renato faria cardoso
***
Mensagens: 74
Registado: segunda, 13/abr/2009, 11:25
Localização: Trofa - covelas

desparasitar

boas caros amigos,

eu gostaria de saber opinioes se faz favor de remedios desparezitantes para dar as aves antes do acasalamento. E tambem se alguem antes de os por a criar da alguma coisa em especial, tipo, um dia da um remedio, outro dia da outro...

obrigado,

abraços :lol:
João Samuel
*****
Mensagens: 860
Registado: quarta, 29/abr/2009, 01:03
Localização: Estarreja
Contacto: Sítio web

podes usar despazaritante ai de 6 em 6 meses e é usado num dia, e passados oito dias... por exemplo se desses hoje davas dia 9 outra vez e depois daqui a seis meses.
outras coisas que se devem dar é vitaminas... deves dar no dia a seguir à desparazitação, e depois podes dar duas vezes por semana.
Quanto a marcas, uso neste momento o totiverme (desparazitante) e as vitaminas não me lembro... mas é qualquer coisa relacionado com vitaminas B... mas há também boas da verselle-laga.
cumprs
e espero ter ajudado.
Samuel
http://avesdosamuel.blogspot.com --> Visitem (novas fotos e informações)
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Olá,

Pessoalmente, todos os anos dou Tabernil desparasitante interino. Contudo, li algures acerca do Topet Ovo, que segundo parece é mesmo muito bom.

Quanto a restantes suplementos antes das criações, apenas dou AD3E.
Imagem
renato faria cardoso
***
Mensagens: 74
Registado: segunda, 13/abr/2009, 11:25
Localização: Trofa - covelas

boas,

obrigado a todos pelas dicas, mas mesmo assim estou indecisso...porque nao sei qual eide comprar. È que eu crio aves ja á 3 anos e maio e nao tenho concegido grandes resultados. so houve um ano que tirei 25 goulds so com um casal. Por isso este ano queria saber um bom desparezitante e como proceder. Tou a dizer isto porque ja vi uma pessoa que aos canarios antes de criar punha x dias a dar um remedio, x dias a dar outro, x dias a dar agualimpa, e so depois é que ponha a cria.....

obrigado, abraços,
renato...
João Samuel
*****
Mensagens: 860
Registado: quarta, 29/abr/2009, 01:03
Localização: Estarreja
Contacto: Sítio web

esse "remédio" pode ser o tabernil... tal como foi dito acima, e é usado 5 dias seguidos com renovação todos os dias com o tratamento (tabernil) (isto começa-se cerca de 20 dias antes da época de criação) e depois 10 dias seguidos com água limpa.
este tratamento estimula a criação e a fertilidade dos ovos...

outro remédio a juntar a este não estou a ver o que seja...

mas aconselho o uso de desparazitante, por exemplo totiverme (que já expliquei o uso em cima...)
de vitaminas, por exemplo chemi-vit (muito completo)
e para melhores resultados na criação (pelo menos em quantidade) o tabernil.

cumprs
mais alguma coisa é só dizer...
Samuel
http://avesdosamuel.blogspot.com --> Visitem (novas fotos e informações)
roicordas
***
Mensagens: 163
Registado: segunda, 16/out/2006, 17:03
Localização: Águeda / Coimbra
Contacto: Sítio web

Como desparasitante uso Totiverme e não tenho razao de queixa. Existem varios produtos de preparação, cada um com o seu modo de aplicaçao, é comprar um, o que achar melhor e administrar
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Hoje comprei o tope ovo. Vamos ver se também me dou bem com isto.
Imagem
João Samuel
*****
Mensagens: 860
Registado: quarta, 29/abr/2009, 01:03
Localização: Estarreja
Contacto: Sítio web

isso é para desparazitar os ovos?? eheh, pelo nome parece...
cumprs
Samuel
http://avesdosamuel.blogspot.com --> Visitem (novas fotos e informações)
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Epá por acaso não. :) É um produto recente que tem recebido boas criticas por parte de muitos criadores. É um pouco caro, mas segundo consta vale a pena. Em principio para a semana vou testá-lo.
Imagem
Avatar do Utilizador
cblampreia
****
Mensagens: 494
Registado: domingo, 15/out/2006, 23:12
Localização: Loulé
Contacto: Sítio web

Re: desparasitar

Bom dia.

Decidi recuperar este tópico porque este fim-de-semana visitei um criador e quanto estávamos a trocar experìências ele dizia-me que era contra a forma como a maior parte dos criadores desparasita as aves, muitos de nós faz o tratamento umas 2 ou 3 semanas antes de meter as aves a criar e segundo ele isso é totalmente errado. Porque as aves depois de desparasitadas ficam bastante fragilizadas, principalmente os intestinos e aparelho reprodutor que ficam atrofiados e se vamos meter as aves a criar vamos provocar um esforço tremendo e muitas vezes aparecem ovos atravessados, ovos de casca mole entre outros problemas.

Gostava de saber se alguêm tem opinião semelhante e sendo assim qual é o período ideal para desparasitar as nossas aves? Ou seja, quanto tempo antes da reprodução devemos fazer o tratamento?

Gostaria ainda referir que o dito criador funcionava da seguinte forma, um dia fazia uma limpeza geral às instalações e tabuleiros das gaiolas, depois um veterinário retirava uma amostra de fezes de cada gaiola para analisar. No fim enviava um relatório com o problema de cada gaiola e os respectivos medicamentos para o tratamento, medicamentos esses que eram especificos para o problema de cada gaiola, evitando assim utilizar produtos de largo espectro. Sinceramente acho que este é um óptimo sistema, no fim acabámos por poupar em medicamentos e na saúde das nossas aves. E o que ele paga por ano ao veterinário pelos serviços não assim tanto quanto isso, diria mesmo que é bastante em conta.
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Re: desparasitar

Nesse caso é uma boa solução, para quem tem um veterinário em conta na zona e que ainda por cima perceba disso.

Contudo, considerando a alternativa mais viável, não vejo qual o problema dos desparasitantes de largo espectro. No meu caso desparasito após a muda, depois das aves estarem repostas, repetindo o processo 3 semanas depois e 6 meses depois. Nunca tive problemas de aves a morrer no ninho por parasitas. No entanto tudo depende de espécie para espécie, de mutação para mutação e da higiene que se tem nos viveiros.
Imagem

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”