Olivério
Registado: quarta, 21/out/2015, 10:40

Mandarins - Serão gigantes?

Boa noite,
Quero adquirir um casal de mandarins, e após uma pesquisa, encontrei estes. Será que pelas fotos conseguem confirmar-me de que realmente são gigantes?
Desde já o meu obrigado.
Anexos
3984568990-casal-mandarins-gigantes.jpg
3993092309-casal-mandarins-gigantes.jpg
Mika
Registado: domingo, 24/mai/2015, 21:40

Re: Mandarins - Serão gigantes?

Boas. Eu falo por mim, crio mandarins e a unica diferença entre os gigantes e os ditos normais é o porte. O tamanho. Pelas fotos não dá para ter a noção se são ou não gigantes. Só vendo pessoalmente é que se pode tirar as dúvidas.
borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Pois por foto é complicado dizer se são ou não gigantes, mas normalmente os mandarins de exposição têm um desenho mais arredondado e bico mais curto, o que não parece ser o caso desses.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ashwinder
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Boas.
Eu tenho 1 casal de mandarins gigantes classicos no viveiro comunitário e sao o dobro do tamanho dos normais. Nunca li sobre a origem deles e ate tinha ideia que gigantes nao havia brancos. Uma coisa que tenho reparado é que agora que tenho mais machos que femeas, os machos normais querem acasalar com a femea gigante. Nao sei se é possivel, mas se for talvez nasçam de um tamanho intermedio
Mika

Os mandarins de exposição têm um tamanho maior em relação aos ditos normais devido às varias selecções a que foram submetidos. Daí também serem chamados de gigantes, pois são o dobro. Existe em todas as mutações.
Mika

ashwinder Escreveu:Uma coisa que tenho reparado é que agora que tenho mais machos que femeas, os machos normais querem acasalar com a femea gigante. Nao sei se é possivel, mas se for talvez nasçam de um tamanho intermedio
Acasalam normalmente porque são a mesma espécie. Será mais fácil um casal de macho normal com fêmea gigante do que o inverso, pois uma fêmea normal iria ter dificuldades em aguentar o peso do macho. E realmente devem sair intermédios.

Agora é assim, visto que tem um casal de gigantes, podia arranjar um casal normal que goste para tentar tornar gigante.
Por exemplo, bochecha negra. E metia o macho gigante com a femea bn. E a femea gigante com o macho bn.
Como esses gigantes são clássicos, sairiam clássicos portadores de bochecha negra. Depois ao casar as crias destes dois casais iriam sair bochechas negras parcialmente gigantes. Portam o gene bochecha negra e têm sangue de gigante. Penso eu que seria assim. Mas gostava de ouvir a opinião de alguém mais dentro do assunto.
NunoP
Registado: quinta, 06/dez/2012, 18:13

Pela foto é difícil avaliar
Vicio antigo: apostar em futebol! Novo vicio: Criação de aves!
ashwinder

[quote="Mika"][quote="ashwinder"]Uma coisa que tenho reparado é que agora que tenho mais machos que femeas, os machos normais querem acasalar com a femea gigante. Nao sei se é possivel, mas se for talvez nasçam de um tamanho intermedio[/quote]

Acasalam normalmente porque são a mesma espécie. Será mais fácil um casal de macho normal com fêmea gigante do que o inverso, pois uma fêmea normal iria ter dificuldades em aguentar o peso do macho. E realmente devem sair intermédios.

Agora é assim, visto que tem um casal de gigantes, podia arranjar um casal normal que goste para tentar tornar gigante.
Por exemplo, bochecha negra. E metia o macho gigante com a femea bn. E a femea gigante com o macho bn.
Como esses gigantes são clássicos, sairiam clássicos portadores de bochecha negra. Depois ao casar as crias destes dois casais iriam sair bochechas negras parcialmente gigantes. Portam o gene bochecha negra e têm sangue de gigante. Penso eu que seria assim. Mas gostava de ouvir a opinião de alguém mais dentro do assunto.[/quote]

O problema é que nao tenho muitos tipos de mandarins. Tenho um casal de gigantes classicos, 1 macho classico (a femea morreu à dias com um ovo atravessado) de resto é tudo brancos e alguns brancos com a bochecha laranja. Qualquer dia compro uns casais diferentes
ashwinder

Outro problema é que os meus gigantes nao criam , ou seja, fazem tudo bem mas o "pinto" nao sai da casca. Quando parto os ovos tao todos com as crias ja mortas. Mas uma vez meti ovos de gould e nasceram . Acabei por desistir desse casal por isso è que foi para o viveiro. Nos mandarins normais nunca tive esses problemas
ruben10PT
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59

Boas,
Quando abre os ovos repara se as crias estão bem formadas?

Isso pode ser má formação genética das crias devido a consanguinidade, por exemplo.

Cumpts.
kussamiguel
Registado: quarta, 08/abr/2015, 02:08

boas

tenho vários mandarins supostamente gigantes, quando me ofereceram o 1º disseram-me que eram gigantes, não duvidei porque tb ja tive dos pequenitos e realmente sao mias pequenos,mas ha uns tempos vi numa loja de animais uns mandarins que em relação aos meus sao bem maiores, serão esses mesmo os gigantes ou ha 3 portes diferentes?
borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

A questão não é haver 3 portes de mandarins, aliás não existe nenhum, nem gigantes nem meios gigantes.
Existem sim mandarins "normais" e mandarins de exposição, que como disse anteriormente têm um porte superior aos normais e um desenho mais arredondado, etc,etc. Agora, claro que o porte varia muito de criador para criador, mesmo nos de exposição. É como nos periquitos ingleses, roseicollis long, etc. Mas uma coisa é certa, tamanho não é tudo em exposições.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ashwinder

ruben10PT Escreveu:Boas,
Quando abre os ovos repara se as crias estão bem formadas?

Isso pode ser má formação genética das crias devido a consanguinidade, por exemplo.

Cumpts.
Sim as crias tao bem formadas , dá ideia que nao conseguem partir a casca.

Consaguinidade é impossivel pois vieram de sitios diferentes.

Vou meter ninhos no viveiro e esperar que criem lá.
ruben10PT
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59

Sim as crias tao bem formadas , dá ideia que nao conseguem partir a casca.
Não poderá ser falta de humidade no ninho? As aves têm banheira disponível e vê-as a tomar banho?

Cumpts
ashwinder

Banheira nao, mas banham.se no bebedouro. Mas os vizinhos de cima e de baixo e dos lados tao nas mesmas condicoes e tiram bem..
Agora no viveiro ja têm banheira é esperar pa ver

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”