Boa noite
Tenho um casal de roseicollis, que em maio do ano passado fez a primeira postura e tirou cinco crias, que criaram sem problemas. Este ano já fizeram duas posturas e não tem corrido bem. Na primeira forraram o ninho com pouco material (rama de pinheiro), que a medida que ia decorrendo o choco e depois de nascerem os bebés iam deitando fora, pelo que as crias ficaram praticamente encima da madeira do ninho. Até aqui parecia tudo bem, até que me apercebi que eles não ficaram direitos com as patas. Andavam de pernas abertas, tendo ficado com a sensação, que foram os pais que quando iam para cima deles no ninhos, os esmagavam contra o fundo do ninho e eles ficaram com deformações nas articulações das “ancas”. Na segunda postura, como estavam também a colocar pouco material, eu mesmo coloquei no ninho material, mas eles voltaram a ir deitando fora e as crias acabaram por ficar com o mesmo problema.
Não sei se isto é um problema comportamental, ou outra coisa que não estou a ver. A única mudança que houve, foi que eles fizeram a primeira postura numa gaiola mais pequena e seguir, coloquei-os num viveiro maior.
Será que alguém já teve uma experiência parecida ou consegue dar uma ajuda, para ver se consigo ultrapassar esta dificuldade.
Obrigado
Fernando