Analisando as descendências que tenho vindo a obter nos últimos anos, surgiram-me algumas "ideias" curiosas...
1 - A idade dos progenitores influenciará de alguma modo a percentagem de descendentes machos e fêmeas, no casos dos Diamantes Mandarins?
2 - Com o avançar da idade dos progenitores, estes poderão transmitir caracteristicas genéticas, que não transmitam quando são mais jovens?
3 - Um cruzamento de um macho Dorso Claro (filho de um macho Pastel Dorso Claro) cruzado com uma fêmea Diluída, poderá gerar filhos, Pasteis? Sendo a mutação Pastel uma mutação dominante, o macho Dorso Claro nunca será portador de Pastel, correcto?
1) Na minha opinião, e atendendo a experiências que tenho feito, bem como a conhecimentos de outras espécies, poderá ser reconhecida uma certa forma de os animais influênciarem o sexo dos descendentes, até por uma questão básica de sobrevivência das espécies.
Assim, e tendo em conta que nas aves, são as fêmeas que determinam geneticamente o sexo das crias (XY), a forma de influência poderá ser do foro fisiológico, ou seja, da sua maturação fisica e sexual, pois em determindas situações (que não conheço) a vantagem poderá ser dos óvulos (X) e em outras dos (Y), que ainda podem ter a haver com a alimentação da femea.
Por isso de diz que fêmeas mais velhas com machos novos, dão mais fêmeas, e vice-versa, mas normalmente estas conclusões não se baseiam em suficientes constatações, nem os casais são devidamente controlados, por isso não têm fundamento estatístico, mas que se acredita empricamente que assim é, de facto é verdade.
2) com o avançar da idade, poderá haver lugar a alguma alteração dos casais, e por isso aparecerem crias com características diferentes, a pesar de se ter substituído uma fêmea cinza dorso claro, por outra cinza dorso claro, mas a 2º poderá ser portadora de peito laranja, e se o macho também o fôr passam a aaparecer crias peito laranja, que no 1º casal não apareciam.
3) No seguimento da situação acima descrita, poderão aparecer pasteis, se a fêmea diluída fôr uma pastel (até porque poderá ser filha do pastel dorso claro original. Caso não seja esse o caso, poderá ainda haver a hipótese de o macho dorso claro, ser efectivamente pastel, mas de fraca qualidade que não se note a diluição, e nos filhos essas características tenham vindo melhoradas, mas pessoalmente aposto mais na 1ª.