lopodelgado
Registado: terça, 06/nov/2007, 12:49
Contacto: Sítio web

Guia Prático do Criador e Expositor Online

ola a todos , gostava de lançar um desafio ao sr Jose Veiga e a todos os que participam neste forum .
ando com esta ideia à algum tempo na cabeça mas só hoje a resolvi colocar aqui a discussao.
a origem da mesma resume se essencialmente à minha grande dificuldade em olhar para um passaro e nao conseguir saber a que classe pertence , pelas cores e caracteristicas .
o que eu gostava que fosse criado aqui no avespt era o manual tecnico do criador ou algo assim parecido , um local onde os criadores assim como eu, que ainda sao uns maçaricos, pudessem saber mais das aves que criam em casa e assim nao ter medo de as levar para as exposiçoes que por todo o país se realizam .
em suma, um manual ilustrado com fotos das aves das mais diversas mutaçoes , a que classe pertencem as mesmas e outras informaçoes relevantes ;nomeadamente onde ganham e perdem pontos , as suas caracteristicas em relaçao à plumagem ,o que devem ou nao ter , e todos aqueles pormenores que marcam as diferenças nos julgamentos das aves .

é uma ideia claro ,carece da opiniao de todos os que frequentam este forum .

ficando à vossa consideraçao .

com os melhores cumprimentos .
Mário Delgado
:roll:
acasinhadosexoticos.blogspot.com
Rodrigues76
Registado: domingo, 30/dez/2007, 18:23

Subscrevo inteiramente esta ideia...

cumprimentos
Sérgio Rodrigues, Sócio do Clube Ornitológico de Peniche e STAM (FONP) PT799P
Criador de Canário Negro Intensivo/Nevado Vermelho, Castanho Intensivo/Nevado Vermelho, Feo Intensivo/Nevado Vermelho, Castanho Opala Intensivos/Nevado Vermelho.
AvesPT
Site Admin
Registado: terça, 19/set/2006, 16:28
Contacto: Sítio web Facebook

Boa noite a todos!

Excelente ideia! Também me agrada e como sempre estou disponível para facultar as bases de apoio a esse desafio! Além do mais é sempre uma mais valia tanto para o AVESPT como para quem o visita à procura destas informações. É também uma ideia que há muito tenho guardada no pensamento, mas como sempre o tempo vai passando, a disponibilidade é reduzida, etc.

Passando à prática...
Bem, esta é a parte em que todos podem (e devem) colaborar!

- É importante definir quais serão os destinatários deste guia: iniciados, experientes, mais experientes, etc.

- Sugiro que participem criadores das mais variadas espécies de aves

- Conforme a experiência de cada um e também baseado em informações que se vêm nos livros, manuais e guias de aves, é necessário estabelecer uma base de elementos a constar na ficha de cada espécie, como referiu o Mário Delgado (ex: nome comum, nome científico, descrição, origem, informações sobre pontuações, etc.)

- Em cada ficha de espécie, podem ainda ser colocados links para sites de criadores dessa espécie, com prioridade para os nacionais!

Uma das grandes vantagens de um Guia deste género em relação às edições em papel, é poder estar sempre actualizado!

Continuem então com as sugestões, mais ideias...

Cumprimentos a todos,

José Veiga
lopodelgado
Registado: terça, 06/nov/2007, 12:49

bom dia a todos .
bem, parece me que esta nao tera sido a melhor altura para este post ,anda toda a gente ocupada com a realizaçao das suas exposiçoes ,ou entao eu sou dos poucos criadores de exoticos em Portugal com esta dificuldade ,de qualquer forma nao queria deixar que este projeto morresse na praia como normalmente se diz. queria tambem deixar uma nota de agradecimento ao sr Jose Veiga pela sua disponibilidade .
mesmo sem comentarios dos principais interessados ,penso que este guia seria uma grande mais valia para todo e qualquer criador de aves.

com os melhores cumprimentos

Mário Delgado
xef
Site Admin
Registado: quinta, 19/out/2006, 23:29

Boas,

Parece-me uma boa ideia esta de se juntar toda essa informação de forma organizada num unico lugar.

Penso que um fórum não é o formato mais apropriado para este tipo de informação. Porque não criar uma wiki para o avespt onde se poderia fazer isso e muito mais?

Fica a sugestão :)
Rodrigues76
Registado: domingo, 30/dez/2007, 18:23

Ora mais uma excelente idéia, sem dúvida, "Enciclopédia Avespt" seria extraordinário.
Sérgio Rodrigues, Sócio do Clube Ornitológico de Peniche e STAM (FONP) PT799P
Criador de Canário Negro Intensivo/Nevado Vermelho, Castanho Intensivo/Nevado Vermelho, Feo Intensivo/Nevado Vermelho, Castanho Opala Intensivos/Nevado Vermelho.
dx
Registado: terça, 09/out/2007, 02:44

Boas,

Wiki-criador de aves seria bastante útil, sem duvida!

Já agora coitados dos maçaricos (aves) até são giros :D

Cumprimentos.
http://bicocurvo.blogspot.com
"A informática chegou para resolver problemas, que antes não existiam."

Voltar para “Diversos / Off-Topic”