Boas...
Parece que as coisas estão bem encaminhadas e que a sugestão está a ser bem acolhida pela comunidade! Fico feliz por isso!
Julgo que o pessoal que está disposto a colaborar e que tem conhecimentos para tal, poderá começar a realização das fichas e eventualmente realizar a sua publicação aqui no fórum, onde poderiam ser lidas pela restante comunidade e conforme sugestões consideradas válidas pelos mais experientes, ia-se afinando a coisa... Deste modo esses tópicos até podiam ficar como inamovíveis no inicio de cada secção, sendo também uma mais valia para o fórum!
Acho também importante discutir-se o standard da ficha, ou seja, os tópicos a abordar. Essa discussão poderia ter inicio neste tópico. Uma vez que não tenho experiência nenhuma nas aves, dou o meu contributo através da sugestão de tópicos a abordar.
Assim "de repente", julgo serem relevantes os seguintes:
- Classificação (Nome cientifico, Família a que pertence, zona de origem, etc...);
- Descrição (Elementos que descrevam a ave, tais como tamanhos, cores e mutações conhecidas, eventualmente poderia entrar neste ponto a questão do dimorfismo sexual, ou inexistência do mesmo, entre outros elementos que ajudem à identificação visual da espécie);
- Manutenção (Aspectos físicos da manutenção, tais como, dimensões mínimas da gaiola/viveiro, casais ou colónia ou ainda se apenas se juntam na época de reprodução, se em colónia se comunitário ou móno-espécie, temperaturas aconselhadas, etc...);
- Alimentação (Especificidades da alimentação de cada espécie, tais como, sementes a evitar, sementes obrigatórias, requisitos alimentares obrigatórios em aves mais "complexas" de manter, etc...);
- Reprodução (De que forma se realiza a reprodução da espécie, requisitos da ave, tipo de matérias primas a fornecer para a construção do ninho, se o macho intervém no processo ou não, duração da gestação, época de reprodução, quantidades de ovos, quantidade de posturas aconselhadas, se existe uso de amas, etc...);