mbmp77
Registado: sexta, 06/abr/2012, 17:14

Canário com ponta do bico partida [ajuda]

Boa noite,

Estou a fazer criação de canários pela primeira vez, comecei este ano com dois casais de canários Lizard (2012), todos a primeira vez a criar, um deles sem problemas, criam bem sem stress. O outro casal tenho alguns problemas, ela é intenso e ele é nevado. Na primeira postura não estive atento e não retirei os ovos e então nasceram com diferença de 1 dia, 3 pássaros mas os mesmos morreram com 1 a 2 semana, não consegui identificar a causa da morte. A fêmea começou a ficar sem penas na cabeça e ainda está, pensei que fosse o macho e separei-os após 2ª postura onde nascem 3 crias, nos 2 primeiros dias vi que estavam a expulsar um dos pequenos do ninho e por duas vezes o coloquei dentro do ninho. Morreu um deles e ficaram dois com uma diferença de tamanho grande, pensei então juntar o macho, pois podia precisar de ajuda para os criar e como ela piava baixinho como se a chama-lo… asneira, no dia seguinte vi que os dois pequenos tinham a ponta da parte de cima do bico partida, separei novamente o macho, tentei alimentar à mão o mais pequeno, mas não se aguentou e morreu, ficando apenas 1 que já saiu do ninho e aparentemente bem alimentado, porque está a evoluir muito bem, mas tem a parte de cima do bico partida.

As minhas questões são:
- Será possível evitar para a próxima criação, que isto não aconteça, ou seja, na escolha do casal?
- Será que o bico do pequeno vai voltar a crescer, reconstituindo a ponta do bico que foi cortada, pelo pai?

Agradeço desde já a vossa ajuda, Muito Obrigado
Cumprimentos,
Marco Pinto
mbmp77

Re: Canário com ponta do bico partida [ajuda]

Boa tarde,

isto pode ser uma situação normal, mas não conheço as consequências que isto possa trazer, pelo que agradeço que alguém que tenha tido algum caso o relato de algo idêntico me possa ajudar, seguem as fotos do pequeno e da mãe, pois poderam entender melhor a minha preocupação.
Anexos
100_5365.JPG
mbmp77

Agora sim a mãe... Agradeço a vossa ajuda ou informação que possa ajudar este pequenote (a mãe ainda o continua a alimentar e eu ainda não o vi comer nada, pois é muito novinho, mas saiu cedo do ninho.

Cumprimentos,
Marco Pinto
Anexos
100_5369.JPG
100_5368.JPG
mbmp77

Boa Noite,

por favor, se alguem souber do que pode acontecer... ou já tenha passado por alguma situação idêntica, agradeço que me digam qual a melhor coisa a fazer?

Neste momento se o pequeno canário, tivesse num estado "normal" já estaria na voadeira com os restantes pássaros deste ano, mas assim continua ao pé da mãe e ela ainda o alimenta, ainda não o vi comer nada sozinho, forneço fruta e diariamente uma papa que faço com o C15 e vitamina de ovo, forneço grite e osso de choco, talvez passe a dar casca de ovo de galinha moido, pode ser que ajude, visto o bico superior continuar sem crescer.

Agradeço a vossa opinião seja ela qual for, mas a minha ideia é continuar a tentar manter esta ave com a melhor qualidade possível, mas com certeza irá estar em desvantagem em relação aos restantes.

Cumprimentos,
Marco
Canary
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Contacto: Sítio web

Boa noite,
mas assim continua ao pé da mãe e ela ainda o alimenta, ainda não o vi comer nada sozinho
O corte no bico é muito grande....com o bico assim a ave não consegue alimentar-se sozinha. :|
Sem a mãe não se safa, ou então só se o criar à mão até o bico crescer....

Não é uma situação comum, daí que não teve respostas até agora....

Boa sorte,

JM
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
mbmp77

Boa noite,

Obrigado, Canary pela opinião.
Bem enquanto for a mãe a alimenta-lo tudo bem, mas ser eu alimenta-lo é muito complicado, pois só o poderei fazer 1x por dia... apenas poderei dispor a alimentação que disse anteriormente.

Neste momento está bastante grande, o bico é que não cresce, parece que sarou a "amputação" do bico.
Anexos
Imagem de lado
Imagem de lado
Imagem de frente/cimo
Imagem de frente/cimo
Geral
Geral

Voltar para “Canários (geral)”