Avatar do Utilizador
gabriel 27
Mensagens: 40
Registado: quarta, 06/nov/2013, 22:54

80% de humidade influencia a criação dos goulds?

Boa noite
Tenho 3 casais de diamantes gould e 5 de bengalins,tenho um casal que na primeira postura pôs 4 ovos dos 4 1 galado.Ao verificar os ovos vejo que a cria estava morta nao totalemente desenvolvida.Já me disseram que era humidade à mais,salmonelas,ou resfriamento dos ovos.tenho ultimamente80% de humidade mas disseram me mas val ter que nao ter humidade.E asneira minha tambem de ir verificar os ovos todos s dias ou quase.Queria uma opiniao vossa.
Agradeço desde já
Cumps Gabriel silva
Gustavo Figueiredo
****
Mensagens: 416
Registado: sexta, 06/nov/2009, 18:44
Localização: Lisboa

Re: 80% de humidade influencia a criaçao ds goulds?

Pois, mexer todos os daias no ninho, a toda á hora faz com que as quebras de temperatura sejam mais frequentes.
Na minha opinião, deveria evitar estar tanto de volta das aves, isto causa insegurança no calsa e faz com que se levantem do choco ao minimo som estranho.
Normalmente, eu, nos meus, vejo ao 7º dia para confirmar quantos ovos estão galados e depois ao 20º dia quando já nasceram todas as crias, que deveriam ter nascido.
Em relação á humidade, mais do que isso pode originar a formação de bolores e fungos que mais tarde podem causar problemas nas aves. Não acredito que a mortandade nos ovos possa ser de humidade a mais.
Avatar do Utilizador
gabriel 27
Mensagens: 40
Registado: quarta, 06/nov/2013, 22:54

Re: 80% de humidade influencia a criaçao ds goulds?

Obrigado sr Gustavo pela sua resposta
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: 80% de humidade influencia a criação dos goulds?

Humidade a mais penso que também possa sufocar a cria dentro do ovo, não sei é se 80% faz isso...
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
gabriel 27
Mensagens: 40
Registado: quarta, 06/nov/2013, 22:54

Re: 80% de humidade influencia a criação dos goulds?

Isto é o que queria saber,uns dizem que sim outros dizem que nao...uns dizem que é salmonellas... :?
Avatar do Utilizador
joao_z
***
Mensagens: 209
Registado: quarta, 02/set/2009, 21:47
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Re: 80% de humidade influencia a criação dos goulds?

Olá,

A humidade é um pau de dois bicos, se tiveres pouca as crias não nascem (precisas recorrer a banheiras para que as aves possam tomar banho e humedecer os ovos) se tiveres muita pode começar a aparecer problemas como salmonelas, coccideoses...
A humidade deve rondar os 60 a 70%, 80% é um pouco elevado mas nada que não se consiga controlar com um desumidificador.
Se a criar estiver totalmente desenvolvida e morta no ovo pode ser bem salmonelas se estava meio desenvolvida pode ter sido devido a abandono do ninho estavam a ser chocados directo? ou pelas amas?
Cumprimentos,
João Z. Ferreira
STAM - 673G
http://zfinches.blogspot.pt/
Avatar do Utilizador
gabriel 27
Mensagens: 40
Registado: quarta, 06/nov/2013, 22:54

Re: 80% de humidade influencia a criação dos goulds?

Boa noite
A cria estava meia desenvolvida,e os ovos estavam debaixo dos bengalins,só que a partir do 6 dia verificava os ovos todos os dias,acontece que no 8 dia eles estavam escuros olhando para eles normalemente sem lanterna e ums dias depois só estava um e foi o unico que estava galado.ninguem teve crias com estes valores de humidade?
Gustavo Figueiredo
****
Mensagens: 416
Registado: sexta, 06/nov/2009, 18:44
Localização: Lisboa

Re: 80% de humidade influencia a criação dos goulds?

Pois, verificar os ovos todos os dias, pode causar a morte do embrião.
Obriga a que o casal se levante do choco constantemente e se insistir nesse comportamento, os bengalins vão demorar cada vez mais tempo a ir para o ninho, fazendo com que estes arrefeçam durante um periodo maior de tempo.
Na minha opinião, o seu problema não é a humidade mas sim o comportamento que está a ter com as aves.
Humidades elevadas não criam salmonelas nos ovos, pois a mesma é estanque apenas permitindo algumas trocas gasosas. Para um embrião morrer com excesso de humidade este teria que estar submerso em agua durante longos periodos. Se tiver valores de humidade muito baixo, corre o risco de secar os fluidos dentro do mesmo.
Se as crias morreram de salmonelas, estas só podem ter sido transmitidas plos pais.
Mais uma vez , na minha opinião, 80% de humidade está muito bom, apenas terá que controlar a limpeza as instalações para evitar bolores e outros fungos.
Avatar do Utilizador
joao_z
***
Mensagens: 209
Registado: quarta, 02/set/2009, 21:47
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Re: 80% de humidade influencia a criação dos goulds?

Olá,

Gustavo o que disseste está correcto as salmonelas são transmitidas pelos pais, valores muito altos de humidade e temperaturas amenas são um meio ideal para o aparecimento de microorganismos patogénicos, fungos e bactérias, que se desenvolvem-se fácil e rapidamente, é só fazer uma pesquisa rápida sobre o assunto vais ver que os valores ideias de humidade rondam os 50 a 70% (para mim entre os 60% e os 70% é o ideal) caso contrário as crias terão dificuldades em eclodir e podem mesmo não chegar a nascer.

Gabriel não deves mexer todos os dias nos ninhos pior ainda se andas sempre a mexer nos ovos com as mão!! Deves colocar os ovos nas amas ou deixar nos casais e verificar 7 dias após o fim da postura se estiverem cheios só tens de esperar até que nasçam de outra forma não vais ter sucesso nas criações
Cumprimentos,
João Z. Ferreira
STAM - 673G
http://zfinches.blogspot.pt/
Avatar do Utilizador
gabriel 27
Mensagens: 40
Registado: quarta, 06/nov/2013, 22:54

Re: 80% de humidade influencia a criação dos goulds?

Obrigado pelos seus conselho que vou seguir à risca
Cumprimentos Gabriel silva

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”