Avatar do Utilizador
Antonio Ferrao
***
Mensagens: 230
Registado: sábado, 14/out/2006, 23:11
Localização: Almada
Contacto: Sítio web

Yellow(intensos)

Olá

Gostaria da participação de todos neste assunto:

Vantagens ou inconvenientes na utilização de intensos no nosso Plantel.

digam da vossa justiça, assim tudos podemos alargar os nossos
conhecimentos.


cumprimentos

Antonio Ferrao
http://br.groups.yahoo.com/group/CriadoresGloster/
Bruno cardoso
***
Mensagens: 115
Registado: sexta, 23/fev/2007, 00:11

Re: Yellow(intensos)

De forma resumida:
A principal vantagem de usar intensos é concerteza a de evitar que os glosters fiquem excessivamente nevados e percam qualidade de plumagem, brilho ou até mesmo fiquem susceptiveis ao aparecimento de quistos.

A grande desvantagem é que os intensos, por terem a pena mais apertada, têm consequentemente um menor volume, quando comparados com glosters nevados.As coroas ficam tambem mais apertadas e consequentemente mais pequenas, o que poderá ser uma desvantagem senão for essa a intenção do criador.

Contudo um intenso é particularmente atractivo pela sua plumagem extremamente colorida e brilhante e são glosters normalmente mt apreciados, contudo sou da opinião que no "confronto" com nevados, ficam sempre um pouco aquem, no se refere as caracteristicas do gloster, em si. Aliás por isso mesmo os intensos concorrem numa classe à parte e o "best" de uma exposição Igba, raramente ou mesmo nunca, é um intenso.
Os intensos têm obviamente lugar e interesse num plantel, sendo que não devemos "abusar" no seu uso, pois como tudo na vida os excessos pagam-se caro...lol E a verdade é que o seu uso excessivo, poderá levar a retrocessos qualitativos, num plantel, no que se refere às caracteristicas standard do gloster. Continuo a achar que imprescindiveis e sem efeitos secundarios só mesmo os glosters verdes, se forem de facto de qualidade, evidentemente; sendo que por norma é mais facil arranjar verdes de qualidade que outtros "tipos" de gloster.
Só para terminar: os intensos são de facto uma mais valia, num plantel, se bem utilizados, mas importa ponderar bem o seu uso, cruzamentos a fazer etc Alias essa ponderação é valida não só pra os intensos mas para canelas, brancos, amarelos etc Não é assim tão trivial o seu uso, para que a qualidade do plantel se mantenha. Mas chamo tambem atenção que nao basta um gloster ser verde para que por isso mesmo tenha qualidade, devemos ter sempre em atenção a sua qualidade fenotipa e genotipa, sendo que um cruzamento de verde com verde, se estes forem de facto de qualidade (fen e gen) não envolve quaiquer riscos, ao passo que quando saimos do verde, o raciocino não é tao simples e o tipo e a variablidade dos cruzamentos aumenta claramente, daí a necessidade, ainda maior, de sermos ponderados.


Um abraço

Bruno Cardoso
Avatar do Utilizador
Antonio Ferrao
***
Mensagens: 230
Registado: sábado, 14/out/2006, 23:11
Localização: Almada
Contacto: Sítio web

intensos

Ola

Depois de 2 meses que coloquei este post tive uma resposta, com tantas visitas e ilustres criadores de porte e talvez de gloster?

cumprimentos.
Avatar do Utilizador
Antonio Ferrao
***
Mensagens: 230
Registado: sábado, 14/out/2006, 23:11
Localização: Almada
Contacto: Sítio web

Intensos

Ola

Bem me queria parecer que o post aqui colocado não estava direcionado aos criadores deste forum, pois esqueci-me que nos concuros so utilizam coronas e consort,
cumprimentos

Voltar para “Canários de Porte”