RicardoBarros
Mensagens: 15
Registado: quarta, 28/jul/2010, 10:13

Alimentaçao mandarins e bengalins

Eu aos meus mandarins e bengalins dou uma mistura de uma marca portuguesa.
Só que eu acho pobre, 1kg de mistura é composto por:
Painço 63.5 %
Biscoitos 2.5%
Niger 3.2%
Milho alvo 19%
Alpista 11.8%

Eu antes usava verse laga para exoticos só que na loja como vendia pouco dessa mistura agora só tem as outras misturas da verselaga.
Vende essencialmente para criadores de canarios e pombas mas tem outra mistura para exoticos africanos posso dar dessa?
Aos bengalins posso dar 30% de alpista e 70% de milho paiço e milho japones?
Pedro D.
***
Mensagens: 119
Registado: segunda, 03/nov/2008, 02:25

Re: Alimentaçao mandarins e bengalins

DEVIDO A PULHAS QUE ATENTAM CONTRA O MEU BOM NOME APAGO TODAS AS MENSAGENS DESTE TÓPICO.
Última edição por Pedro D. em terça, 03/ago/2010, 13:17, editado 1 vez no total.
bruno silva
***
Mensagens: 166
Registado: segunda, 28/set/2009, 15:58
Contacto: Sítio web

Re: Alimentaçao mandarins e bengalins

os mandarins e os bengalins,pela experiencia que tenho adaptam-se bem a mistura para piriquitos,ja tenho os tenho criado assim,sem papas e tratamentos,e aguentam-se muito bem ate em viveiros exteriores.Se lhes quiser dar algo melhor,a pet-cup profissional e muito boa,e chega a ser metade do preço da verselle-laga
NFF
***
Mensagens: 174
Registado: domingo, 18/jul/2010, 17:08

Re: Alimentaçao mandarins e bengalins

Boa tarde
Eu tenho alguns exóticos num viveiro e um casal de canários.
O que eu faço quanto à alimentação é o seguinte compro 1 kg de alpista, mistura periquitos, cánarios, exóticos e misturo e depois dou sempre papa, grit, fruta e uma mistura de sementes tipo goluseimas.
De vez em quando dou o complexo B na agua.
Nem sei bem se é o correcto ou não, mas é o que faço.
As aves assim podem escolher qual o tipo de sementes comer e que necessitam.
Mas tou a ver que terei que comprar uma mistura de "marca" :(
1 abraço
joaofontanelas
****
Mensagens: 256
Registado: sábado, 07/nov/2009, 17:44

Re: Alimentaçao mandarins e bengalins

Boas NFF , não sei se isto que te vou dizer te ajuda em alguma coisa ,mas!!! pensa comigo, todas as misturas comercializadas hoje em dia e eu digo hoje em dia ,derivado a grande ascensão e constante evolução dos estudiosos da materia ,a saber ( melhor alimentação das aves )as misturas de hoje teem muito estudo e muitas experiencia , para que as aves sejam melhor alimentadas e estraguem o menos possivel, por isso há mistura para piriquitos para exoticos em geral para canarios psitacideos de pequeno , medio e grande porte isto tudo para te dizer o seguinte cada criador ou amante das aves é um em singular fará o que bem entender não vale a pena andarmos a inventar se tens um viveiro comunitario deves por as misturas sim ,mas em comedores separados quem quizer vai onde mais gostar assim não estragas tanto penso eu olha ainda continua a haver muitos segredos na alimentação ,mas olha cada vez são menos acho que começa a haver uma grande consciencialização dos criadores ,de partilha de saberes acho eu ,este forum tem dado muitas provas disso abraço a todos
joaofontanelas
****
Mensagens: 256
Registado: sábado, 07/nov/2009, 17:44

Re: Alimentaçao mandarins e bengalins

Ups faltou um ponto muito enteressante e muito importante, falas das guloseimas cuidado , muito cuidado, vê se essas goluseimas que compras não são puro veneno, as vezes, não estou a dizer que é o caso mas as supostas guloseimas são apenas um conjunto de sementes com cores bonitas mas que na realidade são sementes muito gordas que atacam o figado quando consumidas em demasia desculpa esta minha conversa uma vez um amigo meu chamou -me para me mostrar as (sementes da saude) que tinha comprado depois mostrou-me as (sementes para o canto) depois as (goluseimas )tinham duas coisas em comum todas estas 3 misturas erão completo veneno, só sementes pretas colzas muito nabo, muita semilha que agora chamam niger, etc etc depois expliquei lhe que era tudo a mesma coisa ficou encrédulo esse meu amigo ,cuidado com as guloseimas olha amigo ninguem gosta de ver as suas aves com o abdomen inchado pelo que significa o figado atacado e depois não há colina que resulte tudo de bom
NFF
***
Mensagens: 174
Registado: domingo, 18/jul/2010, 17:08

Re: Alimentaçao mandarins e bengalins

Ora aí está mais uma questão...ja vou dosear as tais sementes...
Aquelas que tenho chama-se acho eu tonicum insectos ou alguma coisa parecida da versele lag.
Mas olhe em relação à papa "amarela" não ha problema? posso dar à vontade todos os dias?
1abraço
RicardoBarros
Mensagens: 15
Registado: quarta, 28/jul/2010, 10:13

Re: Alimentaçao mandarins e bengalins

OS furistas que disseram que davam mistura de periquitos descordo completamente!!
Eu estou a criar mandarins e bengalins para exposiçao por isso tento dar uma mistura apropriada para eles.
Em relaçao á papa depende da altura, mas nesta altura(muda) dou papa fortificante e insectivora da orniex todos os dias.
para cada 1kg de papa fortificante misturo 300g de papa insectivora

Cumps
bruno silva
***
Mensagens: 166
Registado: segunda, 28/set/2009, 15:58
Contacto: Sítio web

Re: Alimentaçao mandarins e bengalins

ok,se e para exposiçao,talvez necessitem de algo diferente.Agora e assim,continuo a dizer que os mandarins e os bengalins ficam bem com mistura de periquitos.Tenho na boa 200 passaros entre fauna europeia e exoticos:tirando os mais sensiveis,os javas,mandrins,bengalins,pintas,numa voadeira comem a mesma mistura e estao ca para ser vistos.Inclusive,sou do tempo aque ia a feira e comprava caudas de vinagre,capuchinhos,tentilhoes,tudo na mesma gaiola,mistura para canarios e para piriquitos,e eram mais robustos que hoje
RicardoBarros
Mensagens: 15
Registado: quarta, 28/jul/2010, 10:13

Re: Alimentaçao mandarins e bengalins

Desculpe amigo nao posso concordar em nada consigo.
Quantidade nao é qualidade.
E prefiro ter duas especies e poucas aves, mas aves de qualidade e saber muito dessas especies do que ter 20 especies e nao saber tanto de cada uma.
Mas nao tenho nada contra os seus metodos e o que interessa é gostar das aves

Voltar para “Alimentação e Nutrição”