comprimento e com 40cm altura 40cm largura (gostava da vossa opinião sobre estas dimensões porque ainda posso altera-las ) fundo em rede e depois uma superfície alguns centímetros abaixo onde vai correr o sistema de rolo de papel para assim limpar rapidamente as gaiolas. Estas gaiolas seriam para ter os casais de diamantes mencionados acima.
Além dessas gaiolas a minha ideia seria vedar uma parte do anexo e fazer uma voadeira grande com cerca de 1.5m de largura e 2m de comprimento com 2.2m de altura (ate ao teto) e nessa voadeira tinha intenção de colocar alguns casais de bengalins juntos para servirem de amas ao inves de ter casal por casal a ocupar muitas gaiolas e criar nessa voadeira com os bengalins ao mesmo tempo que serve de voadeira para as jovens crias enquanto crescem e trocam a pena para depois poder vender.
- Bebedouros:
A minha ideia seria fazer uma rede de bebedouros automáticos para alimentar todas as gaiolas, a rede seria ligada a um deposito de 2 litros (acho eu) que tem uma boia e abastece novamente com agua da rede, no fundo do sistema ter uma torneira para poder abrir e trocar toda a agua do circuito caso queira eu dias mais quentes por exemplo.
Para dar medicamentos ai punha aqueles bebedouros verdes pequenos e tirava os bicos do automático nesses dias.
Na vossa opinião os pássaros dão se bem com os automáticos? A mim parece ter vantagem por ter sempre agua limpa e fresca além de nos poupar muito tempo todos os dias.
- Comedouros:
Queria por comedouros automáticos para as sementes e depois punha mais dois pequenos para Gritt e Papa.
Que tipo de papas vocês dão e quando?
Vocês dão mais coisas as vossas aves?
Ossos de choco ou pedras de cálcio valem a pena?
Se houver alguma coisa que não seja perceptível a minha ideia digam e tento explicar melhor.
Desde já agradeço a todos;