Paulo Cardoso
Mensagens: 2
Registado: quarta, 26/mar/2008, 12:57
Localização: Ovar

Ring-Necks não alimentam os filhos

Boa tarde,,

É a primeira vês que publica alguma coisa no fórum, ainda não domino bem esta secção,peço desculpa se estou a publicar no local errado
Tenho um casal de ring-necks, macho Lutino X Fêmea Albina, ambos de 4 anos…e estou com um grande problema, em conseguir que eles alimentem os filhos.
Ano passado fizeram duas posturas de 4 ovos, nasceram 4 da primeira e 3 da segunda mas assim que nasciam morriam, pois não eram alimentados pelos pais, apesar de terem todo o tipo de alimentação necessária, pensei que seria por ser a primeira vez que estavam a criar e era falta de experiencia, mas este ano, na primeira postura de 5 ovos, nasceram 5 crias, mas o cenário repetiu-se, o casal voltou a não alimentar os filhos e morreram os 5 .
Agora já tem nova postura de 4 ovos e todos cheios, provavelmente vão nascer os 4.
A Minha pergunta é… alias duas perguntas…
O que é que eu faço para eles alimentarem os filhos?
Tenho uma fêmea ring-neck azul que esta só, mas esta no choco com 3 ovos(não galados), será que se eu colocar la os ovos desse casal a fêmea sozinha cria os filhos?
Pedia a quem me poder ajudar, que me responda o mais rápido possível, pois só falta 5 dias para nascerem.
Muito obrigado…..
Paulo Cardoso
birds4us
Mensagens: 38
Registado: sábado, 29/jan/2011, 19:34
Contacto: Sítio web

Re: Ring-Necks não alimentam os filhos

Boa tarde.

Em relação à 1ª pergunta:

Não há muito a fazer. Pode ser simplesmente inexperiência do casal que poderá melhorar com o tempo e com os erros ou também poderá ser um casal que faz boas posturas e bom choco mas que simplesmente não são bons na criação das crias.

Em relação à 2ª pergunta:

Tem 3 opções:
- ou deixa nascer as crias e arrisca que se repita o problema mas talvez ajude a que o casal vá ganhando mais experiência
- ou não arrisca e mal as crias nasçam retira-as para criar à mão
- ou se confiar na fêmea azul troque os ovos e coloque os do casal na fêmea azul. Não tenha receio por a fêmea estar sozinha. Consegue perfeitamente sozinha alimentar as crias.

A minha sugestão: retirava 3 ovos para a azul e colocava os 3 da azul para a albina e via o comportamento do casal em relação à cria que nascer. Se necessário criar a cria à mão.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos
birds4us

http://birds4us.webnode.pt
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Re: Ring-Necks não alimentam os filhos

Boas,

Pois pode ser que eles não os alimentem, mas também pode ser que as crias deste casal saiam com problemas genéticos. Lutino vs Albina não é propriamente um acasalamento aconselhado. Pode também ter problemas de parasitas que matem as aves após a nascença.
O melhor mesmo é meter na fêmea Azul, se bem que ela vai ter de "dar ao pedal" sozinha, o que não será fácil. Por norma, nas primeiras semanas o macho alimenta a fêmea que por sua vez alimenta as crias. No entanto, depende da forma como a fêmea gere a postura. Há fêmeas que nunca ferram no choco e controlam bem a temperatura ausentando-se com frequência do ninho e há fêmeas que se mantêm no choco todo o tempo, saindo somente para receberem alimento do macho. A performance dessa fêmea azul dependerá da forma dela se comportar durante a postura.

Boa Sorte,

Ricardo Mendão Silva
Imagem

Voltar para “PSITACÍDEOS”