flyb0y
Mensagens: 30
Registado: terça, 04/mai/2010, 00:01

Armazenamento de ovos

Boa Noite Pessoal
Gostaria de saber, por quanto tempo é possivel guardar ovos e quais as condições a que devem ser guardados.
tragopan
***
Mensagens: 180
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Localização: Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Re: Armazenamento de ovos

Boas

Os princípios básicos que devemos ter para armazenar ovos para incubação são essencialmente em primeiro escolher ovos em bom estado geral (sem defeitos), limpos de impurezas (fezes), depois guardar-los em local fresco sem muitas mudanças de temperatura nem humidade, fazer viragens periódicas (eu pessoalmente viro-os 2 vezes por dia). Depois há teorias quanto à forma como os guardar ( de bico para baixo ou deitados) no meu caso guardo-os deitados e com bons resultados mas há outras opiniões.
Após estas regras básicas de maneio geral podemos entrar em pormenores mais específicos em relação ás espécies das quais vamos armazenar os respectivos ovos.
Em minha opinião devemos prolongar ou diminuir o período de armazenamento de acordo com o tipo de postura que as aves têm em estado selvagem (para caso de espécies selvagens) assim se uma determinada espécie tem posturas de 1 ou 2 ovos após o qual entra em incubação devemos manter o mínimo possível os ovos em armazenagem, 4 a 5 dias no máximo após os quais devemos por a incubar.
Em espécies que as posturas são relativamente grandes ou que o intervalo entre ovos é grande 2 ou 3 dias podemos guardar os ovos durante 8 a 15 dias sem problema se bem que como limite, eu uso o limite de 8 dias.
cump.

Voltar para “Canários (geral)”