Boas sou um iniciante neste mundo das aves e como está exposto no título, tenho algumas dúvidas na distinção de espécies nomeadamente das ROSEICOLLIS; PERSONATAS; FICHERS e NIGRIGENIS. Não percebo qual é a diferença entre estas aves, será que alguém me poderia ajudar na distinção? para mim parecem quase todos iguais
Bem não se pode generalizar a esplicação sobre a diferença destas aves pois existe uma cor ou outra que é muito dificil de distinguir fisher e perso.
Roseicollis- Os únicos destes 4 que não tem aureola a volta do olho.
Personatas- Os que se encontram com mais frequencia costumam ter um "carapuço" na cabeça geralmente preto, mas pode ter outras cores como o castanho.
Negrigenis- O mais pequeno deste grupo de 4, e apresenta um "babete" preto ou castanho por baixo do bico, na maioria das mutações.
Fisher- Costuma ter uma cor na cara e outra na parte de tras da cabeça. Ou então tem a cabeça até ao pescoço toda da mesma cor.
Existem ainda os hibridos mas esses e mais dificil de explicar devido as diferentes cores que podem tomar.
E ver fotos das diferentes aves e tomar por si as diferenças.