Mas no geral são nevados x nevados, tendo o cuidado de compensar penas longas com penas mais curtas e largas.
Mas para dizera verdade, na fase de iniciação que me encontro, fico contente com qq cria que se consiga fazer passar da muda e apresentar em exposição.
Falo assim, porque me dei ao trabalho de adquirir bons reprodutores, e assim a descendência tem elevada probabilidade de se encontar dentro dos padrões.
Eu faço cruzamentos exclusivamente nevadoX intensivo. com óptimos resultados há vários anos.
Penso que a sucessão de cruzamentos nevado x nevado é a causa de muitos canaris de Norwich,perderem a qualidade inicial e desmotivarem a criação desta raça.
Um grande problema é a avaliação dos próprios intensivos que muitas vezes é feita na prespectiva de quem só associa Norwich a nevados, e sejamos honestos da pouca disponibilidade destas aves.
Há meses fui convidado a dar o meu parecer sobre a qualidade duma grande importação destas aves por um comerciante...numa centena de Norwich não havia um único intensivo
Cps
Carlos Gião
A questão é mesmo essa, é a falta de intensos, e mais ainda, de intensos de qualidade, já nem falo em excelentes.
Penso que em outras raças se passará o memso, como por exemplo, nos gloster.
Pel ocontrário, em raças como os fife, passa-se exactamente o contrário, não é?
Existem demasiados intensos, e menos nevados de qualidade.
Quanto aos tipos de cores/colorações que previlegia, quais são?
Eu pessoalmente gosto muito dos variegados intensos, e dos "fawn" os castanhos de fundo branco (o mesmo se passa com os meus borders).
Os norwich brancos, são aves lindissimas, numa das exposições que visitei o ano passado, ví um do Jorge Mano que me ficou atravessado, mas não o pude comprar, pois não podiasair antesdo fim da exposição, foi pena, não tive oportunidade de o apreciar mais de perto, por mais tempo, leia-se - em minha casa - .
Sim é verdade que intensos de qualidade são dificeis, mas penso que eles não têm igual peso para a criação de pássaros de qualidade nas diferentes raças.
Nos Glosters apesar de eu usar intensivos ,não os uso em todos os cruzamentos como faço nos Norwich.
Cps
Carlos Gião