Boas Ricardo,
Dúvida 1-
Se a ave for amarela estamos na presença de uma mutação (despigmentação) porque ao fim e ao cabo o canário selvagem é um negro/amarelo se for branca estamos na presença de mais mutações/alterações genéticas...
Dúvida 2-
Será o tal CROSSING-OVER ou RECOMBINAÇÃO GENÉTICA, ou não...?
Dúvida 3-
Além de alterar a tonalidade da pena, também o mesmo gene altera o tamanho das mesmas, estamos na presença de uma Pleiotropia...ou seja um mesmo gene é responsável por várias alterações genéticas...
Tás somente a consentras-te nas plumagem dos canários, então e o gene ou genes que são responsáveis pelo tamanho do canário estás a esquecer que existem canários do tamanho de um pombo...Quanto a mim sobre o canário original iremos encontrar alterações de 3 tipos:
Dúvida 4-
Porque segundo o que me foi dado a aprender o Azul (negro/branco) é o resultado ou seja o ponto intermédio da mistura de dois caracteres diferentes resultantes do cruzamento de dois canários com os tais caracteres diferentes...mas pela experiencia que tenho se quero "tirar" brancos no Porte acasalo Azul x amarelo pelo que segundo a lógica o Azul terá que ser negro branco dominante...
Dúvida 5-
A tua questão inicial era juntar dois lipocormicos:
Portanto o amarelo é dominante em relação ao branco recessivo...A minha questão era o que acontece quando tens um lipocromo branco e o juntas com um lutino? Qual ganha?
Pelo que me é dado a perceber não acho, pois tens o caso dos Faeos que uma das caracteristicas deles são os olhos cor de rúbis (factor ino)...e outro que, em teoria inibe completamente as melaninas (ino).
Dúvida 6-
Vão nascer todos amarelos - portadores de branco e portadores de olhos vermelhos (ino) é a 3ª Lei de Mendel..."penso eu de que"...
Dúvida 7-
é a mesma coisa que perguntar quem é que nasceu primeiro "foi o ovo ou a galinha"
Porque quem é que apareceu primeiro foi um canário todo branco que depois cruzado com o verde deu Azuis ou foi um canário Azul(negro/branco) que cruzado com um amarelo deu o branco???
Saudações