roliça
Mensagens: 17
Registado: sábado, 01/ago/2009, 10:08

Re: Grit - Usar ou não Usar

Bom dia.
Já agora o que hei-de dar para os ovos não sairem moles?
Se alguém me poder ajudar agradeço.
Avatar do Utilizador
Timbrado Almada
***
Mensagens: 160
Registado: segunda, 19/nov/2007, 21:50
Localização: Almada

Re: Grit - Usar ou não Usar

Ola a todos, eu tambem sou da opinião que o grit é fundamental ao bem estar de todas as aves granivoras!!

:)
Cumprimentos:
Bruno Andrade - Stam FPO - CA21
http://timbradosbrunoandrade.blogspot.com/
Billabong
***
Mensagens: 165
Registado: quarta, 16/set/2009, 22:27
Localização: Lisboa

Re: Grit - Usar ou não Usar

roliça Escreveu:Bom dia.
Já agora o que hei-de dar para os ovos não sairem moles?
Se alguém me poder ajudar agradeço.

Podes dar osso de choco ou entao aqueles blocos de cálcio que se vendem.
Abraços e Saudações Ornitológicas

http://www.canariosgomes.blogspot.com/---> Visitem
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: Grit - Usar ou não Usar

acho interessante reviver este tópico.

sendo eu filho e neto de avicultores, aprendi de meu avô, que já pela década de 30, ainda criança, via os passarinhos comerem terra e areia, e fornecia para os seus, não o grit, mas casca de ovo torrada em pedaços, areia e terra. É um conhecimento antigo, extraído da melhor fonte, a observação das proprias especies em seu habitat natural.

eu sempre fiz uso de alguma coisa, seja terra, choco, grit, bloco de cálcio, até mesmo pedras calcárias, como fontes de cálcio e ajuda na digestão. as constatações são as seguintes:

todas as aves granívoras consomem com frequencia esses componentes minerais, o que denota certa utilidade nestes, visto não serem sequer apelativos, mesmo que desnecessários, como seria um tenébrio para um gould;

o tamanho dos extratos minerais devem ser relativos à ave a que serão ministrados, e enquanto pavões preferem pedras e terra, papagaios preferem grandes blocos de cálcio, já mandarins preferem casca de ostra;

qualquer um desses componentes, evita falta de cálcio, fortalece a casca do ovo, evitando ovos moles, e quebra de ovos por parte dos pais, além do arrancar de penas entre aves;

usando essas coisas, jamais precisei ministrar cálcio de nenhuma outra forma;

apesar de toda a publicidade, mesmo comendo extrusados ou farinha para pintos, as aves continuam consumindo grit igual, talvez não mais para ajudar na digestão, mas como fonte de cálcio, o que denota que a presença deste nos extrusados não é completa (apesar de estar indicado neles que sim);

aves nectarívoras, frugívoras e insetívoras não consomem grit, mesmo que comam extrusados, pelo contrário, consomem osso de choco com alguma frequencia e alguma terra, com exceção para os loris, que, comendo sementes, consomem grit tambem, deduzo daí entao que o grit ajuda especialmente na digestao de sementes, e que talvez esse tipo de softbills/ bicos moles, não consuma tanto cálcio por ja consumirem insetos como os tenebrios, que são ricos em cálcio e quitina;
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: Grit - Usar ou não Usar

eu especialmente forneço o grit a olhometro, coisa que o sujeito vai desenvolvendo ao longo de anos de criação.

não raramente ficam 1 semana sem, ou consumindo outra fonte de cálcio, mas isso são coisas que precisam, humildemente falando, de experiencia, para serem feitas, pelo que recomendo o fornecimento constante de alguma fonte de cálcio sólida nas gaiolas.

bom, devo dizer que ja conheci criadores que para minha surpresa não usavam nada disso, embora criassem à anos, no entanto, me contaram de um vasto rol de ovos quebrados, ovos moles, e aves depenadas, além de crias defeituosas, tirem as conclusoes.

entao, sou da opiniao do fornecimento de algo, choco, terra, areia, grit, que depois o criador vai vendo quando e como deve fornecer, seja da forma como eu forneço, como o avilandia fornece, e assim segue, mas em primeira instancia é bom fornecer simplesmente.

outro caso tipico é por exempo o das sementes para exoticos, geralmente uma mistura muito diversificada, e que gera ótimos resultados, aliada a uma farinhada boa, no entanto, eu tive exatamente os mesmos resultados fornecendo apenas painço e farinhada, alias, hoje em dia mantenho essa dieta para a maioria dos pequenos exoticos, e os resultados sao os mesmos, com bela saude, como quando forneço mistura, e já testei isso várias vezes, em várias ocasiões. outros conhecidos sequer fornecem farinhada, apenas painço, além de um eventual ovo cozido, que se torna regular quando teem crias, alem claro de frutas e legumes, que eu especialmente não forneço a meus exoticos, e com os mesmos resultados de quando forneço.

já mantive galinhas de raça com milho partido, de tanta saude e qualidade como as que mantinha com extrusado farinha para galinhas, até cardeais, conheço quem os mantinha com milho partido, e eventuais aveia e alpiste, além de fruta e insetos, e estavam tão bons quanto os meus. do mesmo modo, ja acostumei aves nectarivoras a comer papas/farinhadas secas, sem esquecer o nectar, claro. então, o que dizer? não sabemos de nada e temos que ir testando, sem descuidar claro a saude dos passarinhos,
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/

Voltar para “Alimentação e Nutrição”