Deixo aqui algumas dicas para quem queira amansar o seu passarinho, vale para todas as aves que não foram criadas à mão.
Esta é uma tarefa que irá requerer bastante persistência e muita paciência. Deixo aqui as etapas, para que seja mais fácil conseguir um avanço.
0° O passarinho deve antes de mais fazer parte da família, deverá estar num lugar frequentando e onde haja bastante interação social. (Atenção se ele tiver acabado de ser comprado estranhará o local, então devemos dar um tempinho para que ele se habitue à nova casa).
1° Como todos nós ele têm que ter um nome (pois com o tempo ele irá reconhecer o som como um chamamento).
2° Ao falarmos com ele devemos usar um tom de voz baixo e calmo. Os movimentos que fazemos devem ser lentos.
3° A aproximação deve ser bastante progressiva, devemos sempre no mesmo horário trocar a água, a comida, ou fazer a limpeza da gaiola e enquanto o fazemos devemos ir falando com o passarinho. (As aves gostam de hábitos é uma forma que lhes premite ter algum controlo das situações, já que elas têm uma boa memória).
***(Isto poderá demorar, mas, com o tempo ele perceberá que quando nos aproximamos é para lhe trazer coisas boas ou limpar a casinha dele, o que fará com que ele se sinta feliz quando vê o seu tutor).***
4° Quando ele já não se assustar na nossa presença podemos oferecer guloseimas (sementes) pelas barrinhas da gaiola.
5° Quando a etapa anterior se tornar um hábito, devemos oferecer as sementes gulosas com o dedo dentro da gaiola. E depois na palma da mão ( a mão deve ficar imóvel e se o passarinho não se aproximar, deve ser tentado no dia seguinte e assim sucessivamente).
6° Aos poucos, com as guloseimas, podemos começar a trazer o passarinho para fora da gaiola (as janelas devem estar trancadas e vidros e espelhos não devem estar visíveis, pois confundem muito os animais e podem mesmo ser perigosos para eles) nunca devemos tentar apanha-lo, devemos antes deixar que ele entre sozinho na gaiola, caso ele não consiga, devemos deixar o quarto escuro e apanhar-lo devagar e sem o apertar.
7° Agora o passarinho já percebe como sair e entrar na sua casinha, nesta etapa devemos optar por gaiolas com porta adaptada para que ele possa sair e entrar facilmente. Quanto mais tempo passarmos com ele, mais seguro ele ficará na nossa presença.
Ponto principal: Devemos respeitar sempre os limites do passarinho e, por tanto, não podemos obrigar ou zangarmo-nos com ele. Assim como nós haverá dias em que ele estará mais calmo e outros nem por isso. Atenção também que outras pessoas poderão inibir a vontade do passarinho de sair da gaiola, pois ele não sentirá tanta confiança para explorar o exterior na presença de estranhos.
8° Agora já podemos começar a habituar o passarinho a pousar no nosso dedo, para isso, devemos usar um gatilho de atenção, este pode ser uma verdura ou fruta que a ave goste, deve ser segurada numa mão enquanto a outra ficará à frente a fazer de poleiro. Isto também levará o seu tempo e deve ser feito diariamente.
Esta última etapa tornando-se um hábito com o tempo e se respeitarmos o espaço do passarinho ele se agradará de ficar perto de nós, pousando nos nossos dedos ou ombros.
Escrevi este artigo tendo em base técnicas que aprendi através de livros, vídeos e artigos on line e acima de tudo com a minha própria experiência, espero que este seja útil para quem procura amansar uma ave.
P.s. Se sem querer assutarmos o passarinho devemos começar ganhar a confiança a partir da etapa anterior.