DJACI ARAUJO
Mensagens: 28
Registado: quinta, 27/dez/2007, 01:46
Localização: Paulista - Pernambuco - Brasil

MUTAÇÃO EM RED RUMPED

Olá Pedro Ramalho e demais participantes do Fórum

Aqui no Brasil as importações estão proibidas legalmente desde 1998. Esta proibição nos deixou impossibilitados de introduzirmos em nossos plantéis algumas mutações que são amplamente criadas aí em Portugal.

Relativamente aos Red Rumpeds somente são criadas duas mutações além das aves originais. São Elas: o malhado que aqui chamamos de "Arlequim" e o Palido que chamamos de "Canela".
Só recentemente apreceram alguns exemplares Lutinos e Azuis porém estão na posse de dois ou três criadores.

Fizemos esta breve introdução mais o que pretendemos na realidade é indagar o seguinte:

1) A mutações "opalino" e "laranja" são mutações primárias ou secundárias?

2) As mutações acima como funcionam? São dominantres, recessivas ou sexo-ligadas?

Antecipadamente agradecemos

Sucesso a todos
DJACI ARAUJO
djaciara@terra.com.br
Paulista/Pernambuco/Brasil
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: MUTAÇÃO EM RED RUMPED

DJACI ARAUJO Escreveu: o malhado que aqui chamamos de "Arlequim" e o Palido que chamamos de "Canela".
Atenção que a questão do palido não é tão simples como parece, na Europa nos temos tanto o Palido como o Canela, mas o problema é que ao contrario do que acontece em outras espécies nos Red é difícil distinguir o pálido do canela, especialmente na linha verde, é muito provável que no Brasil tenham palidos e canelas misturados, a maneira mais segura de determinar quem é quem é atravez de cruzamentos com lutinos, já que cruzando um palido com um lutinos temos machos palidinos, mas cruzando um canela com um ino temos apenas machos normais/ino/canela


DJACI ARAUJO Escreveu:1) A mutações "opalino" e "laranja" são mutações primárias ou secundárias?

2) As mutações acima como funcionam? São dominantres, recessivas ou sexo-ligadas?
O opalino é uma mutação recessiva ligada ao sexo, é a mesma mutação existente nos Poa's opalinos, Roseicollies opalinos, Roselas opalinas...etc..


O importante a lembrar é que a mutação opalina causa efeitos variáveis de individuo para individuo e é muito importante seleccionar os exemplares de acordo com o que se pretende, no caso dos red rumped isso implica seleccionar os opalinos que tenham o mais vermelho possível para usa-las como reprodutores.

Já o laranja, é uma outra historia, para já eu acho que é uma selecção do opalino, já que 99% dos laranjas são opalinos ou combinações, mas como a "cor" é muito recente é necesario mais informação, antes de se poder concluir algo, mas uma coisa é certa as aves são espetaculares
Pedro Ramalho
DJACI ARAUJO
Mensagens: 28
Registado: quinta, 27/dez/2007, 01:46
Localização: Paulista - Pernambuco - Brasil

Olá Pedro Ramalho

Agradecemos pela atenção e pelas informações.

Sucesso
DJACI ARAUJO
djaciara@terra.com.br
Paulista/Pernambuco/Brasil
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: MUTAÇÃO EM RED RUMPED

Pedro121 Escreveu:Já o laranja, é uma outra historia, para já eu acho que é uma selecção do opalino, já que 99% dos laranjas são opalinos ou combinações, mas como a "cor" é muito recente é necesario mais informação, antes de se poder concluir algo, mas uma coisa é certa as aves são espetaculares
Entretanto andei a investigar mais sobre o laranja, a teoria dominante é que é uma mutação recessiva, como eu sou do contra eu acho que é codominante e em tudo equivalente as mutações Ventre Vermelho encontradas nos Neophema Turquesa e Esplendido, is to para dizer que é bom ter cuidado com os supostos portadores.
Pedro Ramalho

Voltar para “Psitacídeos Australianos e Oceânicos”