ereira
***
Mensagens: 117
Registado: terça, 05/jun/2007, 17:11
Localização: Pombal

caturras mutaçoes

boas tardes
ha algum tempo coloquei num outro topico fotos do meu casal de caturras
o casal
Imagem
uma femea cinzenta e um macho no qual vuim a descobrir ser portador de opalino quando tive uma cria assim
Imagem
depois na 2ªninhada o casal tirou 2 crias cinzentas e na terceira nasceram mais duas. uma cinzenta e esta:
Imagem
Imagem
uma perola face branca se nao estou em erro
agora gostava que me confirmassem o seguinte: tenho um macho cinzento portador de opalino e de azul é isso?

ja agora tambem sobre uma questao que se colocou sobre caturras amarelas. eu perguntado qual o macho indicado para cruzar c a minha caturra femea opalina(2ªfoto) para obter caturras amarelas e penso ter sido o pedro ramalho a dizer-me que um cinzento portador de opalino e lutino era o indicado. será que este serve?
Imagem

desde ja obrigado pela atençao
cumprimentos e boas castanhas
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Olá Ereira,

O teu macho do casal, nota-se por certos detalhes que é um opalino (ou pérola, se assim quiseres chamar), e não um cinzento.
Por exemplo, as marcações brancas nas asas são maiores do que um macho cinzento normal. O cinzento dele também é mais claro que os cinzentos normais. Além disso parece-me que tem as patas claras, mais para o rosa-cor de pele, que as patas, geralmente mais escuras dos cinzentos normais. Pelo menos isto resulta do que tenho observado com algumas das minhas caturras, com características semelhantes à do teu macho.
Portanto a cria opalina (ou pérola), confirma que de facto ele é portador de opalino.

Quanto à cria opalina FB, aí já não sei bem, os peritos hão-de dar a opinião deles com certeza.

Mas a fêmea cinzenta do casal é FB, ou é uma cinzenta normal? Na foto não dá para ter a certeza se ela tem as bochechas vermelhas, ou se não tem bochechas de todo, o que faria dela uma FB.
Não sei se com uma fêmea FB e um macho opalino conseguirias tirar crias opalinas FB, ou se o macho tem de ser portador de FB, o que faria dele nesse caso um opalino/FB.

Quanto ao resto, deixo a palavra aos peritos em genética :wink:

Cumprimentos,

Dolfo
ereira
***
Mensagens: 117
Registado: terça, 05/jun/2007, 17:11
Localização: Pombal

obrigado Dolfo pela resposta
quando perguntei se tinha um macho cinzento portador de opalino foi um lapso. de facto é mesmo um opalino, ja o pedro o tinha dito no outro topico. quanto á femea é mesmo uma normal. na foto nao da para ver bem. so mesmo com bastante atençao mas tem de facto bochechas laranja.
aguardo mais opinioes
obrigado
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Ola boa tarde! De facto a tua caturra tem todas as caracteristicas de uma face branca! Queria felicitar-te pois é uma bela aves! :D Quanto a caturra que queres juntar com a opalina da 1ª criação sera mesmo macho, na foto aparenta ter algumas riscas na cauda! Eu tenho um casal de caturras cinzentas normais que na 1ª criação me tiraram 3 cinzentas normais, mas que na 2ª criação me tiraram 2 cizentas normais e 1 canela!
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

De facto a tua caturra tem todas as caracteristicas de uma face branca!
Tiago, a qual das caturras te referes?

É que é assim:
-se te referes à cria opalino FB, não é uma questão de ter ou não ter "as características de...". Ela é de facto uma opalino FB.
-se te referes ao pai, o opalino (eventual e provável portador de FB), isso não é visível, de modo que não pode ter "as características de..."

Dolfo
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Dolfo eu tava-me a referir a caturra opolina FB!
ereira
***
Mensagens: 117
Registado: terça, 05/jun/2007, 17:11
Localização: Pombal

tiago, o macho que comprei para a minha femea da 1ªcriaçao parece de facto ser 1 macho, pois alem de imitar a minha rosela e o canario, esta a + a perder as perolas que ionicialmente tinha nas costas. por isso penso ter uma macho jovem que pelas manchas amarelas que apresenta me parece ser um portador de lutino tambem.
cumprimentos
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Sendo assim retiro o que disse! Eu so questionei o sexo da caturra pois parece ter algumas riscas na cauda! Não tive a noção que éra uma ave jovem inda em muda!
pedro376h
Site Admin
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

boas,
no primeiro casal ambos têm que ser portadores de azul, senão não tiravas azuis.

o macho da última foto, não é manchado por ser /lutino, mas sim porque é um arlequim. o que não invalida que possa ser portador de lutino. pode ser, mas através das manchas amarelas não podemos saber isso :wink:
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

o macho da última foto... ...é um arlequim.
Pedro, por arlequim queres dizer "pied" em inglês? (Nunca percebi bem como se chama essa mutação - não confundir com opalinos, ou pérolas - em português! :oops: )

Como consegues ver isso?
Eu só os consigo distinguir pelas marcas nas asas, nas costas, onde têm marcações bastante diferentes dos opalinos. Nunca tinha reparado até agora que também se podiam identificar pela frente!
Podes elaborar um pouco acerca disso?

Obrigado,

Dolfo
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Eu tenho um casal de caturras normais que na ultima criação tiraram uma cria canela! :D Isto quer dizer que algum dos progenitores é portador de canela? :?:
pedro376h
Site Admin
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

Dolfo Escreveu: Pedro, por arlequim queres dizer "pied" em inglês?
Como consegues ver isso?
exactamente :) pied, malhado, arlequim, panaché :D

eu não percebo nada de caturras, atenção :D para mim são o pássaro mais difícil, do mundo, de criar. a par dos personatas :oops: :D

mas as mutações depois de sabermos como se transmitem é uma questão de ver "quem é filho de quem" e "quem porta o que" :D :D

infelizmente só sei o básico, por isso não posso aprofundar muito.

em caturras

ino - sex linked
opalino - sex linked
canela - sex linked

azul (FB) - recessiva

arlequim - provavelmente dominante (não tenho certezas, mas é uma questão de pesquisar)

depois há mais mutações mas aqui ficaram só as mais comuns.

digo que é arlequim, basicamente porque é malhada no peito :D
só por isso. é diferente daquele pintalgado mais certinho do opalino.
o arlequim é uma mutação muito imprevisivel, porque as aves tanto podem ter muitas manchas como poucas, ou apenas uma pintinha.
provavelmente esta da foto, até terá as remiges de cores diferentes umas das outras. mas na foto não dá para ver.
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
pedro376h
Site Admin
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

Tiago Neves Escreveu:Eu tenho um casal de caturras normais que na ultima criação tiraram uma cria canela! :D Isto quer dizer que algum dos progenitores é portador de canela? :?:
pela minha resposta acima penso que já conseguirás chegar à tua resposta.
só uma das tuas caturras reprodutoras é responsavel pela filhota canela :D
sabes qual é?
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Obrigado Pedro! Penso que o resposavel pela cria se canela seja a femea! Que mutação sera mais indicada para juntar a minha canela?
pedro376h
Site Admin
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

:) não. mas eu peço desculpa, porque estava também a fazer confusão com um tópico parecido com este, mas sobre caturras albinas :oops: lá expliquei isso melhor. neste não fui tão explícito.
mas explico novamente:

independentemente de ser lutina, opalina ou canela (porque são todas ligadas ao sexo).

quando temos duas aves normais, e nasce daí uma ave lutina então obrigatoriamente é o macho o culpado :D

porque as fêmeas nunca portam mutações ligadas ao sexo. ou são visualmente, ou não são nem portam.

é dificil explicar assim, mas deve ter ajudado :oops: :)
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com

Voltar para “Psitacídeos Australianos e Oceânicos”