Joao Rodrigues
Mensagens: 14
Registado: quinta, 16/jun/2016, 00:57

Gaiola para Caturras, com 1.70 x 2.0 x 0.90 m [dúvidas]

Olá a todos os membros deste fórum.
Estou para começar um projecto com caturras mas a minha experiência é zero. Nunca tive aves em casa vai ser a 1a vez e por isso estou aqui a solicitar a vossa ajuda. Estou prestes a acabar a minha gaiola mas precisamente sábado vai ficar pronta.

Apos está breve apresentação vamos às dúvidas.

Como referido em cima estou para começar um projecto para ter caturras. A minha 1a pergunta seria quantos casais ou quantas caturras poderei eu ter na minha gaiola. Sendo as medidas 1.70m de comprimento por 2.0m de altura por 0.90m largura (estas medidas foi para aproveitar tudo ao máximo).
A gaiola vai ser para todos um espaço comum como já li por aí vou fazer uma colónia.

Caso esteja a infringir alguma regra do fórum avisem.
Desde já obrigado pela atenção de todos.

João Rodrigues
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Gaiola

VIva e bem vindo,

Com essas medidas e se o objetivo for criar, colocava no máximo 2 casais com ninhos nas extremidades.

Cmpts
Joao Rodrigues
Mensagens: 14
Registado: quinta, 16/jun/2016, 00:57

Re: Gaiola

Eu também estava a pensar em por 2.
Mas pelo que li por aí vi que ter 2 casais não é muito recomendado por causa dos casais dominantes. Será um problema?
E com as crias e 2 casais quantas e aconselhável ter na gaiola no total?

Muito obrigado pela ajuda
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Gaiola para Caturras, com 1.70 x 2.0 x 0.90 m [dúvidas]

Eu crio as minhas caturras em viveiros e por norma corre tudo bem, mas há machos que são muito possessivos com os ninhos e não ficam satisfeitos só com um e como esse macho é demasiado dominante os outros casais não conseguem criar. O que faço nesses casos é tirar o casal problemático por um tempo, deixar os outros à vontade, criar e tal e depois quando insiro o casal problemático de novo os outros como já estão mais que habituados aos seus ninhos já não permitem que o macho que antes era dominante os expulse. Nas caturras o problema está sempre no macho, mas o máximo que acontece é expulsarem um macho, nunca brigam a sério, são aves muito dóceis nesse aspecto. Se tiver 2 casais e os inserir ao mesmo tempo e depois quando colocar ninhos colocar 3 ou 4 bem distanciados, à partida não há problema.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Joao Rodrigues
Mensagens: 14
Registado: quinta, 16/jun/2016, 00:57

Re: Gaiola para Caturras, com 1.70 x 2.0 x 0.90 m [dúvidas]

Depois de explorar melhor o fórum cheguei a conclusão que é melhor separar os casais para reprodução dos outros.
Então fui novamente meter as mãos na massa e fiz uma outra gaiola apenas para casais.
As medidas que utilizei para cada gaiola foram 0.8m de comprimento 0.8m de largura e 1.0m de altura e vou colocar os ninhos exteriores.
A rede que usei foi malha de 19mmX19mm.
As gaiolas são para estar no exterior

Agora as questão

1. Estas medidas são suficientes para a criação de caturras?

2. A malha usada e suficiente contra outros bichos (tipo ratos apesar se achar que eles não andam onde estão as gaiolas) ?

3. Quantas caturras e aconselhável ter no meu viveiro sem os casais lá?

Desde já obrigado.
Aguardo respostas

João Rodrigues
Iniciante
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Gaiola para Caturras, com 1.70 x 2.0 x 0.90 m [dúvidas]

1 - Na minha opinião o comprimento é muito pouco, devia ser 1m, no mínimo.
2 - A rede serve bem.
3 - No viveiro, umas 8-10 aves.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Joao Rodrigues
Mensagens: 14
Registado: quinta, 16/jun/2016, 00:57

Re: Gaiola para Caturras, com 1.70 x 2.0 x 0.90 m [dúvidas]

Obrigado pela ajuda

Voltar para “Bricolage e Projectos, Gaiolas, Ninhos, Materiais e Acessórios”