marisaasfernandes
Mensagens: 1
Registado: sábado, 26/set/2020, 15:40

Canário belga com doença da faca (tratamento?)

Boa noite,
tenho um canário belga com cerca de seis anos e ele deixou de cantar, sendo que agora está quase sempre em silêncio. Dorme durante o dia, colocando a cabeça debaixo da asa. Quando não está a dormir tem as asas para baixo e permanece muito tempo quieto.
Ele era uma ave muita enérgica e agora está assim. Não tem diarreia e come até com alguma frequência. Também não se encontra na muda da pena.
Já me disseram que pode estar com a doença da faca porque está a ficar com o osso do peito vincado. O que acham? Como poderei tratá-lo?
Obrigada.
Gabriela1999
Mensagens: 2
Registado: sábado, 19/set/2020, 13:29

Re: Canário belga com doença da faca (tratamento?)

Se não há mudança aparente nas fezes, com certeza é má nutrição. Pode melhorar a alimentação dele com farinhada e extrusada, além de alimentação natural. E ver se o peso está entre 20g que é o mínimo para uma ave saudável
Avatar do Utilizador
Alberto Peixoto
Site Admin
Mensagens: 164
Registado: quarta, 29/out/2014, 07:13
Localização: Braga - PORTUGAL

Re: Canário belga com doença da faca (tratamento?)

Olá, se estivesse no teu lugar durante os próximos dias ajudaria o passarinho com um Polivitaminico, até vires que ele começa a arrebitar.

Algo que vou começar a fornecer na farinhada é pequenas quantidades de Anis estrelado, Gengibre e Alho.
Estes três produtos, são em conjunto um anti-virico, bacteriano, fúngico.

O facto do teu passarinho estar magro pode ser derivado a bactérias do fórum intestinal, que fazem com que ele não absorva os nutrientes da comida.

Tenta dar uma força nesse aspeto e caso ele não melhore acho que deverias levar o passarito a um Vet.
Cumprimentos,
Alberto Peixoto

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”