Ana Camões
Registado: domingo, 20/dez/2015, 11:29

Dúvida sobre doença do meu Mandarim - o que posso fazer?

Bom dia, Tenho um Mandarim macho que há três dias apresenta um comportamento estranho: Roda a cabeça para cima e assim fica por imenso tempo. Afecta-lhe o equilíbrio pois embora vá para o poleiro, ao mais suave toque na gaiola, ele cai para o chão. Alguém sabe e pode me informar, por favor, o que se trata? Que posso fazer? :?:Obrigada!!
miguelfreitas.2000
Registado: domingo, 13/dez/2015, 11:49

Re: Dúvida sobre doença do meu Mandarim

Boa tarde, o melhor a fazer era levá-la a um veterinário.
Ana Camões

Hoje de manhã, tirei-o da gaiola e apliquei-lhe umas festas no lado oposto. Não sei se foi por isso mas agora está um pouco melhor, está mais enérgico e não "entorta" tanto o pescoço. Será que também existe "torcicolos" nos pássaros? o que acho estranho é que nunca deixou de comer. "Destorcia" o pescoço, mesmo a custo e comia. Vou ver como passa hoje a noite e se não melhorar, contactarei o veterinário. Volto aqui para contar a evolução.
borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Pode ser a doença de Newcastle ou um parasite que lhe tenha afetado o cérebro, assim como pode ser outra coisa qualquer e daqui a uns dias não tenha nada.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
miguelfreitas.2000
Registado: domingo, 13/dez/2015, 11:49

Ainda bem que ele já está melhor :) vá dando noticias.
Ana Camões

Re: Dúvida sobre doença do meu Mandarim - o que posso fazer?

Bom dia, Esta manhã, depois de limpar a gaiola, levei-a para o exterior e o meu mandarim embora a princípio parecia ainda um pouco tonto, depois começou a cantar, pular de poleiro em poleiro, come e parece que não tem nada, nem sequer entorta a cabeça (ontem foi o mesmo). Quando vai para o fim da tarde que trago a gaiola para dentro de casa por causa do frio, começa a ficar como que "tonto", ainda no poleiro, vira a cabeça para cima, de tal forma que parece que fica com as patas nas costas e assim fica por muito tempo, o que o faz ficar provavelmente tonto e depois ao mais leve toque na gaiola, cai para o chão.
Como não percebo nada de pássaros acho um comportamento deveras estranho. Lembrei-me de perguntar aqui no forum a alguém mais entendido no assunto que eu, se este comportamento do meu mandarim não poderá fazer parte de um qualquer ritual de acasalamento... Tenho o referido passarinho desde o Verão, foi-me dado por uma vizinha que o apanhou quando andava perdido a voar na rua e desde essa altura que está sozinho na gaiola pois não tenho mais nenhum...
Obrigada pela informação e ajuda que possam dar-me.
borllock
Site Admin

Não é nenhum ritual de acasalamento nem nada do género.
É um problema que ele tem, se é genético ou doença, não se sabe.
Mas há quanto o tempo o tem? Só começou a fazer isso agora?
Pode ter sido de um embate em algo quando andava solto, por exemplo, e ficou com alguma lesão no cérebro.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Ana Camões

Boa tarde Sr.José Jesus, respondendo às questões, tenho o mandarim mais ou menos desde Julho. Este comportamento só começou à cerca de três dias. O que é estranho é que só começa a partir do fim do dia. Agora por exemplo, está muito satisfeito a apanhar um pouco de sol e a cantar.
borllock
Site Admin

Esse pássaro tem é uma panca e não é pequena :lol:
Agora a sério, não sei o que seja, mas se não piorar, não se preocupe.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Ana Camões

Boa tarde, peço desculpa por só dar notícias agora. Tenho a informar que o meu Mandarim já está completamente bom e é como se nunca tivesse tido nada. Fico sem saber o que realmente lhe aconteceu. Obrigada pela atenção
ashwinder
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Uma vez aconteceu.me uma coisa assim tambem muito estranha. Um casal de bichenovs tava no choco e eu fui espreitar no ninho , mesmo sem mexer um deles assustou.se e voou a bater na gaiola ate cair para o chao como se tivesse a ter um ataque de epilepsia. No dia seguinte assim que me viu fez quase o mesmo e ficava no chao com a respiraçao a mil à hora. Entretanto foi fazendo cada vez menos e hoje ta tudo como se nao se tivesse passado nada.
Na minha opiniao foi uma pancada com a cabeça.

Ate hoje esse casal nunca mais assentou um choco em condicoes tanto que ate ja desisti de os meter a criar

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”