armando neves
Mensagens: 8
Registado: domingo, 27/dez/2009, 19:27

STRESS

Boas

Já me falaram da possibilidade das aves sofrerem de stress. Gostaria que da experiencia dos Companheiros, fossem
deixadas algumas pistas no sentido de encontrar algumas soluções para este problema. Igualmente seria interessante
saber que causas levam as aves a ficarem com stress e quais os sintomas apresentados pelos "bichos".
Obrigado
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: STRESS

Boas

As aves como todos os seres vivos sofrem de varias formas de stress, agora até que ponto isso é preocupante depende da especie e da situação.
Pedro Ramalho
armando neves
Mensagens: 8
Registado: domingo, 27/dez/2009, 19:27

Re: STRESS

Boas
Em relação ao stress das aves, no meu caso em concreto, sou levado a concluir que é do que se trata, pelo seguinte:
Trata-se de uma Caturra que foi criada à mão e que me foi oferecida. Ora acontece que a ave não pára de se catar de tal forma que chega a ser aflitivo a forma como desesparadamente se coça. Inicialmente cheguei a pensar que seria algum tipo de parasita, já apliquei todos os produtos para o efeito, mudo comida, água e limpeza diariamente. Mas o problema continua. Já não sei o que fazer para terminar com o sofrimento que isto deve causar ao "bicho". Peço que, quem poder, me dê algumas pistas, por favor.
Obrigado.
Avatar do Utilizador
Dvicente
***
Mensagens: 62
Registado: sábado, 26/dez/2009, 10:21
Localização: Peroviseu-Covilha
Contacto: Sítio web

Re: STRESS

Será que não sera pela sua caturra se sentir sozinha? é criada a mão ,tem a junta com outra com outra caturra? normalmente um animal criado a mão preciza mais atenção dos seus donos já que ela foi ensinada assim, voce tem lhe dado essa atenção? Tenho lido que quando as aves criadas a mão se sentem sozinhas podem ter comportamentos estranhos.
Cumprimentos,
Daniel Vicente

Meu pequeno blog dobre psitacideos -> http://avesdovicente.blogspot.com/
armando neves
Mensagens: 8
Registado: domingo, 27/dez/2009, 19:27

Re: STRESS

Boa noite Daniel Vicente

Provavelmente o comportamento da minha Caturra se deve ao facto de ter sido criada à mão. Agora está só na gaiola. E
passa o dia praticamente sem ver ninguém. Embora já não esteja a perder tantas penas, ainda se cata muito. Já coloquei um pequeno espelho na gaiola, pelo menos vê o seu reflexo e pode pensar que tem companhia. Mas não sei o que fazer mais. Será que vai ter sempre este comportamento? Já agora: Será que uma Caturra se dá bem na mesma gaiola com um Piriquito?
Agradeço alguma ajuda.
Avatar do Utilizador
Dvicente
***
Mensagens: 62
Registado: sábado, 26/dez/2009, 10:21
Localização: Peroviseu-Covilha
Contacto: Sítio web

Re: STRESS

Quanto a juntá-los nao aconselho muito, provavelmente pode ser mesmo de estar sozinho, falta de companhia e de brincadeira.
Pode tambem haver por ai qualquer piolhito, o melhor e fazer uma limpeza (desparatezição) ao exterior da caturra, existe uma especie de um pó que aquilo e baratito cerca de 2€ da lhe uma borrifadela bem pelo corpo, a repetir no fim de 8 dias e ela fica muito melhor.
No que eu poder e souber sempre as ordens.
Cumprimentos,
Daniel Vicente

Meu pequeno blog dobre psitacideos -> http://avesdovicente.blogspot.com/
armando neves
Mensagens: 8
Registado: domingo, 27/dez/2009, 19:27

Re: STRESS

Obrigado Daniel, são sempre opiniões e experiencias que ajudam. Assim podem contribuir para o bem estar das nossas aves.

Bem haja

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”