Página 1 de 2

longfeather

Enviado: quinta, 19/mar/2009, 21:01
por mcamedjay
Ora boas, estava eu aqui a peskisar pela net, sobre mutações de agapornis, a usar a calcoladora genética, para aprender melhor sobre a mutação violeta, e ver qual a diferença entre verde violeta (ainda não sei bem), tenho estado a tentar ver fotos pela net, e quando chego a conclusão que seria akilo, vem uma outra coisa que me baralha ainda, enfim. E com isto, encontrei uma coisa curiosa, tava a ver os nomes das mutações no site mutavi, onde o Dirk se entretém, e reparei que o longfeather, que o modo como é transmitido à sua descendência, é por ser recessivo. :shock: , como é que pode ser? o que eu pensava era que tinha a ver com os factores de selecção artificial que os criadores foram seleccionando com os anos até obter esta ave de maior porte, então fui confirmar ao livro do Dirk, e no livro confirma o que eu pensava, diz que é multifactorial.

Sendo assim como é que ficamos?? o livro já foi editado a algum tempo, na net, está sempre em constante actualização, e tendo em conta o site que é, a informação é minimamente fidedigna :roll:
podem ver aqui http://www.mutavi.info/index.php?ref=symbols (é de 2005, o livro não sei quando é que foi editado, mas se não me engano tb foi em 2005)
já agora um outro site que tb diz o mesmo
http://www.california-fischer-lovebirds ... netics.htm (se bem que este é de 2006 se não em engano)

E já agora, dizem que longfeather grandes (especialemente fêmeas gigantes) têm dificuldades em pôr ovos, ou então metem poucos, e com baixa taxa de fertilidade, nisso concordo, agora nos ovos, a minha está a fazer uma excepção :roll: , já vai nos 13 ovos (1ª postura dela, ela é de 2008), e espero que tenha terminado a postura por aqui, pk começo a ficar preocupado com ela, e já lhes retirei os 7 primeiros ovos, vamos lá a ver

Re: longfeather

Enviado: sexta, 20/mar/2009, 10:29
por Pedro121
mcamedjay Escreveu: E com isto, encontrei uma coisa curiosa, tava a ver os nomes das mutações no site mutavi, onde o Dirk se entretém, e reparei que o longfeather, que o modo como é transmitido à sua descendência, é por ser recessivo. :shock: , como é que pode ser? o que eu pensava era que tinha a ver com os factores de selecção artificial que os criadores foram seleccionando com os anos até obter esta ave de maior porte, então fui confirmar ao livro do Dirk, e no livro confirma o que eu pensava, diz que é multifactorial.
Boas

è fácil de explicar, uma coisa é a raça de roseicollie chamada de Longfeather que é efectivamente multifactorial, já que as suas características são controladas por diferentes alelos, outra coisa é uma das características dessa raça que é o long feathering (rsrsrsrs) ou seja o alelo que causa o aumento da pena e APENAS o aumento da pena e que é efectivamente recessivo.

Diga-se que não existe razão alguma para que sendo um Long uma raça multifactorial não ter todas as características controladas por alelos recessivos.

Enviado: sexta, 20/mar/2009, 13:08
por Luis Grencho
Boas.
Em relação aos Longs efectivamente e normalmente as posturas não "costumam" ser muito grandes, mas não quer dizer que tambem não as façam eu tenho fêmeas que colocam normalmente 5/6 ovos mas a maioria 4/5 e que vão baixando com a idade mais rapidamente que as aves normais, quanto maiores as aves normalmente maior as dificuldades não tanto com o numero de ovos mas com a sua consistência fraca e tamanho variado (alguns ovos finos e deformados) e mais problemas a nivel de fertilidade.
Quanto a sua proveniência genética o Pedro já falou (e bem) "multifactorial" na forma e aspecto da ave e como as suas caracteristicas foram desenvolvidas e recessiva em relação ao (longfethering) aumento do tamanho e estrutura das penas pois estas aves produzem aves basicamente em 3 tipos de aves fracas/médias/grandes tendo tudo a ver com essa mesma estrutura das penas que lhe confere esses 3 tipos de "aspecto exterior" da mesma forma que são precisos 2 aves que portem um gene recessivo para as suas crias apresentem essa mutação a caracteristica "longfeather" tem de estar em ambas as aves do casal para ela se manter.

Enviado: sexta, 20/mar/2009, 23:49
por mcamedjay
Olá, muito obrigado pelas respostas, já as tive a ler e claro sobre o que disserram tem a sua lógica, ficando assim já esclarecido. fiquem bem

Enviado: segunda, 11/mai/2009, 01:40
por mcamedjay
Ora boas, aqui vai fotos de longfeather, descendência de Jacqueline Hannes, filhos da fêmea que referi anteriormente, com uma data de ovos, de 7 galados, sairam 4, desses 4 morreram um lutino no primeiro dia de vida, e outro morreu 3 semanas depois, ficando apenas estes 2, as primeiras duas fotos são do mais velho, como podem ver ele tem um vermelho mais intenso, a última foto é do mais novo, e o vermelho já não é tão intenso, já tão quase a sair do ninho, pelo menos é o k a fêmea quer :lol: , já começou a depená-los, e já está dilatada na zona da cloaca, sinal que vêm mais ovos.
Aqui deixo as fotos
Imagem
Imagem
Imagem

Enviado: segunda, 11/mai/2009, 10:30
por Tiago Neves
Boas;

Parabéns pelos teus long´s, tens ai uns belos matulões.
Mais para a frente volta a colocar fotos deles já mais crescidotes. :wink:

Enviado: segunda, 11/mai/2009, 10:37
por Pedro121
Boas

Bem, pelo menos mascaras tem eles... :D

Enviado: segunda, 11/mai/2009, 10:47
por Tiago Neves
mcamedjay Escreveu:aqui vai fotos de longfeather, descendência de Jacqueline Hannes
Boas;

Uma curiosidade foste lá fora directamente a Jacqueline Hannes compra-los?
Ou compras-te a um importador/revendedor bem nosso conhecido? :)

Enviado: segunda, 11/mai/2009, 15:38
por Luis Grencho
Boas.
Parabéns, estão bonitos esses Longs, por acaso tambem ontem estive a tirar fotos a duas crias minhas um verde grandão que está bonito, está é um pouco depenado da mãe, e tenho um opalino não tão grande mas com uma mascara completamente vermelha até as costas, maior e muito mais intensa que muitos adultos, tenho mais alguns mas ainda estão pequenos 10/15 dias, vamos ver quando estiverem grandes.

Enviado: segunda, 11/mai/2009, 22:33
por mcamedjay
Olá, obrigado pelos comentários

Sim, foram trazidos pelos nosso bem conhecido importador/revendedor

Vamos lá a ver como se vão desenvolver, pena o lutino não ter aguentado

Agora neste momento tenho uma fêmea canela da mesma casa, com um portador de opalino, apenas 3 ovos, mas cheios, vamos lá a ver as surpresas

Enviado: segunda, 11/mai/2009, 23:26
por pedro376h
boas,
parabéns pelas crias... e depois queremos ver as fotos dessa passarada toda :wink:

Enviado: terça, 12/mai/2009, 09:29
por Pedro121
Tiago Neves Escreveu:Uma curiosidade foste lá fora directamente a Jacqueline Hannes compra-los?
Boas

Eu tenho estado um pouco afastado da cena de exposições, por isso que é exactamente a jacqueline Hannes?

Enviado: terça, 12/mai/2009, 10:30
por mcamedjay
Recordas-te que no masterclass se falou numa senhora que consegue criar pullarius? É essa senhora, que tb cria longfeathers de boa qualidade

Enviado: terça, 12/mai/2009, 11:07
por Pedro121
mcamedjay Escreveu:Recordas-te que no masterclass se falou numa senhora que consegue criar pullarius? É essa senhora, que tb cria longfeathers de boa qualidade
Ahhhhhhh, ok, ok, certo, como nunca tinha ouvido falar dela em termos de exposições não estava a associar, mas ela só concorre na BVA? Não vai ao mundial pois não?

Enviado: terça, 12/mai/2009, 12:55
por mcamedjay
Bem se eu não me engano, ela não concorre a nada, penso que por medo de ser roubada, não tem site, apenas existe uma referência dela na net, de um senhor que fala dela a dizer que consegue criar pullarius e mostra a fotos de alguns, mais nada :lol: