Tiagomeireles89
Registado: terça, 18/set/2012, 22:09

Codorniz anã chinesa: criação, alimentação, cuidados [ajuda]

Na semana passada foram-me oferecidos algumas aves por uma conhecida que ficou com eles em casa e não os queria nem sabia como tratar deles, entre os quais estavam 4 codornizes, penso que anã chinesa, acho que são um macho e três femeas.
Já estive a procurar informação sobre a espécie, mas não encontro muito sobre comoos manter, gostaria de saber qual o tpo de alimentação que devem ter, e cuidadose condições que deve ser fornecidas para que possam estar em boas condições, e caso o desejem até mesmo procriar.

Deixo fotos de aves semelhantes para me poderem confirmar o sexo e espécie.
Suposto macho:
Imagem
Supostas fêmeas (são as 3 iguais):
Imagem
Ludmar
Registado: domingo, 27/jan/2013, 21:45

Re: Ajuda codorniz

boa noite,
na primeira foto trata-se de uma coderniz anã da chia. Na segunda foto trata-se de uma coderniz japonica.
São diferentes em muita coisa e principalmente no tamanho. As codernizes anãs da china são muito pequena, cabem na palma d mão. As japonicas são bem maiores e já enchem bem a mão e sobra... :-)
elas comem milho partido, granulado de pintos... elas são boas bocas...
Tanto umas como outras não costumam fazer criação em cativeiro...
boa sorte.
Tiagomeireles89
Registado: terça, 18/set/2012, 22:09

Re: Ajuda codorniz

Ludmar Escreveu:boa noite,
na primeira foto trata-se de uma coderniz anã da chia. Na segunda foto trata-se de uma coderniz japonica.
São diferentes em muita coisa e principalmente no tamanho. As codernizes anãs da china são muito pequena, cabem na palma d mão. As japonicas são bem maiores e já enchem bem a mão e sobra... :-)
elas comem milho partido, granulado de pintos... elas são boas bocas...
Tanto umas como outras não costumam fazer criação em cativeiro...
boa sorte.
Devo ter escolhido mal as fotografias, todas elas são mais ou menos do mesmo tamanho.
Amanhã coloco fotos reais para poder mesmo ficar com a certeza do que são.
Flavio Silva
Registado: sábado, 26/jan/2013, 17:50

Re: Codorniz anã chinesa: criação, alimentação, cuidados [aj

Tenho das anas da china no viveiro e sim Sao muito boas mantem aquilo sempre limpinho comem mistura para aves de campo

Criaçao ... pelo menos as minhas só se for de incubadora porque elas poe os ovos todos espalhados no chao nao ligam muito a isso
ToManel
Registado: quarta, 14/abr/2010, 12:12

Tenho codornizes da China e dou-lhes migalha para perus e milho partido. Para além disso dou-lhes alguma verdura que elas adoram debicar e, como estão num viveiro com outras aves comem também algumas sementes que vão caindo para o chão do viveiro. Dou-lhes também, de vez enquando, bichos da farinha que elas adoram.

As codornizes da china chocam e tiram os próprios filhos.

Cumprimentos.
Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

ToManel Escreveu: As codornizes da china chocam e tiram os próprios filhos.
.
Sim, de facto algumas fêmeas mas não todas chocam e criam as suas crias se lhes for dadas condições para isso, eu tinha varias que o faziam, mas actualmente não tenho a espécie mas gostava de recomeçar, mas só com criadas pelos pais.
Pedro Ramalho
Tiago Neves
Site Admin
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55

Boas Pedro,
Já somos 2, tenho andado a procura de alguns casais para voltar a criar esta espécie, mas não tenho encontrado criadas pelos pais, parece impossível…
Eu tive durante alguns anos estas peculiares aves e sempre me criaram sem problema, agora não podem ser vista como “limpa fundos” precisam de alimentação correcta e cuidada, as minhas comiam mistura para exóticos, grit, verdura, papa de ovo e papa para insectívoros.
E criavam sem problema algum, ao contrario do que se diz obtive sempre melhores resultados com casais do que com trios.
Tanto o macho como a fêmea cuidam das crias, e são de facto encantadores a faze-lo.
É uma ave muito interessante mesmo em termos de mutações que são várias e algumas de grande beleza.
Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

Tiago Neves Escreveu:Boas Pedro,
Já somos 2, tenho andado a procura de alguns casais para voltar a criar esta espécie, mas não tenho encontrado criadas pelos pais, parece impossível…
espero que não, davam jeito para complementar os viveiros.
Pedro Ramalho

Voltar para “Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura”