Nuno Cymbron
Registado: sábado, 15/set/2007, 02:25

Dimensão da FPO e alternância na direcção da COM-P

Meus caros,

Não será exactamente por a FPO ser já a menor das 3 Federações, que interessa à FONP, manté-la como sua "parceira" (eu chamaria mais, enteada) numa COM-P que assim ficará em definitivo sob seu controlo, e consequentemente a representação internacional do nosso país????

Não vejo como muito viável a alternância do poder rotativo na COM-P, a que cargas d'àgua, iria agora a FONP entregar a direcção da COM-P à FPO, com a reduzida representatividade e influência que actualmente detém???

Até porque assim seria um presidente da COM-P (originário da FPO) a representar-nos no Mundial de 2010, quando todo o trabalho será/é da FONP, que diga-se da passagem trabalhou bem para isso, ao manter-se neutra na problemática da saída de clubes da FPO, para a FOCIP, numa 1ª fase, e para ela mesma numa fase definitiva, evitando assim o argumentto de desestabilizar a sua parceira de COM-P.

Nos tempos mais recuados, tinhamos uma AAP que organizou eventos de nível mundial, seguidos, porque era a única entidade nacional que tinha capacidade e conhecimento para tal, hoje em dia essa capacidadeestá democratisada e existe em várias partes do país, mas há um novo factor, que é o da manipulação dos acontecimentos e instituições inteiras, para que esses eventos não fujam à alçada de uma só nova entidade, com que outros objectivos, isso é que não sabemos.

SAbemos de certeza que se para além desses, todos os outros com vontade de trabalhar fossem aceites, o evento só poderia melhorar, mas haveria que respeitar a sua autonomia e orientação colectiva, dentro do respeito pelas normas da instituição de representação superior.

E como a autonomia das instituições e mesmo regiões, é aceite na constituição portuguêsa, essa deveria ser a norma em todas as áreas da vida nacional.

Cumprimentos e boas criações

Nuno Cymbron
Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

Re: Dimensão da FPO e alternância na direcçã oda COM-P

Nuno Cymbron Escreveu:Meus caros,

Não será exactamente por a FPO ser já a menor das 3 Federações, que interessa à FONP, manté-la como sua "parceira" (eu chamaria mais, enteada) numa COM-P que assim ficará em definitivo sob seu controlo, e consequentemente a representação internacional do nosso país????
Num pequeno ponto, eu não tenho a certeza que a FPO seja menor que a FOCIP, mesmo em numero de clubes.

Focip:
Border Clube Português – BOP;(expo???)
Mosaico Clube Português;(expo???)
Norwich Clube Português – NOP;(expo???)
CPE – Clube Português de Exóticos;(expo???)
Secção Ornitofila dos Riachos;
Clube Ornitófilo Ribatejano;
Clube Ornitológico da Beira Interior;
Clube Ornitológico de Coruche;(expo???)
Clube Ornitológico de Vialonga;
Associação Ornitológica da Madeira;
Associação dos Avicultores da Terceira;
Associação dos Avicultores de São Miguel;
Associação dos Avicultores de Portugal.

FPO

Núcleo Ornitológico Telheirense
Clube dos Avicultores do Algarve
Clube de Exoticos do Marvão
ASSOCIACAO ORNITOLOGICA MONTEMORENSE
Clube Ornitológico das Caldas da Rainha (pelos vistos esta reactivado)
Associação Ornitológica de Elvas
Clube Ornitológico de Aveiras de Cima
Clube Ornitológico de Silves
Clube Ornitológico do Cartaxo
Associação Ornitológica do Baixo Alentejo
Clube Ornitológico de Peniche
Associação C.O.C. Lourinhã
Clube Ornitológico de Marinhais
Clube do Canário Arlequim Português
Clube Ornitológico de Salvaterra
Clube Ornitológico de Samora Correia

Ora fazendo só as contas aos clubes que estão activos e que vão fazer expo, e mesmo contando com os temáticos da FOCIP (o que é discutivel nalguns casos) e com Coruche a FOCIP tem menos clubes e se calhar menos exposições e provavelmente menos socios exclusivos, porque os socios da AAP são muitas vezes socios de outros clubes, portanto, porque é que a FPO é a 3ª e não a FOCIP?????????
Pedro Ramalho
Nuno Cymbron
Registado: sábado, 15/set/2007, 02:25

CAro Pedro,

Bem, o meu texto foi copiado para aqui porque resulta como penso que será fácil de perceber, de uma resposta que dei a um colega num outro forum, embora o titulo e corpo da mensagem fossem nitidamente outro e você desviou-se estrategicamente do assunto principal e centrou-se numa questão menor.

Mas eu respondo-lhe.

Quanto aos especificos da FOCIP, o MCP só aderiu já no fim da época, o BOP e NOP, organizaram dentro de uma exposição de um clube a sua exposição anual, como é dos seus estatrutos, e de dimensões significativas, (sem comparação possivel com o Gloster CP mas esses são um exemplo para todos não só para o BOP e NOP, mas olhamos para eles como exempl e objectivo), o CPE, colaborou em várias das exposições, mas penso que não teve uma só sua, mas é muito mais útil à FOCIP no seu todo~, com este tipo de colaboração e incentivos do que fazendo uma expo. sua só para cumprir calendário.
Coruche esteve em stand-by.
As ilhas, todos os 3 clubes organizaram as suas maiores exposições de sempre, a qualidade tem vindo a crescer, e a diversificação a aumentar.

Pois bem, eu não conheço os clubes da FPO e suas dimensões, mas penso que mesmo par a FONP, uma federação que perca uma AAP e COV, depois de ter perdido, COR, Setubal, Almada e todos os clubes insulares (mais numa perspectiva global do que propriamente de dimensão) não terá mais interesse nem merecerá mais o respeito que tinha antes.

E se serviu para encaixar mais um mundial temporariamente e oferece-lo à FONP, daqui a dias, vão anunciar com muito pesar (snif, snif) que já não podem dar conta do compromisso de assumir a presidencia rotativa, e a fonp, vai anunciar que está a estudar a situação e que em devida altura dará a conhecer ao mundo ornitológico nacional a decisão do "Papa" (dos senhores engenheiros), e depois com muita pompa aparecerão como os salvadores da patria a assumirem ', por favor, o lugar e só porque lhe foi pedido pela FPO, que está de rastos e não consegue dar conta dos seus compromissos.
(infelizmente, digo eu, mas está assim porque quer, pois prefere a FPO afastar quem pensa diferente do grande lider, mesmo que enfraqueça a instituição, não se pode é sacrificar o individuo, pois é a maior valia que tem, tudo o resto são perdas aceitáveis - com que custo????).

SAbem que os E.U.A. sempre arranjaram maneira de haver uns grupos de influência interna nos países que pretendiam invadir, que lhes pediam que lá fossem salva-los , (acho que o Hitler fez o0 mesmo com a Checoslováquia e Polónia, e a União SOviética com a Hungria e a própria Polónia após a 2ª guerra mundial).

Mas afinal, qual é a sua posição quanto à capacidade real e reconhecida para que a FPO assuma a presidencia da COM-P na altura do Mundial da FONP ( a FPO desistiu dele, e a FOCIP não lhe é permitido nem chegar perto).

Penso também que é estratégico do ponto de vista deles (FONP) em não facilitar as participações à FOCIP, pois correm sérios riscos de verem os resultados da qualidade, e isso reflectia-se nos prémios.
É também estratégico, e confirma a minha suspeita anterior, a pressão sobre os criadores detentores dessas aves de qualidade, não lhes dando oportiúnidade de se manterem associados a clubes da FOCIP, mantendo a situação de exclusão forçada desta em relação à COM-P, e assim dos eventos internacionais que muito bem organiza, para evitar sucessos de criadores da FOCIP e transferi-los para criadores da FONP, mesmo que sejam os mesmos individuos como criadores, e as mesmas aves desde quye tenham as suas anilhas, a mim parece-me chantagem, não concorda.

Acha legitimo fazer-se isso, enquanto se diz represenntar a ornitologia nacional?

Cumprimentos e boas criações

Nuno
Pedro121

Nuno Cymbron Escreveu:Bem, o meu texto foi copiado para aqui porque resulta como penso que será fácil de perceber, de uma resposta que dei a um colega num outro forum, embora o titulo e corpo da mensagem fossem nitidamente outro e você desviou-se estrategicamente do assunto principal e centrou-se numa questão menor.

Pois, não percebi, de resto o titulo é a dimensão da FPO e a rotatividade, como acerca da rotatividade eu já coloquei aqui o meu ponto de vista varias vezes achei que não valia a pena repetir-me, preferi aproveitar a oportunidade para esclarecer qual é a 3ª federação em Portugal, e penso que concordaras comigo que continua a ser a FPO e não a FOCIP

Nuno Cymbron Escreveu: Pois bem, eu não conheço os clubes da FPO e suas dimensões, mas penso que mesmo par a FONP, uma federação que perca uma AAP e COV, depois de ter perdido, COR, Setubal, Almada e todos os clubes insulares (mais numa perspectiva global do que propriamente de dimensão) não terá mais interesse nem merecerá mais o respeito que tinha antes.
è verdade, mas por outro lado a FOCIP perdeu Setubal e se não tivese agora o apoio da AAP e do COV o que seria da FOCIP?
Nuno Cymbron Escreveu: (infelizmente, digo eu, mas está assim porque quer, pois prefere a FPO afastar quem pensa diferente do grande lider, mesmo que enfraqueça a instituição, não se pode é sacrificar o individuo, pois é a maior valia que tem, tudo o resto são perdas aceitáveis - com que custo????).
Sim, tudo bem a questão está bem posta, e é verdade mas isso é um problema que já vem de tras, e que sendo lamentavel existir, é algo que já se viu, quando os juizes que formam o nucleo duro da FOCIP na altura no CPJO apoiaram o Rui mesmo sabendo que isso iria causar a divisão do colegio...

Nuno Cymbron Escreveu: Mas afinal, qual é a sua posição quanto à capacidade real e reconhecida para que a FPO assuma a presidencia da COM-P na altura do Mundial da FONP ( a FPO desistiu dele, e a FOCIP não lhe é permitido nem chegar perto).
Depende se o Rui for para presidente da COM-P e tiver que sair da direção da FPO para esse efeito, eu acho essa uma solução muito interesante, já que resolve uma serie de problemas

Nuno Cymbron Escreveu: Penso também que é estratégico do ponto de vista deles (FONP) em não facilitar as participações à FOCIP, pois correm sérios riscos de verem os resultados da qualidade, e isso reflectia-se nos prémios.
Hummm, deves ver com mais cuidado os resultados do ultimo nacional e veres as moradas de alhguns dos participantes pode ser que tenhas uma supresa.
Diga-se que os resultados nos Mundiais e Internacionais tem sido muito bons, apesar da Focip não poder infelismente participar, mas os seu criadores? esses arranjam maneira

Nuno Cymbron Escreveu: Acha legitimo fazer-se isso, enquanto se diz represenntar a ornitologia nacional?

O Bloqueio pela FONP á Focip é hilariante, mas mais hilariante é a situação da Focip, que foi fundada por pessoas que defenderam o Boicote ao nacional da Povoa e depois a interdição ao nacional do Cartaxo, e agora que estão do outro lado da barricada...

Conclusão, eu não participei em 2002, 2003 e 2004 e pelos vistos não vou participar em 2008, sim porque a Focip como estava com o COR como o unico clube de grande dimensão era uma coisa, agora...por uma questão de consistencia provavelmente fico em casa, só é pena que o pessoal da FOCIP e da FONP tenham memorias curtas para algumas coisas e longas para outras

Mas de resto as coisas estão bem encaminhadas para a federação unica, a FONP só tem que aguentar a presão um pouco mais e esperar que os outros se vão abaixo, hummm, parece o futebol
Pedro Ramalho
Carlos Gião
Registado: sábado, 03/mai/2008, 20:12
Contacto: Sítio web

A dimensão das Federações em Portugal, é dificil de avaliar...um criador pode ser sócio dos mais variados clubes, estes pertencem a diferentes Federações que depois vão somar as suas "tropas", que muitas vezes também estão a ser somados no lado "oposto"... :o
O que é relevante verdadeiramente é o grau de motivação e realização de algumas pessoas, em clubes ou federações,que não existe noutras :cry:
Quanto à história das Federações...há várias ideias,mas para serem viáveis,teriam de ser aceites...e como a situação pública das federações é bastante desigual, quem mais trabalhou não vai abdicar...a favor dos que menos se empenharam e que iriam exigir...bastante!
Uma proposta era as Federações existentes (TODAS) terem acento na Com-p com voto proporcional à sua verdadeira representatividade, que poderia variar ao longo do tempo... :idea: Era útil em caso de recusa saberem-se as justificações públicas... :shock:
Obrigaria muita gente a recuar ou a arregaçar as mangas da camisa :)
Cps
Carlos Gião
Tudo tem o valor que lhe concedemos!
PaulojpFernandes
Site Admin
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07

8) Olá a todos,
Carlos Gião Escreveu:Uma proposta era as Federações existentes (TODAS) terem acento na Com-p com voto proporcional à sua verdadeira representatividade, que poderia variar ao longo do tempo... Era útil em caso de recusa saberem-se as justificações públicas...
Obrigaria muita gente a recuar ou a arregaçar as mangas da camisa
E estava lançada a primeira pedra para a tão desejada União da Ornitologia...que poderia muito bem passar por fortalecer a COM-P e dar-lhe novas asas, respeitando as regras já acordadas e caminhando em conjunto. :wink: http://federacaounica.avespt.com

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J

Carlos Gião Escreveu: Uma proposta era as Federações existentes (TODAS) terem acento na Com-p com voto proporcional à sua verdadeira representatividade, que poderia variar ao longo do tempo...
Certo, para mim essa era realmente a forma mais simples e eficaz de resolver varios dos entraves actualmente existentes
Pedro Ramalho
yorkshire
Registado: domingo, 13/abr/2008, 22:10

normalmente vão os homens ficam as instituições.
neste caso fica o homem morre a instituição.
isto é normal?
Bruno cardoso
Registado: sexta, 23/fev/2007, 00:11

Pois...mas "secallhar" quem menos fez/ faz, teima em exigir a mesma ou maior representatividade. Secalhar..claro..Estamos só no campo das hipóteses.
Por outro lado é perfeitamente compreensivel que quem trabalhou para conseguir algo não queira arriscar a perder esse trabalho...ou dividir a "empresa" em partes iguais. As cedencias têm que ser mutuas, é certo...mas o maior entrave parece-me vir de quem exige uma porçao do bolo igual ou maior... Bolo esse que foi feito por outros.

Uma coisa que reparo..são as criticas constantes à FONP e à FPO..em relaçao a isto e aquilo. Eu pergunto..porque nao pensaram nisso quando ainda estavam na FPO? Porque não mudaram ou expulsaram quem ou quê nao gostavam?? Será que optar por criar uma terceira federaçao era realmente a única opçao?? Talvez fosse o mais fácil...mas as vezes o fácil fica dificil. Jogar dentro de campo...talvez tivesse sido melhor opçao. Agora queixam-se dos erros da fpo...e da postura da fonp..Pois é. Não vou opinar sobre isso...que isto vai sempre parar as mesmas coisas e o assunto já está gasto. Mas acho que agora acho que é bem mais complicado fazerem valer as suas ideias. Agora inevitavelmente terão que ceder, senão a federaçao única ficara complicada de existir..porque nao estou a ver quem trabalhou para construir algo abdicar ou arriscar dividir o bolo em fatias iguais. Com o tempo e com provas dadas..penso que isso seja possivel.. Trabalhando e demonstrando e depois entao exigindo. Não estou a por em causa o valor ou seriedade de ninguem...mas se as coisas não acontecerem deste modo..acho dificil haver entendimento.

Defendo e acredito na federaçao única...para quando?? Isso nao é o mais importante pra mim...importante é que as coisas sejam bem feitas e que se salvaguardem futuros erros.

Cumpmts.
Carlos Gião
Registado: sábado, 03/mai/2008, 20:12

A minha ideia, de centrar o debate na Com-P,tem como objectivo desdramatizar o problema federativo, e das relações pessoais,tornar esta instituição verdadeiramente democrática e representativa dos criadores portugueses.
Obrigaria aqueles que já têm trabalho feito a manterem pelo menos o nível, e os outros tinham de melhorar, com benefícios para todos.
Porque neste "clima" cada vez seremos menos,e cada vez mais os mesmos, onde nem nos "ódios" inovamos :oops:
Cps
Carlos Gião
Tudo tem o valor que lhe concedemos!
AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26

Federações

Bruno,

Não faço ideia do tamanho real de qualquer uma das federações, pois como já foi dito existem criadores que são sócios das 3, e como tal ou são contabilizados pelas 3 ou então, só perguntando em qual querem estar/contar. Não me parece muito prático. Aliás seria importante determinar o número exacto de criadores que existem.

Mas quanto às "exigências" de fatias iguais, vejo que não estás muito bem informado do que se passa e passou. A única exigência que existe é que todas tenham presença na COM-P (aliás que para mim seria a única federação, mas enfim). Tirando isso existiram/existem muitas exigências, começando com os 10 clubes, 1000 criadores como "minimos olimpicos", passando pela "igualdade" de preços de venda de anilhas, etc.
E vê lá de onde vêm a maioria dessas exigências? Cedências têm que existir dos dois lados, obviamente. Dá-me tu um exemplo que te pareça ser cedência feita pela FONP, FPO e FOCIP neste processo?

Já aqui disse que quando nas federações cada clube tem um voto (seja membro à 10 anos ou 1 mês, tenho 1000 sócios ou 100), se o sistema é esse então porque deveria ser diferente em relação à federações/Com-P? Atenção que eu não estou a dizer que concordo com o sistema, mas se é o que temos...
É que por essa ordem de ideias, então o voto dos meus avós para as legislativas também tem que valor mais do que o meu, pois contribuiram mais para o pais! Ou então indexamos o valor do voto ao IRS de cada um?

Gião, bem-vindo!

Um abraço,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Pedro121

Re: Federações

AvilandiaPT Escreveu:Bruno,

Não faço ideia do tamanho real de qualquer uma das federações, pois como já foi dito existem criadores que são sócios das 3, e como tal ou são contabilizados pelas 3 ou então, só perguntando em qual querem estar/contar. Não me parece muito prático. Aliás seria importante determinar o número exacto de criadores que existem.
Na maior parte das vezes as melhores soluções são as mais simples, neste caso a melhor solução para saber quantos criadores federados existem, é unificar os tres sistemas de stam num único, para evitar que os criadores "percam" o seu stam actual, numa 1ª fase criava-se um stam único para as 3 federações e aplicava-se aos novos criadores e ao criadores que voluntariamente aderissem, numa segunda fase atribuía-se o stam aos restantes criadores
Pedro Ramalho
sergio costa
Registado: domingo, 25/nov/2007, 14:03

Carlos Gião Escreveu:A minha ideia, de centrar o debate na Com-P,tem como objectivo desdramatizar o problema federativo, e das relações pessoais,tornar esta instituição verdadeiramente democrática e representativa dos criadores portugueses.
Obrigaria aqueles que já têm trabalho feito a manterem pelo menos o nível, e os outros tinham de melhorar, com benefícios para todos.
Porque neste "clima" cada vez seremos menos,e cada vez mais os mesmos, onde nem nos "ódios" inovamos :oops:
Cps
Carlos Gião
Ora ai esta sou da mesma opiniao mas isto sao assuntos tao simples de resolver que as pessoas gostam de complicar.

Nao percam os proximos episodios porque nos tambem nao.

comprimentos a todos
Pedro121

Re: Federações

AvilandiaPT Escreveu: Já aqui disse que quando nas federações cada clube tem um voto (seja membro à 10 anos ou 1 mês, tenho 1000 sócios ou 100), se o sistema é esse então porque deveria ser diferente em relação à federações/Com-P? Atenção que eu não estou a dizer que concordo com o sistema, mas se é o que temos...
è o que temos, mas está provado que o sistema que temos pode ser melhorado, existem varias coisas que podemos melhorar e que não são particularmente polémicas e outras que o são, esta é uma delas mas se conseguirmos resolve-la a contento da maioria seria importante, eu pessoalmente tinha a opinião que o sistema correcto era 1 clube um voto, hoje já não penso assim, porque vai contra os princípios mais básicos da democracia representativa, é verdade que protege os pequenos clubes, mas é potencialmente lesivo á maioria dos criadores, e como o que tem que ser protegido são estes e não os clubes..
Pedro Ramalho
PaulojpFernandes
Site Admin
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07

8) Olá a todos,

Também partilho da mesma opinião que o Pedro e o Ricardo, sobre o tema da representatividade...nunca aqui disse o contrario...só que deve ter regras...(porque no tempo do salazar até os mortos votavam e contavam para os referendos)

Só que temos todos de arrumar primeiro as nossas casas antes de exigir em casa alheia...ou seja não podemos exigir esse principio de representatividade numa determinada federação se no nosso clube não a praticamos...e depois não sei se deveria contar os sócios todos (os que já morreram inclusivé) ou só os que participam na vida desportiva dos clubes (os sócios que pedem anilhas por exemplo e o tipo de trabalho realizado pelos clubes)...é um caso que devia de merecer estudo de quem de direito...

Sem duvida que defendo um stam unico, pois devem de reparar que considero os meus stam como regionais...

Pois são, ou deviam de ser simples de se resolver os assuntos Sergio, mas as pessoas gostam de dificultar, por causa de incompatibilidades e vaidades pessoais...

E depois pensam todos, que são os donos da razão...que os outros é que estão errados e eles sempre certos...já pararam para pensar um pouco e ver se por acaso existe culpas de parte a parte e mesmo razão de parte a parte, e com dialogo e sensatez com uma boa dose de BOM SENSO, se chegaria a um bom porto ???

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J

Voltar para “Clubes e Exposições / Notícias / Legislação e CITES / Ornitologia, Avicultura, Ornitofilia”