Boas...
Parece que as coisas estão bem encaminhadas e que a sugestão está a ser bem acolhida pela comunidade! Fico feliz por isso!
Julgo que o pessoal que está disposto a colaborar e que tem conhecimentos para tal, poderá começar a realização das fichas e eventualmente realizar a sua publicação aqui no fórum, onde poderiam ser lidas pela restante comunidade e conforme sugestões consideradas válidas pelos mais experientes, ia-se afinando a coisa... Deste modo esses tópicos até podiam ficar como inamovíveis no inicio de cada secção, sendo também uma mais valia para o fórum!
Acho também importante discutir-se o standard da ficha, ou seja, os tópicos a abordar. Essa discussão poderia ter inicio neste tópico. Uma vez que não tenho experiência nenhuma nas aves, dou o meu contributo através da sugestão de tópicos a abordar.
Assim "de repente", julgo serem relevantes os seguintes:
- Classificação (Nome cientifico, Família a que pertence, zona de origem, etc...);
- Descrição (Elementos que descrevam a ave, tais como tamanhos, cores e mutações conhecidas, eventualmente poderia entrar neste ponto a questão do dimorfismo sexual, ou inexistência do mesmo, entre outros elementos que ajudem à identificação visual da espécie);
- Manutenção (Aspectos físicos da manutenção, tais como, dimensões mínimas da gaiola/viveiro, casais ou colónia ou ainda se apenas se juntam na época de reprodução, se em colónia se comunitário ou móno-espécie, temperaturas aconselhadas, etc...);
- Alimentação (Especificidades da alimentação de cada espécie, tais como, sementes a evitar, sementes obrigatórias, requisitos alimentares obrigatórios em aves mais "complexas" de manter, etc...);
- Reprodução (De que forma se realiza a reprodução da espécie, requisitos da ave, tipo de matérias primas a fornecer para a construção do ninho, se o macho intervém no processo ou não, duração da gestação, época de reprodução, quantidades de ovos, quantidade de posturas aconselhadas, se existe uso de amas, etc...);
- Comportamento da espécie, se agressivo, passivo, etc;
- Links para vídeos que ilustrem o canto, ou outros elementos relevantes;
- É também conveniente que a ficha seja acompanhada de fotos e também referenciar qualquer bibliografia utilizada na elaboração da ficha. Poderá ser também interessante referenciar livros ou outros elementos importantes no conhecimento da espécie em causa, permitindo deste modo que quem lê e tem interesse em pesquisar mais, possa de imediato saber onde procurar mais informação fidedigna.
Deixo aqui uma pequena base para se começar a trabalhar! É a minha modesta e possível contribuição!
Peguem nos "etc" com que terminei cada um dos pontos e sugiram elementos relevantes.
Com os melhores cumprimentos,
Bruno Silva.