Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Na segunda foto são dois machos, filhos de um casal que eu tenho.


Cláudio, desculpa, não me lembrei que já o tinhas dito num post anterior, que são 3 machos :oops:
Já agora Dolfo, Claudio e restantes colegas, o que acham? eximius, cecilae ou hibridos?
Pedro, com a escassa informação que encontro disponível na Net, no que respeita ás diferenças entre as 2 sub-espécies, na minha humilde opinião, e enquanto "aprendiz", opinar sobre isso seria quase como um tiro no escuro, ou pura especulação.
Aliás mesmo tu, com toda a tua experiência e conhecimentos na matéria, num post anterior dizes que sem as ver ao vivo "é algo complicado", e "com que grau de pureza, não faço a minima ideia".

Do pouco que sei as diferenças essenciais são (mas não só) ao nível das manchas amarelas no dorso, um vermelho mais escuro na cabeça e peito, e no tamaho (uns 30cm para as e. eximius, e uns 33cm para as e. cecilae).

Ora isso só a partir de fotos, pelo menos no meu caso, é mesmo muito complicado.

Pelo que disseste num outro tópico sobre o cruzamento corrente entre as 2 sub-espécies, eu "apostaria" mais em híbridos, mas com o mesmo grau de "certeza" que assinalo as cruzinhas no loto ou no euromilhões :)

Dolfo
Avatar do Utilizador
cblampreia
****
Mensagens: 494
Registado: domingo, 15/out/2006, 23:12
Localização: Loulé
Contacto: Sítio web

Pedro121 Escreveu:Já agora Dolfo, Claudio e restantes colegas, o que acham? eximius, cecilae ou hibridos?
Bom, quanto mais olho para elas mais confuso fico :D

Mas também partilho da opinião o Pedro, o primeiro parece-me uma eximius e os da segunda foto cecilae.

O suposto eximius é um pássaro que gosto bastante, já os supostos cecilae acho que já vi melhores, talvez não sejam totalmente puros.
Dolfo Escreveu:Aliás mesmo tu, com toda a tua experiência e conhecimentos na matéria, num post anterior dizes que sem as ver ao vivo "é algo complicado", e "com que grau de pureza, não faço a minima ideia".
Bom, ficam desde já convidados a visitar as minhas Roselas (e não só) um dia que venham cá ao "Reino dos Algarves" :lol: .
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

cblampreia Escreveu: Bom, ficam desde já convidados a visitar as minhas Roselas (e não só) um dia que venham cá ao "Reino dos Algarves" :lol: .
Eu ao Allgarve ainda ia, agoro ir só ao algarve parece-me um pouco fora de mão :D
Pedro Ramalho
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Boas,
Em relação ao tamanho não sei precisar bem quais os maiores porque eles estão em gaiolas diferentes e não consigo olhar ao mesmo tempo para ambos de forma a comparar melhor
Pois, o ideal seria medi-los, mas bem sei como é complicado e stressante (para elas e para nós), agarrar e depois medir uma ave não domesticada. E as bicadas das roselas não são para brincar!
Bom, ficam desde já convidados a visitar as minhas Roselas (e não só) um dia que venham cá ao "Reino dos Algarves" :lol: .
Houve tempo em que ia com bastante frequência para essas zonas, mas isso foi há já muito tempo :(
Eu ao Allgarve ainda ia, agoro ir só ao algarve parece-me um pouco fora de mão :D
Como assim?... :? Explica lá melhor essa coisa...

Dolfo
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Boas,

Dolfo, foi uma piada do Pedro. Não tens andado muito atento às notícias pois não?! Os senhores do turismo quiseram mudar o nome, Algarve, para ALLgarve. Diziam que era mais fácil os turistas pronunciarem o nome dessa região.
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Boas,

António, tou ao corrente das notícias, conheço a história do ALLgarve...

Não se trata disso. Foi o sentido da frase do Pedro, que me fez pensar se havia outra intenção no que ele quis dizer, percebes?

Senão repara, Algarve ou ALLgarve, geográficamente é exactamente a mesma coisa, de modo que 1 não pode ficar fora de mão e o outro sim.
Daí supor que houvesse 1 duplo sentido na frase, topas?

Dolfo
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Havia duplo sentido, não sei se já viram a polemica com anuncios em Espanha a anunciar ferias em Espanha como se fosse no Algarve, e o que é giro é que no anuncio espanhol aparece Algarve e no Portugues aparece Allgarve, logo eu vou ao Allgarve mas não ao Algarve, topas? isto para ver as aves do Claudio obviamente.
Pedro Ramalho
Avatar do Utilizador
cblampreia
****
Mensagens: 494
Registado: domingo, 15/out/2006, 23:12
Localização: Loulé
Contacto: Sítio web

Olá.

Deixo aqui mais duas fotos, mas de outra perspectiva.

O macho 1 visto de frente:

Imagem

E esta é de mais duas crias do outro casal que tenho, sinceramente não sei se são os mesmos que aparecem na segunda foto, como tenho várias na mesma gaiola, mas se não são os mesmos são irmãos :D

Imagem
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Boas,
Havia duplo sentido, não sei se já viram a polemica com anuncios em Espanha a anunciar ferias em Espanha como se fosse no Algarve, e o que é giro é que no anuncio espanhol aparece Algarve e no Portugues aparece Allgarve, logo eu vou ao Allgarve mas não ao Algarve, topas? isto para ver as aves do Claudio obviamente.
Bem me pareceu que não era só uma questão de Algarve ou ALLgarve e que havia aí mais qualquer coisa nas entrelinhas :wink:
Por acaso a minha imaginação marota tinha levado isso para outro campo ( :wink: :lol: ), porque de facto não estou ao corrente dessa história dos ánúncios deste e do outro lado do Guadiana, mas bom, agora fiquei esclarecido.

Dolfo
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

O macho 1 visto de frente
Pedro, para um opalino, que achas da área do peito em vermelho, que no caso deste macho parece-me ter uma zona algo diluida (tipo um pouco abaixo da zona do papo), como se o vermelho fosse meio vermelho meio amarelo, em direcção ás patas?
Digo isto porque no meu macho opalino, toda a área do peito em vermelho, é realmente vermelha com a mesma intensidade do princípio ao fim.

Quanto aos 2 exemplares da 2ª foto, o da direita parece ter o amarelo do peito tipo mais amarelo torrado, ou amarelo + escuro, do que o exemplar da esquerda. Mas claro, pode ser efeito da foto, do flash, ou algo assim.

Apesar destas novas fotos confesso que continuo a não ser capaz de distinguir se são e. eximius, ou e. cecilae! :oops:

Dolfo
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

O vermelho fora do sitio não é devido ao Opalino neste caso é simplesmente uma ave com defeitos no desenho
Pedro Ramalho
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Pedro121 Escreveu:O vermelho fora do sitio não é devido ao Opalino neste caso é simplesmente uma ave com defeitos no desenho
Sim, claro, não quis dizer que era devido ao Opalino.
Se calhar não me expliquei bem.

O que a mim me parece não é "vermelho fora do sítio". Parece-me mais que toda essa área deveria ser igualmente vermelha (que creio ser 1 característica dos Opalinos), e não vermelho em cima (da cabeça até à zona abaixo do papo) e vermelho-amarelado mais em baixo (da zona abaixo do papo até onde começam as penas verdes ao chegar ás patas).

Dolfo
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Dolfo Escreveu:a do sítio". Parece-me mais que toda essa área deveria ser igualmente vermelha (que creio ser 1 característica dos Opalinos), e não vermelho em cima (da cabeça até à zona abaixo do papo) e vermelho-amarelado mais em baixo (da zona abaixo do papo até onde começam as penas verdes ao chegar ás patas).
o
Dolfo como a Rosela em questão não é um opalino, não pode ter vermelho naquela zona, que tem que ser amarela como nas outras duas, ela tem-no porque é mal marcada e é um defeito penalizavel, o bibe vermelho deve ser regular, e sem aquelas entradas no amarelo que são muito frequentes nas roselas que se vem por aí, este caso é diferente porque é um difusão do vermelho, mas é um defeito de qualquer modo
Pedro Ramalho
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Não é um opalino?! :?
Bom... então esquece o que disse!

Já agora, se não é 1 opalino o que é?!

Dolfo
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

è um normal com algum vermelho no abdomen o que é uma falha, já que as eximius não tem que eu saiba a mutação ventre vermelho
Pedro Ramalho

Voltar para “Fotografia, Digiscoping, Observação de Aves”