Lilian
Registado: quarta, 11/dez/2024, 12:00

Comportamento da Tiriba de testa vermelha.

Preciso de ajuda. Tenho dúvidas sobre o comportamento da Tiriba de testa vermelha. Há 4 dias atrás salvei uma tiriba que estava apanhando de outros pássaros, moro perto de floresta, tenho árvores frutiferas no quintal e estou acostumada a receber visita de vários pássaros e outros animais. Essa tiriba para se esconder entrou no aro do peneu de um carro estacionado que já iria sair, consegui parar o motorista e resgatar o animal. Estou cuidando dele, mas algumas pessoas falam que eu deveria simplesmente ter soltado ele, já outros dizem que ele deve ter fugido da casa de alguém por causa de seu comportamento. Já perguntei a muitas pessoas e até agora não tive resposta. Queria saber se uma Tiriba resgatada vinda da natureza seia assim tão calma. Quando coloquei ela no viveiro grande que eu tenho, reparei uma falha nas penas perto do pescoço, um arranhão na cera do bico, até porque ela entrou de cara no aro do carro, reparei que tem uma asa caida, mas não acho que seja devido a esse incidente, pois ela se locomovia bastante no viveiro e voava de um puleiro ao outro, isso após o segundo dia. Uma coisa que reparei no dia que a peguei é que me parecia estar fraca, de papo vazio, não acredito que seja tão filhote pois tem entre 23 a 25 cm, as fezes dela eram poucas e moles, de cor verde escura e urato liquido amarelo, sei que fezes verde escurqa pode ser sinal de doença ou um longo periodo sem se alimentar. Coloquei tudo quanto é tipo de fruta, ela não comeu e nem quer comer nenhuma fruta, achei isso estranho, nunca vi um pássaro da floresta não querer fruta, na ultima tentativa ofereci sementes de periquito, ela começou a comer, come muito e está se fortalecendo, devorou uma xicara inteira e bebeu uma xicara de água, em um dia. Hoje suas fezes estão normais, como de um pássaro saudável, como a unica coisa que eu dei foi comida de periquito e papagaio, não acredito que as fezes alteradas foi resultado de doença. Outra coisa ela não fica gritando o tempo todo, é mais quieta, só emite sons quando grupos de tiribia passam por perto, nos primeiros dias ela deixava qualquer um aliza-la, agora ela está mais incomodada com mãos dentro do viveiro, mas acho esse comportamento estranho para um animal que teria vindo da floresta, ela não bica, nos primeiros dias ela deixava fazer carinho, não sei se estava com dor, agora ela foge da mão, mas não bica, não grita. Eu queria saber se vocês conhecem as Tiribas de testa vermelha, se elas são tão mansas como falam, se um animal resgatado da floresta seria assim tão calmo, se ela é da floresta, porque não come fruta, porque ela se deixou ser acariciada. Tem um casal que fica gritando aqui perto do quintal, mas não sei se ela é filhote ou se seria filhote desse casal. As tiribas tem costime de chamar qualquer tiriba ou só tiribas de seu bando. Meu medo é ela ser de alguém e ao solta-la eu estaria condenando ela a morte, pois eu a salvei de ser esmagada. To cuidando dela e ela está cada vez mais forte, parece até mais gordinha. outra possibilidade seria ela ter sido solta na natureza, pois tem uma ong perto da minha casa que solta varios passaros, muitas vezes grupos inteiros que são apreendidos, ela pode ter sido solta na natureza e não pode ter se virado sozinha, já que ela só come sementes de periquito.

Voltar para “PSITACÍDEOS”