Boa noite a todos,
Este ano quando fui requisitar as anilhas tive de pagar novamente 5€ para a quota da federação.
Isto é tudo muito bonito, mas gostava de saber para que serve essa quota e que direitos/deveres nos dá.
Até agora creio que eram os clubes que pagavam uma quota, desde 2011 para além dos clubes os seus sócios também pagam e se inicialmente era de dois em dois anos, pelo que me informaram vai passar a ser anualmente.
Inicialmente diziam que o cartão/quota iria dar acesso a exposições e poderia ter outras vantagens. Que eu tenha conhecimento não estão ainda implementadas essas vantagens pois tenho pago para entrar em exposições que não sou expositor ou sócio do(s) clube(s) organizador(es).
Também acho que se pagamos devíamos ter alguns direitos, nomeadamente o do voto. Por exemplo, na ordem dos engenheiros paga-se uma quota mas recebe-se muita informação da ordem (revistas e via e-mail), e tem-se direito a voto.
Eu até concordo em pagar essa quota mas também seria espectável que pegassem nesse dinheiro e fosse realmente investido no desenvolvimento da ornitologia nacional, disponibilizando mais informações úteis aos criadores pelo seu site ou mail assim como deveria ser possível os criadores entrar gratuitamente nas exposições organizadas pelos clubes federados, organizar eventos para possíveis trocas de aves, etc.
Neste momento a imagem que tenho, e agradeço que me elucidem se estiver errado, é que esta quota não veio acrescentar nenhum benefício para os criadores, contrariamente ao inicialmente divulgado de forma informal, e ninguém sabe explicar a finalidade da mesma quando interrogados nem do cartão.
Nos tempos atuais e dadas as contingências a nível de CITES e economia este hoby está a tornar-se bastante exigente e oneroso para os criadores e por isso muitos já deixaram de o ser. Convinha que pelo menos fosse mais transparente para quem gosta mesmo deste hoby.
Caso alguém tenha mais informação é favor informar, pois acho que se pagamos temos direito a isso desde 25 de Abril de 1974.
Cumprimentos,
César Cardoso.