BOM DIA, TENHO VARIOS CASAIS DE PATOS MANDARIM E UM CASAL DE PATOS CAROLINOS QUE POR ACASO TIROU A UMA NINHADA DE 7 A PRECISAMENTE UMA SEMANA, NESTE MOMENTO JA SO TEM 2, SERA QUE TENHO QUE SEPARAR A FEMEA E OS FILHOS DO PAI, POIS UMA VIZINHA DISSE ME QUE O PAI TALVEZ MATE OS FILHOS, PRECISAVA DE AJUDA POIS TENHO ALGUNS MANDARINS NA CHOCA E NAO QUERIA ME ACONTECE SE O MESMO.
Eu nos patos que ja tive cá em casa (patos mudos e reais) tive sempre de separar o macho porque matava os pequenos, embora a pouco tempo tenha tido uma criaçao de patos e o macho nao lhe fez mal...
Nas especies que fala (manadarins ee carolinos) os machos formam casais y normalmente ficam com a femea mesmo quando esta tem crias. o que acontece é que o tempo não favorece a cria de patos y com as noite humidas e frias os pequenos patos morrem de frio pois ao contrario dos galinaceos as patas não cobremn tão bem os filhos.
O que poderá fazer é separar para um local abrigado a pata com os patitos y deixa-los aí até que cresçam um bocado e ganhem algumas penas, neste caso poderá deixar o macho fora pois a limitação de espaço poderá stressar a femea que poderá calcar as crias.
Hugo
bom dia,
queria agradecer a ajuda, e realmente ate hoje as crias de mandarim/carolino que tive e morreram nesceram sempre em alturas em que a temperatura nao era alta e com chuva, talvez esteja ai a explicacao, mesmo esta ultima ninhada de 7 morreram cinco todos num daqueles dias/noites de chovosos e mais frescos.