Boa noite,
Estou a fazer criação de canários pela primeira vez, comecei este ano com dois casais de canários Lizard (2012), todos a primeira vez a criar, um deles sem problemas, criam bem sem stress. O outro casal tenho alguns problemas, ela é intenso e ele é nevado. Na primeira postura não estive atento e não retirei os ovos e então nasceram com diferença de 1 dia, 3 pássaros mas os mesmos morreram com 1 a 2 semana, não consegui identificar a causa da morte. A fêmea começou a ficar sem penas na cabeça e ainda está, pensei que fosse o macho e separei-os após 2ª postura onde nascem 3 crias, nos 2 primeiros dias vi que estavam a expulsar um dos pequenos do ninho e por duas vezes o coloquei dentro do ninho. Morreu um deles e ficaram dois com uma diferença de tamanho grande, pensei então juntar o macho, pois podia precisar de ajuda para os criar e como ela piava baixinho como se a chama-lo… asneira, no dia seguinte vi que os dois pequenos tinham a ponta da parte de cima do bico partida, separei novamente o macho, tentei alimentar à mão o mais pequeno, mas não se aguentou e morreu, ficando apenas 1 que já saiu do ninho e aparentemente bem alimentado, porque está a evoluir muito bem, mas tem a parte de cima do bico partida.
As minhas questões são:
- Será possível evitar para a próxima criação, que isto não aconteça, ou seja, na escolha do casal?
- Será que o bico do pequeno vai voltar a crescer, reconstituindo a ponta do bico que foi cortada, pelo pai?
Agradeço desde já a vossa ajuda, Muito Obrigado
Cumprimentos,
Marco Pinto