JC Santos
Mensagens: 39
Registado: sábado, 08/ago/2009, 22:09

Criação de faisões dourados - duvidas

Olá a todos!!!
À dois anos um amigo deu-me um faisão dourado, e como é normal tratei de lhe arranjar duas fêmeas....
Coloquei 15 ovos numa chocadeira, e nasceram apenas dois, os outros ovos não estavam galados! Até aqui tudo bem...
Mas ambos os filhotes, embora colocados numa "estufa/criadeira" juntamente com àgua e comida (migalha para pintos até às quatro semanas), um dia depois morreram :cry: :cry:
Este ano coloquei 12 ovos!!! :)
As questões são as seguintes???
- Terá sido a comida que não foi a adequada???
- Será, como já me disseram, que não se lhe pode dar comida nas 1ªs 24horas???

Não deixem de dar as vossas opiniões e criticas....
Um abraço
tragopan
***
Mensagens: 180
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Localização: Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Re: Criação de faisões dourados - duvidas

Boa noite

Isso é muito estranho, para mais numa especie pouco complicada, eu crio alguns faisões e quando isso acontece é por alguma razão que tenha a ver com alguma contaminação.
Quanto a lhes dar de comer muito cedo não tem nada a ver, eu passo os pintos para a criadeira logo que estejam secos.
Outra grande questão que tenho é o facto de em 12 ovos só teve 2 pintos o que para esta especie é estranho, os dourados são conhecidos por serem uma das especies mais indicadas para quem se queira iniciar na criação de faisões, algo se passou ai com os seus faisões. O meu conselho é que primeiro faça um bom tratamento contra salmonelas e coccidiose. As salmonelas são bacterias que causam uma taxa de abortos elevadissima, alem disso pode causar morte pos nascimentos, logo nos primeiros dias tal como lhe aconteceu. Como era o comportamento dos pintos quando os poes a comer? pode ser que por ai possa dar alguma pista.
cumprimentos
leonel craveiro
Mensagens: 21
Registado: quarta, 16/jan/2008, 22:01

Re: Criação de faisões dourados - duvidas

boa noite
Caro amigo na próxima vez ponha sempre 2/3 pintos de galinha com os faisões para aprenderem a comer e cria-los em cima de rede para não comerem as próprias fezes ,espero ter ajudado. Um Abraço
JC Santos
Mensagens: 39
Registado: sábado, 08/ago/2009, 22:09

Re: Criação de faisões dourados - duvidas

Caros amigos!!!
Obrigado pelas vossas respostas...
Mas eu já havia colocado cinco pintos de galinha :( , e simplesmente os faisões, não os vi alimentarem-se!!! Estavam como se não se conseguissem equilibrar :( .
Quantos aos restantes ovos eles não estavam galados, se calhar dado o pouco tempo em que o macho esteve junto com as fêmeas antes da postura :?:
Vamos ver se este ano corre melhor!!! :?
Boas criações...

Voltar para “Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura”