Página 1 de 1

Agapornis e CITES

Enviado: domingo, 07/dez/2014, 20:14
por Joker
Boas, há muito que quero adquirir dois agapornis para companhia, sei que os roseicollis são os únicos que não necessitam de CITES mas também são os que menos me dizem, e os que menos me chamam atenção, nunca fui grande amante de roseicollis.
Entre fischers e personatus gosto mais dos fischers ora, eu sei que ele precisam de cites, a minha duvida é se eu comprar duas aves e o criador me der a documentação delas, eu passo a ter as aves legais? ou também preciso de me registar?

Eu tenho lido que se for para criação tenho que estar registado, mas e se o objectivo não for que criem?

Outra questão, ao ter a documentação das aves, isso garante me que são fishers puros ou existe a possibilidade de estar a adquirir híbridos?

Re: Agapornis e CITES

Enviado: domingo, 07/dez/2014, 21:59
por borllock
Para teres as aves basta teres os papeis de cedência, não precisas de estar registado como criador.
E sim, se o criador for trafulha pode ceder à mesma aves hibridas, tens de arranjar um criador de confiança.

Re: Agapornis e CITES

Enviado: domingo, 07/dez/2014, 22:18
por Joker
E eu a pensar que os Cites ajudavam a combater os hibridos, podes me explicar como é, e o que contem a papelada que o criador tem que me dar para evitar que seja enganado?

Re: Agapornis e CITES

Enviado: segunda, 08/dez/2014, 10:59
por borllock
Primeiro tens de saber distinguir uma ave pura de uma hibrida (coisa que eu não estou muito dentro do assunto).
Depois tens de procurar um bom criador, de preferência que crie apenas uma espécie de agapornis e tenha resultados em exposições, desconfia sempre de aves baratas!
O papel penso que tem o numero da anilha da ave que compras e a sua ascendência(nº de anilha dos pais da ave em questão)

Re: Agapornis e CITES

Enviado: segunda, 08/dez/2014, 11:53
por ruileote
Bom dia,
Uma dúvida que tenho é se é preciso ir com esse papel a algum lado registar as aves, ou basta ficar com o papel em casa?
Abracos

Re: Agapornis e CITES

Enviado: segunda, 08/dez/2014, 12:05
por Joker
Boas Rui
Ainda bem que perguntas, pois agora fiquei exatamente com essa mesma duvida. :)

Re: Agapornis e CITES

Enviado: segunda, 08/dez/2014, 15:35
por borllock
Ficas com o papel em casa :lol:
O papel serve para se te aparecer alguma entidade à porta tu mostrares o papel como são aves legais, senão arriscas-te a pagar uma coima elevadíssima.
É o que sempre aconteceu com os grandes papagaios/araras, aqui as pessoas costumam saber que para os ter legais têm de ter os papeis da ave.